Rowland supera Da Costa e põe Nissan na ponta do TL2 em Nova York. Massa é 9º

O segundo treino livre para o eP de Nova York decisivo da temporada voltou a ter na liderança um piloto que não briga pelo título. Mas foi por pouco, porque Oliver Rowland superou António Félix da Costa com o cronômetro zerado e terminou com a ponta. Felipe Massa e Lucas Di Grassi foram, respectivamente, nono e 16º

Sem grandes acidentes e com muito tráfego, o segundo treino livre para o eP de Nova York da Fórmula E, na quente manhã deste sábado (13) no Brooklyn, terminou com outro piloto fora do escopo de candidatos ao título na dianteira. Oliver Rowland surgiu com uma volta rápida com o cronômetro zerado e superou António Félix da Costa para colocar a Nissan na liderança.

A segunda sessão foi bastante tranquila e nem teve tantas variações de líderes assim, uma vez que o happy hour foi um festival de tráfego. Da Costa pulara para frente com cerca de sete minutos para o fim, mas Rowland esperou o número de carros na pista diminuir para fazer a volta veloz 1min09s695. 
 
Atrás de Da Costa, Sébastien Buemi ficou com a terceira colocação e Alexander Sims foi o quarto: duas Nissan e duas BMW nas quatro primeiras colocações. Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Jérôme D'Ambrosio, Felipe Massa e Mitch Evans fecharam o top-10.
 
O líder do campeonato, Jean-Éric Vergne, ficou com a 17ª colocação, uma atrás de Lucas Di Grassi. Daniel Abt foi 14º, enquanto André Lotterer ficou com a 20ª posição.

Veja todos os horários do fim de semana da Fórmula E em Nova York.

Oliver Rowland avalia a pista com a equipe (Foto: Nissan)

Confira como foi o TL2:

Assim como no final do primeiro treino livre, a segunda sessão começou com muito tráfego na estreita pista de Nova York. E com muito calor, 36°C no Brooklyn para a segunda sessão da manhã. 
 
Jean-Éric Vergne se preocupou em logo colocar o nome dele no topo da tabela, algo que não durou muito: Jérôme D'Ambrosio e Lucas Di Grassi pularam para a dianteira ainda nos minutos iniciais. António Félix da Costa passou por lá e chegou à metade da sessão com 1min10s5 na ponta. 
 
Enquanto ainda conheciam a pista, as travadas de roda para contornar as curvas continuavam. Sam Bird e Mitch Evans, por exemplo, relaram no muro com a lateral do bólido. Aliás, logo depois disso Evans pulou para a ponta, mas ainda com volta alta.
 
Apesar da exploração dos limites da pista, a primeira rodada do fim de semana foi de Robin Frijns, quando saiu na área de escape mais longa da pista. Apenas para retornar mais rapidamente para o traçado e seguir o treino.
Robin Frijns (Foto: Virgin)

Com pouco mais de seis minutos para o fim, começaram a pintar as voltas em ritmo de classificação. Da Costa logo cravou 1min09s778 e viu as voltas de Alexander Sims e Sébastien Buemi pararem atrás dele. Felipe Massa também cravou um giro rápido, mas sem o ritmo de 250 kw de potência despejada. Melhor que Vergne, que vinha para tentar a ponta e não conseguiu contornar a curva 13, ficou travado e voltou aos boxes.

 
A única volta mais rápida que a do português apareceria com o cronômetro zerado e a pista mais vazia: Oliver Rowland cravou 1min09s695, volta mais rápida do dia até agora, e ficou com a dianteira. 

FE, eP de Nova York, TL2:

1 O ROWLAND Nissan 1:09.695  
2 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:09.778 +0.083
3 S BUEMI Nissan 1:09.836 +0.141
4 A SIMS BMW 1:09.899 +0.204
5 R FRIJNS Virgin Audi 1:10.083 +0.388
6 P WEHRLEIN Mahindra 1:10.149 +0.454
7 S BIRD Virgin Audi 1:10.198 +0.503
8 J D'AMBROSIO Mahindra 1:10.284 +0.589
9 F MASSA Venturi 1:10.460 +0.765
10 M EVANS Jaguar 1:10.510 +0.815
11 E MORTARA Venturi 1:10.619 +0.924
12 T DILLMANN NIO 1:10.683 +0.988
13 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:10.737 +1.042
14 D ABT Audi 1:10.817 +1.122
15 G PAFFETT HWA Venturi 1:10.867 +1.172
16 L DI GRASSI Audi 1:11.014 +1.319
17 J.E VERGNE DS Techeetah 1:11.230 +1.535
18 M GÜNTHER Dragon Penske 1:11.269 +1.574
19 O TURVEY NIO 1:11.409 +1.714
20 A LOTTERER DS Techeetah 1:11.445 +1.750
21 S VANDOORNE HWA Venturi 1:11.468 +1.773
22 A LYNN Jaguar 1:11.792 +2.097

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube