Título da Seletiva na Graduados B serviu de motivação para Guimarães buscar bi: “Queria o prêmio cheio”

O brasiliense Felipe Guimarães é um dos pilotos que ganhou a Seletiva mais de uma vez – o único a vencer tanto na Graduados A quanto na Graduados B

Felipe Guimarães é um dos três pilotos que ganhou mais de um título da Seletiva de Kart Petrobras. O 66 – como é conhecido no meio do kart – foi campeão nos anos de 2006 e 2011, com uma peculiaridade: ele foi o único piloto a vencer tanto na Graduados A quanto na Graduados B.

Essa divisão existiu na principal categoria do kartismo brasileiro por alguns anos na última década. A Graduados B era uma transição pela qual passavam aqueles que subiam da classe Júnior antes de chegar à elite, à Graduados B.

E, em 2005 e 2006, a Seletiva Petrobras contemplou esses kartistas. O prêmio era menor, mas, no caso de Guimarães, serviu de motivação para buscar o prêmio principal.

Guimarães vibrou muito com a vitória na Seletiva de 2011 (Foto: Fabio Oliveira)

“Falei: ‘Quero ganhar o prêmio cheio, que, na época, valia R$ 100 mil”, conta o piloto brasiliense, que está disputando a F3 Sul-Americana e a F3 Inglesa em 2013, além de algumas provas de kart no Brasil.

Para ficar com o título de 2006, no kartódromo de Curitiba, Guimarães marcou 40 pontos, nove a mais que o vice-campeão, João Cunha. “A gente estava sobrando”, diz.

Em busca do título da classe principal, Guimarães disputou a Seletiva em 2007 e 2008, mas não conseguiu ir tão bem. A terceira chance veio em 2011, em Registro, no interior de São Paulo. Aos 20 anos, o piloto teria sua última oportunidade para disputar a Seletiva. Novamente, sobrou.

“Estava voltando para o kart depois de ter passado por categorias de fórmula. Para ser sincero, achei que não ia andar tão bem, pois a molecada hoje anda muito bem. O Olin [Galli], o Victor [Franzoni], o Gabriel [Casagrande]… Então foi uma surpresa para mim, e foi bem legal”, lembra.

Gabriel Casagrande e Guilherme Salas foram os que mais se aproximaram de Casagrande em 2011 (Foto: Fabio Oliveira)

“Assim que começou o campeonato, eu vi que eu era superior ao pessoal em termos de maturidade, de conhecer o kart, saber calibrar. Falei ‘pô, dá para eu levar esse trem!’”, conta, rindo. “Aí me concentrei, fiquei focado, fiz o que sabia e deu tudo certo”, completa.
Guimarães conquistou 100% dos pontos, “o que foi mais especial ainda”. Na história da Seletiva, só Rafael Daniel havia conquistado tal feito.

Para o piloto, o ponto forte da Seletiva é o prêmio – realiza o sonho de qualquer garoto, que é ganhar dinheiro disputando corridas.

“R$ 100 mil é uma recompensa que você sempre quer ter pelo o que você faz. Você espera um dia chegar em uma categoria grande e ganhar. Quer ganhar dinheiro para fazer aquilo que gosta. Foi muito significativo para mim. Todos os campeonatos deveriam premiar, assim como o pessoal do SKB está fazendo. É um incentivo muito grande, até para os pilotos que não têm dinheiro investirem na carreira no próximo ano”, avalia Guimarães.

2011, Seletiva de Kart Petrobras, Registro:

1 – Felipe Guimarães (DF) – 52 pontos
2 – Gabriel Casagrande (PR) – 36
3 – Guilherme Salas (SP) – 31
4 – Lucas Nogueira (MG) – 31
5 – Felipe Fraga (TO) – 29
6 – Jonathan Louis (PR) – 25
7 – Fabio Raupp (SC) – 17
8 – Olin Galli (RJ) – 16
9 – Victor Fazekas (PE) – 13
10 – André Pedralli (PR) – 12
11 – Deivid Lopes (RS) – 7
12 – Gustavo Lima (DF) – 7

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.