Bird admite que corrida de 2023 ensinou forma de passar Evans em SP: “Posição perfeita”

Em resposta ao GRANDE PRÊMIO, Sam Bird admitiu que lembrou da defesa de Mitch Evans sobre Nick Cassidy no eP de São Paulo de 2023 e tentou movimento diferente para passar o ex-companheiro

Vencedor do eP de São Paulo da Fórmula E no último fim de semana, Sam Bird admitiu que a experiência na emocionante última volta da etapa de 2023 trouxe ensinamentos que foram vitais para conquistar o primeiro lugar em 2024. O inglês ultrapassou Mitch Evans na penúltima curva, mesmo local em que o neozelandês precisou regenerar energia no ano passado. Se Nick Cassidy não conseguiu atacar na última temporada, Bird partiu para cima e fez o movimento.

Questionado pelo GRANDE PRÊMIO na última terça-feira (19) se teria estudado o movimento de Evans no ano anterior, Bird explicou que tinha uma posição privilegiada para assistir à tentativa de Cassidy naquela curva. Como Mitch fez o mesmo movimento por dentro este ano, o inglês tentou uma tática diferente de Nick e conseguiu passar.

“No ano passado, eu estava na posição perfeita para ver o que Nick [Cassidy] tentou fazer com Mitch [Evans]”, disse Bird ao GP. “E o que Nick não conseguiu fazer foi dar um overlap [se sobrepor, se colocar em vantagem no espaço] em Mitch. Neste ano, com a forma que ele estava perdendo ritmo no fim, consegui fazer isso para me colocar na melhor posição possível quando chegamos à curva”, explicou.

Bird explicou que, ao contrário de Cassidy no ano passado, tentou chegar à penúltima curva do traçado com o carro à frente de Evans. Aproveitando a perda de energia do rival na reta após o viaduto, Sam colocou de lado e não deu chances de defesa ao ex-companheiro de Jaguar.

Ultrapassagem de Bird sobre Evans na última volta foi a mais espetacular do ano (Foto: Fórmula E)

“No ano passado, Mitch conseguiu manter a linha por dentro, e Nick não tentou se sobrepor a ele. Na verdade, Nick tentou se manter por fora, e eu quase consegui dar um X nele. Assim, quase consegui ficar em segundo”, detalhou.

“Eu lembrei disso, e tentei garantir que meu carro estaria o máximo possível à frente dele no momento que virasse à esquerda na curva”, completou.

A próxima etapa da Fórmula E acontece entre os dias 29 e 30 de março, com a tão aguardada estreia da categoria em Tóquio. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista da temporada AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A ultrapassagem espetacular de Bird sobre Evans em São Paulo (Vídeo: Fórmula E)

Assista à corrida completa do eP de São Paulo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.