Único tricampeão da Seletiva de Kart Petrobras, Daniel revela ‘segredo’ do sucesso: “Acelerei muito!”

Rafael Daniel dominou a Seletiva de Kart Petrobras entre 2002 e 2004 e se firmou como o único piloto a ganhar três vezes o prêmio do torneio

Acesse o site da Seletiva de Kart Petrobras

Apenas três pilotos ganharam mais de um título da Seletiva de Kart Petrobras, e apenas um deles pode bater no peito e dizer que é tricampeão: Rafael Daniel. Também tricampeão das categorias de base da Stock Car, Daniel faturou a Seletiva nos anos de 2002, 2003 e 2004.

A história dele no torneio patrocinado pela Petrobras começou em 2001. Por dois pontos, ele terminou em terceiro, atrás de Sérgio Jimenez e Júlio Campos. Nos três anos seguintes, voltou a se classificar e foi juntando os prêmios para estrear no turismo em 2005.

Daniel venceu a Seletiva em três kartódromos diferentes, na Granja Viana, em Belo Horizonte e em Caraguatatuba. O segredo para obter sucesso em todas elas foi um só: “Acelerei muito!”

Binho Carcasci da a bandeirada de chegada para Daniel no antigo Kartódromo Serra Verde, em BH, em 2003 (Foto: Seletiva de Kart Petrobras)

O kartista conta que a primeira conquista foi a mais difícil de todas. “Cheguei na final disputando apenas com o [Ruben] Carrapatoso, que era campeão Mundial de Kart, e eu jamais tinha disputado com ele pois, no Brasil, éramos de categorias diferentes”, comenta.

“Eu ganhei a penúltima bateria e ele foi segundo. Aí, na final, ele foi sorteado para correr com o kart que eu tinha ganho e eu peguei o kart dele. Pensei: ‘Fodeu’. Arrisquei uma calibragem maluca, perdi a liderança no começo, mas passei faltando poucas voltas e fui campeão!”, relembra.

“A segunda, em Minas, foi muito disputada entre eu, o [Sérgio] Jimenez e o [André] Nicastro, e quem ganhasse a última bateria era campeão! Larguei em primeiro e a corrida foi duríssima, mas levei a melhor nos toques que aconteceram”, diz, referindo-se a um enrosco entre os dois principais adversários.

“Já na última, em Caraguá, eu ganhei absolutamente todas as fases e fui campeão antecipado! Nunca ninguém fez isso!”, vibra. Esse feito permaneceu inigualado até 2011, quando Felipe Guimarães também marcou 100% dos pontos, em Registro, e foi bicampeão.

Daniel recebe cheque pelo título de 2004 (Foto: Seletiva de Kart Petrobras)

“Nem precisava correr a última corrida, mas corri e, sem pressão alguma, ganhei com uma enorme folga”, completa Daniel.

Muito confiante em si mesmo, ele destaca o fato de que não levou ninguém para ajudá-lo na final – os pilotos costumam levar seus mecânicos ou alguma outra pessoa para dar palpites, mesmo que esse tutor não possa entrar na área de boxes: “Não levei ninguém para dar dicas, cronometrar ou palpitar no acerto do kart ou na minha tocada. Acho que essa foi a chave do sucesso.”

Esse fator foi destacado por Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras. “Ele era o mais tranquilo. Claro que ajuda levar alguém, mas não é determinante. Foi o cara que melhor entendeu o formato da Seletiva”, elogia.

Mais do que o prêmio em dinheiro, Daniel afirma que o mais importante para ele “foi o fato de ganhar três vezes seguidas o campeonato mais difícil de kart do país, com os melhores pilotos e pistas e equipamentos diferentes em cada uma delas”.

Seletiva de Kart Petrobras, 2004, Caraguatatuba:

1 Rafael Daniel (SP) 38 pontos
2 Sérgio Jimenez (SP) 27 pontos
3 Mario Romancini (SP) 25 pontos
4 Clemente Faria Jr. (MG) 20 pontos
5 Jhonatthan Rechzinski (PA) 17 pontos
6 Eduardo Leite (SP) 17 pontos
7 Rafael Suzuki (SP) 17 pontos
8 Lucas Finger (SP) 16 pontos
9 João Gonçalves (SP) 12 pontos
10 Thiago Mendes (RN) 12 pontos
11 Caio Zanani (DF) 8 pontos
12 Emanuel Bailheres (ARG) 8 pontos

Seletiva de Kart Petrobras, 2003, Belo Horizonte:

1 Rafael Daniel (SP) 31 pontos
2 Bia Figueiredo (SP) 27 pontos
3 André Nicastro (RJ) 27 pontos
4 Sérgio Jimenez (SP) 26 pontos
5 David Trindade (SP) 20 pontos
6 Rafael Suzuki (SP) 18 pontos
7 Júlio Campos (PR) 15 pontos
8 Vinícius Quadros (RS) 14 pontos
9 Rafael Monteiro (SP) 12 pontos
10 Cayriton Martins (GO) 11 pontos
11 Felipe Lapenna (SP) 8 pontos
12 João Neto (PB) 8 pontos
 
Seletiva de Kart Petrobras, 2002, Granja Viana:

1 Rafael Daniel (SP) 35 pontos
2 Ruben Carrapatoso (SP) 30 pontos
3 André Nicastro (RJ) 26 pontos
4 Alan Hellmeister (SP) 25 pontos
5 Sérgio Jimenez (SP) 18 pontos
6 Felipe Lapenna (SP) 17 pontos
7 Bia Figueiredo (SP) 15 pontos
8 Diego Nunes (SP) 13 pontos
9 Galid Osman (SP) 11 pontos
10 Leonardo Casado (PB) 11 pontos
11 Emerson Silveira (MG) 8 pontos
12 Bruno Martins (PA) 8 pontos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.