Às vésperas do Rali dos Sertões, Honda passa por vistorias finais antes da largada em Goiânia

Experientes Jean Azevedo e Dário Júlio serão os responsáveis por conduzir e passar orientações aos estreantes do time Adrien Metge e Tunico Maciel. Pilotos e equipes, ansiosos, já estão concentrados em Goiânia, onde a largada para o Rali dos Sertões será dada

Sertões deixa Nordeste e vai rumo ao SulJean Azevedo parte em busca do 6º título
A Equipe Honda de Rali já está Goiânia (GO), que pela 13ª vez será palco da largada do Rally dos Sertões. Com um time que alia a experiência do pentacampeão Jean Azevedo, que vai para a sua 21ª participação na prova, e do mineiro Dário Júlio, tricampeão brasileiro de Rally Cross Country, à ansiedade dos estreantes Adrien Metge (FRA) e Tunico Maciel, o esquadrão vermelho chega determinado.
 
Com a CRF 450X, o quarteto terá ao longo de sete dias 2.855,79 quilômetros de trajeto, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados (especiais), passando por quatro estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Os pilotos da Equipe Honda no Rally dos Sertões 2015 (Foto: Vipcomm)
Já no Autódromo Internacional de Goiânia, local que receberá todas as atividades da abertura da 23ª edição da prova, como o Prólogo, que definirá no sábado (01) as posições de largada para a primeira etapa, a ser realizada no domingo (2), e a largada promocional, os competidores tiveram a quinta-feira (30) para passar pelas vistorias técnicas e administrativas.
 
A organização checou as motos, como chassis, tanques, sistema de iluminação, retrovisor, entre outros, e os equipamentos, como o capacete, dos participantes. Até a tarde desta sexta-feira (31), os 185 competidores, sendo 115 veículos (38 motos, 7 quadriciclos, 40 carros e 30 UTVs), serão obrigados a participar das verificações.
 
“O autódromo está bastante movimentado. Acredito que teremos um ótimo evento, apesar de, particularmente, eu sentir falta dos estrangeiros da minha categoria para competir. O Rali dos Sertões é sempre uma grande oportunidade para medir forças”, declarou o veterano Jean Azevedo.
 
Aos 21 anos, o mineiro Tunico Maciel, de Lavras, não esconde a emoção de fazer sua estreia no Rali dos Sertões. Impressionado com a estrutura montada na capital goiana, o competidor da categoria Marathon tenta controlar a ansiedade. “É um sonho estar aqui. Nunca havia corrido uma prova com toda essa estrutura. Tudo aqui é muito grande. Estou um pouco ansioso para correr”, conta.
 
Vindo de uma família de pilotos de rali, como o primo de segundo grau René Metge, tricampeão do Dakar nos carros e o irmão Michael Metge, piloto da Team HRC no Dakar 2016, Adrien Metge espera utilizar os conselhos familiares para alcançar um bom resultado em sua estreia na maior prova off-road do Brasil.
 
“Meu irmão me disse que o rali é perigoso, que é preciso tomar cuidado, ficar em segurança e para me focar na navegação. Ele disse que as primeiras vezes de navegação são mais difíceis do que andar rápido, que é algo que consigo fazer. Estou muito feliz de estar aqui com a equipe, em um ambiente muito bom. Ano passado tive a oportunidade de vir até aqui para conhecer a estrutura e fiquei com vontade de correr. Agora, terei esta oportunidade”, revela o francês, que disputará o Sertões na Production Aberta.
O francês Adrien Metge fará sua estreia no Rali dos Sertões (Foto: Vipcomm)
Para facilitar a adaptação dos novatos, o mineiro Dário Júlio revela que ele e Jean Azevedo, de São José dos Campos (SP), têm conversado bastante com os outros membros da equipe. 
 
“Está sendo muito interessante a participação dos dois. O Adrien é muito rápido, sempre treinou observando os campeões europeus e, especialmente, os franceses. Ele tem um ritmo de treino bem intenso, forte. Ele passa essa experiência para o Tunico de como treinar na parte física e técnica, que desde o início do ano evoluiu bastante. Eles não terão tanto problema, mesmo com a navegação, que é algo novo para quem começa o rali”, disse. 
 
“Jean e eu temos conversado com eles o tempo inteiro, pois temos experiência de prova e de navegação. Assim, para que eles entrem e se sintam preparados para enfrentar a prova”, complementou Dário, que assim como Jean, competirá na categoria Super Production.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.