McLaren anuncia liberação de Malukas após lesão e ausência em quatro etapas da Indy
Depois de lesionar o punho esquerdo em fevereiro, David Malukas foi liberado do contrato pela McLaren sem conseguir correr pela equipe na Indy. Contrato previa cláusula de encerramento em caso de ausência em quatro corridas, o que se concretizou na etapa de Barber
A McLaren anunciou nessa segunda-feira (29) a liberação de David Malukas como piloto da equipe inglesa na Indy. Contratado para a temporada 2024 depois de dois anos na Dale Coyne, o piloto nem sequer conseguiu estrear pelo time laranja depois de sofrer um acidente de mountain bike em fevereiro e lesionar o punho esquerdo, o que causou uma lesão mais séria do que a escuderia esperava e o fez perder as três primeiras etapas do campeonato, além da Corrida do Milhão no Thermal Club.
A recuperação de Malukas era esperada para o GP de Long Beach, mas o piloto não ficou apto para correr e ainda se ausentou no Alabama. Assim, ativou uma cláusula no contrato em que não poderia ficar fora de quatro corridas no ano e teve o vínculo encerrado pelo time inglês. Callum Ilott o substituiu em St. Pete e no Thermal Club, enquanto Théo Pourchaire foi o escolhido para as outras duas etapas.
“Os últimos três meses foram desafiadores”, disse Malukas no comunicado de saída. “Me senti privilegiado por ter a oportunidade de pilotar pela McLaren, e lamento que nunca tenha se concretizado. Eu adoraria continuar representando a equipe e seus parceiros, que foram bons comigo. Aprecio tudo aquilo que fizeram por mim”, afirmou.
“Fiz todo o possível para acelerar o processo de recuperação — tratamentos, fisioterapia, treinos de força —, mas o período levou mais tempo do que esperávamos. Cada lesão é diferente, e cada parte do corpo se recupera em um ritmo diferente. Vou virar minha atenção para me recuperar 100% e provar que estou pronto para competir para vencer”, completou.
Depois da notícia, Malukas alterou suas redes sociais, retirou a inscrição de piloto da McLaren e a foto de perfil. Por sua vez, a equipe não confirmou quais competidores terá no restante da temporada até o momento.
Entre as corridas valendo pontos para o campeonato, Ilott terminou em 11º no GP de St. Pete, enquanto Pourchaire foi 11º em Long Beach e 22º no Alabama. O melhor piloto da McLaren na tabela é Pato O’Ward, que herdou a vitória na primeira etapa após a punição da Penske e completou as outras duas provas em 16º e 23º. O mexicano é o sexto colocado na classificação, que tem Colton Herta na liderança.
A próxima etapa da Indy 2024 acontece no dia 11 de maio, com o GP de Indianápolis no circuito misto.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!