Vergne vai a Berlim com pintura do capacete em homenagem a “primeiro herói no kart”

Fabien Pauchet encantou o jovem Jean-Éric Vergne nas pistas de kart da Europa durante os anos 1990 e se tornou o primeiro grande rival internacional de Fernando Alonso. Morto tragicamente aos 19 anos, o piloto francês será lembrado pelo amigo Vergne no eP de Berlim

Quando Jean-Éric Vergne enfim tomar a pista, na quarta-feira, após mais de quatro meses de interrupção, buscará o tricampeonato consecutivo na Fórmula E. A situação não está fácil, o líder é seu companheiro de equipe, António Félix da Costa, 36 pontos à frente. Vergne estará atrás de uma história feliz. No capacete, carregará uma história que sente que o público precisa conhecer e lembrar: a de Fabien Pauchet.

Quem foi Fabien Pauchet? O primeiro herói de Vergne nos tempos de kart quando, ao dividir as pistas, transformou-se também no primeiro grande rival de Fernando Alonso.

Assim como Alonso, Pauchet era quase uma década mais velho que Vergne, mas o francês começou a chamar a atenção de Jean-Marie Vergne, pai de Jean-Éric e fundador do complexo de kartismo RKC. O pequeno Jean-Éric acompanhou os passos do ídolo e amigo desde seus próprios pequenos passos fora de casa.

“Fabien foi um tipo de gênio, tão rápido. Tinha um talento natural. No molhado, um mágico, e, em questão de puro talento, nunca vi ninguém igual. Claro que muita gente não o conhece, mas eu conheci, ele era uma pessoa especial e um piloto muito inteligente. Ele merece que seu nome seja lembrado”, disse em entrevista ao site inglês ‘The Race’.

Fabien Pauchet em ação nos karts durante os anos 1990 (Foto: Reprodução/Twitter)

Vergne lembrou do grande momento da rivalidade de Pauchet e Alonso: as finais do Campeonato Europeu de karts Intercontinental A, em Genk, na Bélgica, em 1997.

“Alonso tinha ganho todas as baterias classificatórias, mas Fabien também tinha ganhando todas as dele. Fernando estava sendo pressionado por Fabien no final, quando bateu. Fabien assumiu a liderança, mas um pistão quebrou no motor e fez com que ele abandonasse também. Podia ter ganho, mas teve um enorme azar”, recordou.

A carreira de Pauchet foi minada depois disso. Problemas com o pai, ex-mecânico da RSK, afastaram o então adolescente nos karts. Depois, acabou direcionando a carreira para o rali de maneira surpreendente. O fim trágico veio em setembro de 2001: Pauchet morreu em acidente durante um teste de seu carro de rali da época. Tinha somente 19 anos.

“Devia ter seguido adiante para ter uma carreira maravilhosa no esporte, mas não aconteceu para ele, infelizmente”, lamentou Vergne.

Na realidade, Vergne era tão fã de Pauchet que usou um esquema semelhante de cores ao de Fabien em seu primeiro capacete no kart. Agora, anos depois, retoma a ideia como homenagem.

“Usei uma pintura-tributo de capacete antes [para François Cevert, no GP de Mônaco de 2013]. Não preciso voltar a fazer isso para os velhos heróis e pilotos, mas para Fabien significa algo pessoal. Quero mostrar a todos como ele era um cara especial e um megatalento”, finalizou.

Entre a quarta-feira dia 5 de agosto e a quinta-feira dia 13, a Fórmula E encerra a temporada com seis corridas em três diferentes pistas no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube