Frio nos EUA e ‘chapéu’ da Nascar: as razões do buraco no calendário 2024 da Indy
Campeonato para por quatro semanas após início da temporada. GRANDE PRÊMIO explica os motivos pelo hiato da Indy
Após abrir a temporada em São Petersburgo e realizar o Desafio do US$ 1 Milhão, prova extracampeonato no The Thermal Club, a Indy entrou em um intervalo de quase um mês sem corridas, que só terminará no próximo dia 21, quando vão para Long Beach — hiato muito grande e que o GRANDE PRÊMIO explica as razões disso acontecer.
Um dilema para a categoria nos últimos anos era encontrar uma solução para o espaço no calendário entre a primeira e segunda etapa — nas temporadas anteriores, St. Pete e Texas. Entre elas, praticamente um mês.
O desafio para a organização era achar um circuito com data disponível e condições climáticas viáveis para a realização de uma corrida. Vale lembrar que as temperaturas em boa parte dos Estados Unidos são baixas entre março e abril. Isso não impacta somente nos carros na pista, mas no público nas arquibancadas.
Com um clima mais agradável, Flórida, Texas, Arizona e Califórnia recebem diversos eventos automobilísticos nessa época — a Nascar, por exemplo, já passou por esses quatro estados em 2024. Inclusive, por essa questão, a Indy é mais seletiva em seu calendário, pois corridas seguidas na mesma localidade dividem o público, reduzem a bilheteria e, por consequência, o interesse do promotor.
Como tentativa para ocupar a lacuna entre St. Pete e Texas é que surgiu o Desafio do US$ 1 Milhão. O bom relacionamento com o The Thermal Club, além da quantia volumosa de dinheiro, fez o evento ser agendado para o dia 24 de março.
O grande problema para a Indy surgiu nos “finalmentes” do anúncio do calendário para 2024. St. Pete abriria a temporada, com o Desafio do US$ 1 Milhão duas semanas depois e com Texas no dia 7 de abril. No momento de “colocar na pedra” a etapa em Fort Worth, a organização de Roger Penske viu a Nascar mudar o planejamento e inviabilizou data antes reservada a Indy no oval, marcando sua corrida para o dia 14.
A categoria de monopostos até tentou algumas soluções, mas seu calendário já estava comprometido e não conseguiu ocupar a lacuna de praticamente um mês sem corridas entre março e abril. Para não perder os 18 eventos planejados, a solução foi fazer de Milwaukee uma rodada dupla, mas somente na reta final da temporada, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Ao fã da Indy, o que resta é ter paciência.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!