Vandoorne confirma saída da DS Penske após eP de Londres da Fórmula E: “Último esforço”

Campeão mundial em 2021/22, Stoffel Vandoorne não encontrou o caminho das vitórias com a equipe americana e vai procurar outro desafio na categoria dos carros elétricos

Stoffel Vandoorne confirmou que vai deixar a DS Penske após a rodada dupla do eP de Londres da Fórmula E, que fecha a temporada 2023/24 e vai definir os campeões de Pilotos, Equipes e Fabricantes. O piloto belga já havia admitido na última etapa, em Portland, que seu futuro ainda não estava confirmado, já que ele não teve o desempenho esperado na equipe americana ao longo dos dois últimos anos.

Desde que chegou no time, em 2023, Vandoorne — campeão da Fórmula E na temporada 2021/22 — conquistou apenas um pódio, no eP de Mônaco de 2024. Agora, deixa a equipe e busca outro projeto, ainda dentro da categoria dos carros elétricos. EnvisionMaserati e Nissan surgem como opções para o futuro neste momento.

“Última corrida com a DS Penske neste fim de semana”, anunciou Vandoorne, no X. “Um último esforço para terminar a temporada em alta e tentar conquistar o terceiro lugar no campeonato de equipes”, escreveu o piloto.

O objetivo de Vandoorne é encontrar uma equipe que o possibilite ficar no grid da Fórmula E e acumular o posto de piloto da Peugeot no Mundial de Endurance (WEC). Assim, apesar de manter conversas com a Envision por algum tempo, o belga pode precisar de um outro caminho para o futuro na categoria. A Nissan, que considera a saída de Sacha Fenestraz, também não é uma equipe tão aberta a um programa duplo.

Stoffel Vandoorne confirmou saída da DS Penske (Foto: Fórmula E)

De acordo com o veículo, a principal opção no momento é a Maserati, que pode perder Maximilian Günther para a própria DS Penske e tem o novato Jehan Daruvala no outro assento. Além do alemão, os nomes de António Félix da Costa e do piloto de testes Robert Shwartzman são considerados pela equipe para o lugar do belga.

Atualmente, Vandoorne ocupa a décima posição no Mundial de Pilotos da Fórmula E, com 55 pontos conquistados — 74 a menos que o companheiro Jean-Éric Vergne. Enquanto o francês soma seis pódios uma vitória nas duas últimas temporadas, o belga não chegou a vencer e alcançou apenas um top-3, em Mônaco.

Fórmula E 2024 chega ao fim com o eP de Londres, que acontece entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.