Chevrolet justifica bom início de temporada na Indy: “Continuamos investindo”

Novos funcionários, mais parceria com equipes e injeção de capital são fatores apontados pela Chevrolet para começo proveitoso na Indy na temporada 2024

A Chevrolet alegou que o investimento em seu programa na Indy é uma das razões para seu forte início na temporada 2024 da categoria. Na única etapa que valeu pontos para o certame, a fabricante celebrou a vitória de Josef Newgarden em São Petersburgo, além de ocupar as três posições subsequentes na corrida realizada no dia 10 de março.

Em 2022, a Chevrolet encerrou a sequência de quatro anos da Honda vencendo o campeonato de fabricantes. Os estadunidenses repetiram a dose em 2023, mas os números gerais foram favoráveis à concorrente. Em 17 etapas realizadas, os japoneses venceram em 12 ocasiões e viram Álex Palou conquistar o título de pilotos com enorme superioridade — foram 168 pontos a mais que Scott McLaughlin, terceiro no campeonato, o melhor representante Chevy no ano.

O domínio em St. Pete também representou outra “virada” sobre a Honda: essa foi a única vitória da Chevrolet em circuitos mistos desde o GP do Alabama de 2023, em 30 de abril do ano passado, quando McLaughlin cruzou a linha de chegada na frente. As demais conquistas do campeonato anterior foram com Newgarden, nos ovais do Texas, Indianápolis e na rodada dupla de Iowa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Newgarden dominou as ações em St. Pete (Foto: Indycar)

“Continuamos investindo no centro técnico da GM Motorsports, em Charlotte, novos softwares e contratando grandes talentos. Estamos totalmente comprometidos”, declarou Rob Buckner, diretor do programa da Chevrolet na Indy.

“Não é um item isolado. Dou crédito às nossas equipes, que voltaram mais fortes para 2024. O motor é melhor, os times progrediram e nosso suporte para tudo isso funcionar é maduro e está evoluindo”, continuou.

Como o Desafio do US$ 1 Milhão, realizado no último dia 24 de março no The Thermal Club, não contou pontos, a vitória de Palou de nada serviu para a Honda na classificação das montadoras, que só considera os dois melhores resultados dos pilotos de cada marca por etapa.

Com isso, a Chevrolet largou com 96 tentos contra 58 dos japoneses, que pontuaram com Colton Herta, quinto em St. Pete, e o próprio Palou, que veio na sequência. Buckner destacou o trabalho desenvolvido pela montadora e o quanto isso contribuiu para o sucesso nas ruas da Flórida.

Josef Newgarden venceu em St. Pete (Foto: Indycar)

St. Pete foi um grande começo de ano para a Chevrolet. É bom iniciar forte e ver que nossa parte técnica ajudou os times. Estou orgulhoso do nosso departamento de engenharia, que cresceu muito nos últimos 12 meses, com diversas caras novas. Estou empolgado por termos mais 16 chances de mostrar como somos capazes”, explicou.

“Ao mesmo tempo, foi apenas a primeira de 17 corridas. Historicamente, St. Pete é um lugar bom para a Chevy e essa vitória significou muito. Foi o esforço sendo recompensado”, finalizou.

Long Beach é o palco da próxima etapa da Indy. A categoria retorna ao circuito de rua da Califórnia no próximo dia 21 de abril, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.