Barnard lembra “dura carreira” após problemas financeiros: “Família sacrificou muito”
Anunciado como titular da McLaren na Fórmula E, Taylor Barnard relembrou dificuldades financeiras e celebrou contrato após ver família se sacrificar pelo sonho de se tornar profissional do esporte a motor
Prestes a iniciar a primeira temporada completa como piloto da McLaren na Fórmula E, Taylor Barnard se tornou um dos nomes mais visados da categoria em 2024 após a estreia meteórica em Mônaco, aos 19 anos. Substituto do lesionado Sam Bird, que quebrou o punho no TL1 de Monte Carlo, o britânico ainda voltou ao cockpit em Berlim e pontuou nas duas provas da rodada dupla. Desta forma, garantiu um contrato para a próxima edição e será parceiro do veterano.
“É claro, gostei muito de poder ganhar um pouco de experiência esse ano”, admitiu Barnard ao portal neerlandês RN365. “Quando recebi a chance, agarrei com as duas mãos. Estou realmente ansioso para o que está por vir”, destacou.
Analisando a caminhada até se tornar titular de um campeonato mundial como a Fórmula E, Barnard admitiu que não foi fácil chegar. Convivendo com a necessidade de fazer grandes investimentos para se manter na escada do esporte, o jovem inglês celebrou um feito nem sempre tão valorizado no automobilismo: um contrato profissional que envolve salário, ao invés de pagar para correr — como na maioria dos casos em categorias de base.
“Tive uma carreira bem dura”, analisou. “Não tinha muitos recursos financeiros, então, sempre precisei tirar o máximo do orçamento. Ser um piloto profissional agora é um grande sentimento. Sou muito grato aos meus pais e a todos que me trouxeram aqui, porque sempre foi um sonho. Agora que estou aqui, é meio surreal”, afirmou.
“Acho que o que mais queríamos na família era que eu me tornasse profissional. Não apenas eu, mas meus pais e minha irmã sacrificaram muito para que eu tivesse essa oportunidade. Ter um contrato nas mãos foi — e acho que todos reagimos da mesma forma — algo muito especial para nós”, pontuou.
Além da família, Barnard também recebeu apoio de um personagem surpreendente, algo que dá a dimensão da ‘virada de chave’ na vida do inglês. Aos 13 anos, quando ainda buscava protagonismo no kartismo europeu, Taylor recebeu uma chance de Oliver Rowland, titular da Nissan na Fórmula E, na equipe Kart Republic, comandada por Dino Chiesa.
A partir de agora, entretanto, Barnard e Rowland trabalharão juntos no desenvolvimento do Gen3Evo, já que a Nissan é fornecedora da McLaren na categoria. E o inglês fez questão de apontar Oliver como um dos “principais responsáveis” pelo salto da Inglaterra ao cenário europeu.
“Acho que tenho muitas pessoas a agradecer, e ele [Rowland] é um dos principais responsáveis por me levar do kart britânico ao europeu. Ele me deu uma plataforma. Pilotar ao lado dele é um grande sentimento, como se eu tivesse chegado lá. Conhecemos um ao outro muito bem e vamos trabalhar bem juntos”, finalizou Barnard.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
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