Sem ameaças, Buemi abre na ponta em Paris e vence pela quinta vez na temporada. Di Grassi bate duas vezes

O eP de Paris deste sábado (20) apresentou uma realidade bastante inconveniente para Lucas Di Grassi e qualquer um que torça para Sébastien Buemi não repetir o título da F-E. O suíço largou e conduziu como quem sabia que iria vencer se não errasse. Assim foi. Mais 25 pontos enquanto o único rival na disputa pelo caneco teve uma corrida desastrosa. Buemi, em volta da morada final de Napoleão Bonaparte, mostrou quem é o imperador da F-E

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ainda restam seis corridas em três etapas na temporada 2016/17 da F-E, mas Sébastien Buemi começa a reforçar o ponto de exclamação que é o caminho para o bicampeonato. Perca um pouco de vista as etapas que não correrá para olhar o campeonato que está disputando: a vitória deste sábado (20), em Paris, foi a quinta em seis corridas. Buemi conquista mais 28 pontos no fim de semana contra nenhum de Lucas Di Grassi e abre um caminho fundamental para ser campeão mesmo com as faltas em Nova York.

Di Grassi classificou mal, largou ainda pior, bateu com António Félix da Costa, foi punido por fazer o pit-stop em ainda menos tempo que o necessário e voltou à pista para bater mais uma vez. A pancada com Félix da Costa terá seu desenrolar. O piloto da Audi ABT tentou colocar o carro à frente, mas foi AFC não largou o páreo. Os dois bateram, claro. Lucas foi aos boxes tentando um milagre que até pareceu acontecer. Di Grassi chegou a ser o oitavo colocado, mas recebeu a punição pela troca de carros mais ligeira que permitido. Um drive-through que tirou as chances de top-10. Restou, então, tentar a volta mais rápida. Só que Sam Bird resolveu voar com o mesmo objetivo. E Lucas, perseguidor da marca do rival da DS Virgin, bateu.

A briga de gato e rato que a F-E pintava não existe mais, ao menos por enquanto. Di Grassi se vê um caminhão de pontos atrás.

 
A batida de Jean-Éric Vergne – que conquistava tranquilos 18 pontos – após uma quebra na Techeetah, acabou colocando José María López na segunda colocação. E Nick Heidfeld, pela segunda corrida seguida, sobe ao pódio. Felix Rosenqvist, Nicolas Prost e Robin Frijns acompanharam, quarto, quinto e sexto, em boas corridas especialmente para os pilotos da Mahindra e da Andretti. 

Nelsinho Piquet pouco apareceu, não largou muito bem, mas foi se recuperando ao longo da prova. Com as falhas de Esteban Gutiérrez e da Techeetah, foi o sétimo. O estreante Tom Dillmann, que substitui Maro Engel, foi o oitavo colocado. Mitch Evans levou a Jaguar a mais dois pontos, enquanto Stéphane Sarrazin fechou a zona de pontos. Sam Bird foi apenas o 16º colocado, mas ficou com o ponto solitário do dono da melhor volta.

Sébastien Buemi (Foto:F-E)
Com 132 pontos contra os mesmos 89 do rival, Buemi tem agora 43 pontos de frente. É uma distância monumental para ostentar e se sentir confortável. A F-E segue com a tríade final de rodadas duplas. Primeiro, Berlim, nos dias 10 e 11 de junho.

Confira como foi o eP de Paris:

 
Dado os muitos problemas vistos durante o dia no contorno da curva um, a primeira grande surpresa da etapa parisiense do campeonato de bólidos elétricos foi ver uma largada limpa. Não houve toques, embora as mudanças e tentativas tenham acontecido. Jean-Éric Vergne tentou ir para cima de Sébastien Buemi mesmo com o líder do campeonato se adiantando. Não deu certo para o francês, mas valeu a tentativa.

Com a punição de dez posições dada a Oliver Turvey por vontade uma troca de motor após a classificação, Esteban Gutiérrez herdou o quinto posto, mas logo ficou para trás em relação a Nick Heidfeld e Felix Rosenqvist. E lá mais atrás era Lucas Di Grassi quem caía ainda mais – para o estreante Tom Dillmann e António Félix da Costa. Enquanto isso, o FanBoost era entregue a Di Grassi, Buemi e Daniel Abt.

 
Na frente, Buemi abria e Vergne e José María López brigava um pouco atrás. Gutiérrez iniciava um trenzinho, claramente num ritmo abaixo dos rivais próximos. Pela 15ª colocação, Di Grassi tentava encontrar uma forma de passar Félix da Costa. Quando conseguiu colocar parte do carro à frente, o português não quis vender barato. Os dois se encontrara, pois. Félix da Costa abandonou, enquanto Di Grassi se apressou para os boxes na volta 16.
 
Bandeira amarela de pista inteira, ritmos diminuídos e quase todo pronto para trocar o carro. Por mais estranho que poderia parecer, Di Grassi bateu quando ocupava a 16ª colocação e voltou à pista em décimo. A bandeira verde foi acionada com a prova na volta 23, e logo Lucas despachou Nicolas Prost.
 
Só que a velocidade de Di Grassi foi logo trazida de volta à Terra: ele e Adam Carroll receberam drive-through por terem realizado pit-stops mais rápidos do que os 72 segundos mínimos. Depois da punição, Carroll voltou em 17º – ainda uma posição à frente de Di Grassi.
Gutiérrez não conseguia mais conter os carros atrás. Um toque com Robin Frijns aconteceu, mas logo o holandês passou. Prost e Abt fizeram o mesmo. Tudo parecia tranquilo na disputa quando Vergne simplesmente não conseguiu virar o carro para a esquerda. Uma quebra que acabou com mais uma boa corrida que fazia o ex-F1. E safety-car na pista.

Di Grassi parou de novo e tentou se preparar para fazer a volta mais rápida. Mas Bird acertou em cheio numa volta de classificação, o que obrigava Lucas a acertar em cheio. Só que o que o vice-líder do campeonato errou, acertou o muro e abandonou de vez a disputa.

Safety-car chamado para encerrar a corrida, o que complicava a vida também do punido em 10s Gutiérrez, vestígio do toque com Frijns. O mexicano segurou, ficou para trás. Vitória de Buemi, mais uma, seguido por López, Heidfeld, Rosenqvist, Prost, Frijns, Piquet, Dillmann, Evans e Sarrazin.

F-E, eP de Paris, Classificação Final:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 49 voltas  
2 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN DS +0.707  
3 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +2.043  
4 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +2.621  
5 NICOLAS PROST FRA RENAULT +3.521  
6 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI +2.999  
7 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV +32.420  
8 TOM DILLMANN FRA VENTURI +32.929  
9 MITCH EVANS NVZ JAGUAR +33.369  
10 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +34.051  
11 OLIVER TURVEY ING NEXTEV +35.082  
12 ESTEBAN GUTIÉRREZ CHI TECHEETAH +31.197  
13 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +6.016  
14 MIKE CONWAY ING DRAGON +1 volta  
15 ADAM CARROLL NIR JAGUAR +1 volta NC
16 SAM BIRD ING VIRGIN DS +2 voltas NC
17 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +10 voltas NC
18 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +13 voltas NC
19 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +15 voltas NC
20 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI + 30 voltas NC

#GALERIA(7033)
 

MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.