Acabou o rodízio. Jean-Éric Vergne jantou a concorrência e repetiu em Mônaco, neste sábado (11), aquilo que havia feito em Sanya: venceu. O atual campeão da Fórmula E largou na pole-position por conta da punição que tirou Oliver Rowland da frente e, partindo da posição de honra, comandou a prova com absoluto domínio por boa parte – tirando uma aproximação final de Rowland – e ganhou a corrida para voltar com tudo para a briga pelo título da temporada 2018/19.
Rowland realmente contestou. Num campeonato em que mescla ótimas atuações com erros bobos, o inglês viveu um dia praticamente impecável em que é justo conjecturar que será grande favorito à vitória não fosse pela punição de Paris que custou a pole. Oliver atacou JEV, mas um campeão é um campeão e fez o bastante para segurar o carro na frente.
O terceiro posto foi de Felipe Massa. O piloto vive há anos em Mônaco e tinha uma enorme torcida, família inclusive, para a corrida caseira que tem na FE uma vez que o Brasil segue fora do calendário. Massa fez uma corrida segura, aproveitou a oportunidade que Pascal Wehrlein deu a errar e segurou quando Sébastien Buemi atacou. É a primeira pole dele na categoria.
Jean-Éric Vergne (Foto: FE)
Wehrlein errou quando estava no segundo lugar e perdeu duas posições que não mais recuperou: terminou a corrida no quarto posto e com a melhor corrida do campeonato. Buemi foi quinto, enquanto António Félix da Costa, Mitch Evans, Daniel Abt, André Lotterer e Alex Lynn fecharam nas dez primeiras colocações. Lucas Di Grassi abandonou após uma disputa com Alexander Sims que empurrou a Audi no muro.
O campeonato segue em duas semanas, 25 de maio, com o eP de Berlim. Depois disso, apenas Berna e a rodada dupla em Nova York, dias 13 e 14 de julho, definem o campeonato.
Confira como foi a corrida da Fórmula E em Mônaco
Sem o perigo de uma chuva para causar o caos como em Paris, a Fórmula E largou com sol e tempo bem firme em Mônaco. Jean-Éric Vergne partiu bem e segurou a dianteira ao logo fechar a porta par qualquer tentativa de Pascal Wehrlein, segundo colocado após a punição que empurrou Mitch Evans dez postos para baixo do que tinha conseguido ao fim da classificação. A partida acabou sendo bastante segura, sem abandonos ou acidentes. Lá no fim do pelotão, André Lotterer foi bem do 21º para o 17º posto.
Sébastien Buemi, quinto colocado, foi quem primeiro acionou o modo ataque – Lotterer tentou, mas errou a entrada. Era apenas a terceira volta quando Buemi acionou e foi para cima de Felipe Massa pelo quarto posto, mas o veterano da Venturi utilizou toda a experiência que tem na pista para evitar perder o posto. Na volta seguinte, também pegou a velocidade extra.
Vergne e Wehrlein começavam a abrir um tanto no ritmo de corrida, mas o alemão cometeu um erro no contorno da Sainte Dévote, passou direto e viu tanto Oliver Rowland quando Massa passarem – o que atrapalhou bastante a vida de Buemi. Imediatamente o piloto da Venturi acionou o modo ataque e saiu atrás de capturar uma recuperação.
O FanBoost foi definido para os cinco mais votados: Stoffel Vandoorne, Daniel Abt, José María López, António Félix da Costa e Buemi.
A dupla brasileira tentava atacar. Massa se aproximava de Rowland, ao passo que Lucas Di Grassi, ainda no 11º lugar, acionou o modo ataque na tentativa de pegar Vandoorne. O belga, entretanto, segurou tranquilo por uma volta e também acionou o modo ataque no giro seguinte.
Sobrou pedaço de carros quando Alex Lynn tentou atacar Alexander Sims e se tocaram. Quem encostou na confusão foi Sam Bird, que fez a manobra para cima de Vandoorne e conseguiu ultrapassar para tomar o nono posto. Depois disso, Di Grassi também conseguiu sacar Vandoorne da dianteira no contorno do cotovelo.
Bird continou na busca por posições e fez mais uma ultrapassagem, então sobre Lynn para o oitavo lugar. Robin Frijns aproveitava a queda de rendimento de Lynn e fez um mergulho arriscado e muito bonito para tirar a Jaguar da frente na Tabacaria. Mas Lynn ficou com sequelas da luta por posição: um pedaço da asa dianteira ficou pendurado arrastado no chão. Quando saiu, voou pela pista e causou um perigo real. A imagem da TV mostrou também Max Günther com um tanto de carroceria solta e passando direto na Anthony Noghes.
Por conta do detrito da Jaguar de Lynn, a direção de prova resolveu chamar a full-course yellow para a limpeza do traçado. No momento da relargada, Da Costa foi buscar o modo ataque para subir do sexto posto, mas Di Grassi, mais atrás, levou a pior numa disputa com Sims: foi espremido no muro e saiu com o carro muito lento.
Rowland praticamente apagou o que Vergne tinha de liderança, mas o francês seguia controlando bem. Da Costa, apesar dos esforços para crescer na corrida, acabou ultrapassado por Bird – que subia de 14º para o sexto posto. Frijns ultrapassou Vandoorne e assumiu o décimo posto num bom momento da Virgin. Enquanto tudo isso acontecia, um aviso: Abt estava sob investigação por causar um acidente que tirou Oliver Turvey da corrida.
O modo de ataque final de Rowland foi acionado a sete minutos do fim, algo que Wehrlein fez igual, mas Vergne e Massa decidiram aumentar a velocidade na volta seguinte. Rowland se aproximou, mas não passou – Vergne segurou com extrema competência. Apenas Wehrlein fez algo concreto no fim: a volta mais rápida da corrida.
Antes da bandeirada, um movimento derradeiro: Bird, que fazia ótima corrida de recuperação, bateu na Rascasse e jogou fora os pontos. A participação do inglês na briga pelo título agora se torna bem mais complicada. Vergne venceu e teve Rowland e Massa no pódio. Wehrlein, Buemi, Da Costa, Evans, Abt, Lotterer e Lynn encerraram o top-10.
FE, eP de Mônaco, Resultado Final:
1 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
51 voltas |
|
2 |
O ROWLAND |
Nissan |
+0.201 |
|
3 |
F MASSA |
Venturi |
+1.261 |
|
4 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
+1.439 |
|
5 |
S BUEMI |
Nissan |
+6.215 |
|
6 |
M EVANS |
Jaguar |
+16.213 |
|
7 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
+16.848 |
|
8 |
A LYNN |
Jaguar |
+18.112 |
|
9 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
+18.551 |
|
10 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
+18.860 |
|
11 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
+21.488 |
|
12 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
+21.853 |
|
13 |
A SIMS |
BMW |
+26.934 |
|
14 |
T DILLMANN |
NIO |
+31.861 |
|
15 |
D ABT |
Audi |
+49.400 |
|
16 |
S BIRD |
Virgin Audi |
+1 volta |
|
17 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
+5 voltas |
|
18 |
O TURVEY |
NIO |
+18 voltas |
NC |
19 |
L DI GRASSI |
Audi |
+19 voltas |
NC |
20 |
E MORTARA |
Venturi |
+21 voltas |
NC |
21 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
+21 voltas |
NC |
22 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
|
DCL |
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