Vandoorne admite início difícil na DS Penske após título da Fórmula E: “Frustrante”

Depois de conquistar seu primeiro título na Fórmula E, Stoffel Vandoorne precisou mudar de equipe e viu o ritmo cair consideravelmente na Era Gen3. Belga admitiu frustração com o início no novo time e falou em "gerenciar melhor as expectativas"

Desde que se sagrou campeão da Fórmula E na temporada 2021/22, Stoffel Vandoorne tem vivido momentos bem mais complicados na pista. De lá para cá, o belga deixou a Mercedes — que saiu da categoria — e fechou com a DS Penske, que não entrou na Era Gen3 com a mesma competitividade das dominantes Jaguar e Porsche. Além disso, a adaptação foi mais difícil que o piloto esperava, o que resultou em um início difícil e muito abaixo do companheiro Jean-Èric Vergne.

Segundo Vandoorne, o início na nova equipe foi frustrante, porque não foi possível seguir na fase regular que viveu no ano do título. Apesar de ter vencido uma única vez, Stoffel atingiu o recorde de pódios na mesma temporada, com oito. Um ano depois, Jake Dennis conquistou 11 top-3 e estabeleceu uma nova marca.

“Claro que é [frustrante]. Quando você sai de uma temporada em que foi campeão e entra em uma nova, você quer continuar nessa fase”, disse Vandoorne ao portal inglês RacingNews365. “Mas as coisas não funcionam em uma linha reta. Foram muitas mudanças na equipe, um novo carro, muitas coisas mudaram. Simplesmente não fomos competitivos o suficiente”, admitiu.

Vandoorne admitiu que a adaptação na DS Penske não foi tão fácil quanto o esperado. Enquanto Jaguar e Porsche passaram a dominar o carro Gen3 com mais facilidade, sua equipe sofreu mais e demorou a evoluir — ainda que tenha, atualmente, o terceiro melhor trem de força da categoria. Apesar disso, o time ainda se encontra atrás de Envision e Andretti, clientes das duas principais montadoras do grid.

Vandoorne ainda não conseguiu vencer com a DS Penske (Foto: Fórmula E)

“Se você olhar para o nível da Jaguar e da Porsche, elas foram as forças mais consistentes e ficaram no topo regularmente. E acho que a transição para uma nova equipe foi um pouco mais difícil do que eu esperava”, reconheceu.

“Há um novo grupo de pessoas para você trabalhar, aprender os procedimentos, como as coisas são feitas. Precisei aprender tudo sobre os sistemas ao mesmo tempo, e você se encontra meio que em um limbo, onde não é competitivo o suficiente”, afirmou.

Vandoorne, então, admitiu que a sequência de resultados pouco competitivos causou questionamentos sobre si próprio. Em sua segunda temporada pela DS Penske, o belga garantiu que se encontra em uma situação melhor e segue gerenciando as expectativas em um momento no qual brigar pelo título parece fora de questão.

A única vitória da DS Penske na Fórmula E veio em 2023, com Vergne em Hyderabad (Foto: Fórmula E)

“Então, você se questiona muitas coisas. É o carro? É o que estamos fazendo? Será que não estou entendendo direito? Você entra em um novo ciclo, reaprendendo as coisas. Acho que estou em uma posição muito mais feliz agora, sei melhor sobre o que esperar e consigo gerenciar as expectativas um pouco melhor”, completou.

Nas três corridas realizadas pela Fórmula E em 2024 até aqui, Vandoorne terminou em oitavo no eP da Cidade do México, foi o 14º no eP de Diriyah 1 e fechou em quinto no eP de Diriyah 2. Vergne foi, respectivamente, sexto, segundo e oitavo. O belga é o 11º no Mundial de Pilotos, enquanto o francês ocupa a terceira posição. Entre as equipes, a DS Penske tem o segundo lugar, com 47 pontos, atrás da Jaguar — que somou 78 tentos.

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.