Ugochukwu aproveita pole, lidera de ponta a ponta e varre caótico GP de Macau de FR
Ugo Ugochukwu, que liderou a classificação e foi pole-position para a corrida principal, não perdeu a ponta neste domingo e venceu o GP de Macau de FR
O GP de Macau de Fórmula Regional, realizado neste domingo (17), foi vencido e dominado por Ugo Ugochukwu. O norte-americano da R-ace GP liderou a sessão classificatória na sexta-feira (15), venceu a corrida de classificação no sábado (16) e sobreviveu a uma caótica prova de 15 voltas no circuito da Guia para faturar a Copa do Mundo de FR.
Oliver Goethe, da MP Motorsport, e Noel Leon, da KCMG, completaram o pódio da prova, que contou com apenas 15 carros em pista ao final da etapa. Ao todo, 12 pilotos não completaram a corrida e abandonaram, incluindo o recordista e atual campeão da F4 Italiana, Freddie Slater, da Prema.
A corrida começou com pneus de pista seca, mas com o circuito ainda bastante úmido, o que forçou o início da prova a acontecer sob safety-car. Quando a corrida de fato se iniciou, Ugochukwu liderou o pelotão, seguido por Goethe, que, novamente, fez pressão pela ponta, mas logo caiu para quase 1s atrás do líder.
O primeiro incidente maior da etapa aconteceu com James Wharton, que tentou ficar lado a lado com Matteo De Palo na curva Lisboa e acabou acertando a barreira de proteção do lado de fora do traçado. Evan Giltaire foi pego na confusão, assim como Jett Bowling, que acertou a traseira de Wharton.
Alex Dunne e outros também ficaram presos no engarrafamento consequente e o acidente provocou uma bandeira vermelha, que durou 22 minutos.
No reinício, Ugochukwu mais uma vez liderou o grid, seguido por Goethe que, desta vez, foi pressionado por Leon na Lisboa. Com isso, o norte-americano abriu mais de um segundo de vantagem no término da volta, mas, novamente, a prova foi interrompida após um novo acidente, desta vez com Ruiqi Liu.
O safety-car foi acionado até o fim da volta 7, quando a prova recomeçou e Ugochukwu repetiu o roteiro de abrir uma boa vantagem na ponta logo de cara. Dois giros depois, o americano já tinha a volta mais rápida e 1s6 de vantagem para Goethe.
Porém, o safety-car precisou ser acionado mais uma vez, quando Sota Ogawa parou o carro na pista. Antes mesmo de relargar, Jin Nakamura foi mais um a se acidentar.
Entrando na última volta, a diferença entre os dois primeiros era de pouco mais de 1s, mas a bandeira amarela logo foi acionada novamente quando Mattia Colnaghi bateu na curva 22 e Freddie Slater acertou o muro na Lisboa quando tentava atacar Leon.
Pela última vez na corrida, o safety-car foi acionado, decretando a vitória a Ugochukwu, que não largou a primeira posição depois de liderar tanto a sessão classificatória quanto a corrida de classificação.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA divulga lista de inscritos para GP de Macau de 2024 com Beganovic e Goethe