O GRANDE PREMIUM traz uma primeira fotografia da ordem de forças das equipes na F1 2023, antes de uma pausa forçada de 1 mês até a quarta etapa do campeonato
A F1 2023 realizou apenas três etapas, todas longe da Europa, mas já reservou uma importante primeira fotografia sobre a ordem de forças das equipes. É que, depois do GP da Austrália, a categoria para por 4 semanas – 1 mês, de forma aproximada, até retomar as atividades no GP do Azerbaijão.
É justo dizer que o campeonato praticamente recomeça em Baku, afinal, os times terão um absolutamente incomum período sem corridas que se assemelha ao das férias, mas com uma vital diferença: nada de fábrica fechadas. É trabalho árduo.
Sendo assim, a chance de carros bastante diferentes na etapa azeri e mais para frente no campeonato é bem grande, o que deve sacudir o grid daqui em diante. Sendo assim, o GRANDE PREMIUM prepara uma fotografia de momento, do agora, de como está a ordem de forças da F1 2023.
10- ALPHATAURI
Só mesmo aquela bandeira vermelha indecente no fim pra fazer a AlphaTauri pontuar. Era, de longe, o pior carro do GP da Austrália. Nyck de Vries só envolvido em confusões, Yuki Tsunoda, coitado, está fazendo o que dá, mas todo mundo passava ele. Era para o time estar zeradíssimo no campeonato, erraram, de novo, feio a mão no projeto. E a dupla de pilotos também não é de encher os olhos, não.
9- ALFA ROMEO
A grande enganação da pré-temporada está aí. Tudo bem que aqui também vale um puxãozinho de orelha na dupla de pilotos, que não tem conseguido mostrar quase nada desde o segundo semestre de 2022, mas o carro está abaixo do esperado, sim. Já tem 6 pontos no campeonato, um verdadeiro milagre pelo que não mostrou até agora. Razoavelmente bem no Bahrein e tenebrosa nas outras duas pistas.
8- WILLIAMS
Também não faz sentido a Williams ocupando a lanterna provisória do campeonato, não. Bem competitiva no Bahrein e rapidíssima com Alex Albon na Austrália, o time deu um azar enorme que o tailandês errou e bateu no muro. Eram bons pontos ali e, provavelmente, teria deixado AlphaTauri e Alfa Romeo zerando a etapa. Mas o carro não é ruim, não.
7- McLAREN
É fato que a McLaren deu passos atrás em relação a 2022 e que também deve vir com algo bem diferente já nas próximas corridas, mas isso também não significa que o carro atual seja uma desgraça completa e absoluta. É ruim, sim, só que deu sinais de vida em Jedá e na Austrália. Na Arábia Saudita, azares e acidentes prejudicaram, mas em Melbourne o time buscou pontos com os dois carros e, com Lando Norris, teve ritmo abaixo só das cinco principais equipes. Há vida pelos lados de Woking.
6- HAAS
Nico Hülkenberg tem mostrado que o carro da Haas tem um certo potencial. O time já tem 7 pontinhos, idas ao Q3, atuações consistentes. É verdade que Kevin Magnussen não tem acompanhado o ritmo do alemão, mas isso deve melhorar em breve, o dinamarquês é bom piloto, sim. A Haas deve perder terreno para a McLaren, mas, hoje, a realidade é estar um pouquinho na frente em ritmo.
5- ALPINE
A quinta força clara do momento é a Alpine. E, pelo menos na Austrália, o time francês deu sinais de que pode sonhar com mais. O duplo abandono foi uma crueldade sem tamanho, patrocinada pela relargada plastificada da FIA, mas a realidade foi Pierre Gasly a corrida toda no top-5, com ritmo igual aos de Mercedes, Ferrari e Aston Martin. Ficou a sensação de que quase poderia vir um pódio ali, inclusive. 8 pontos é pouco para o potencial da equipe e de seus pilotos.
4- FERRARI
A Ferrari começou 2022 com o melhor ritmo do grid. Naturalmente, foi superada e atropelada pela Red Bull, o que é absolutamente do jogo, mas a queda foi pior. Os italianos fecharam o ano já atrás da Mercedes em performance e, apesar de uma pré-temporada promissora, começaram 2023 do pior jeito: atrás também da Aston Martin. Próximo passo é perder posição para a Alpine? Na Austrália, em que nem a classificação salvou, isso quase já rolou.
3- MERCEDES
A Mercedes está claramente perdida, não sabe quais são os pontos fortes e fracos do próprio carro, não sabe o que faz de certo, não sabe o que faz de errado e, mesmo assim, vem em terceiro na ordem de forças. Em Melbourne, uma ótima classificação preparou terreno para um momento improvável: o time chegou a ocupar as duas primeiras colocações, deixando Max Verstappen para trás. Uma estratégia tosca e uma quebra de George Russell comprometeram bem, mas Lewis Hamilton ainda chegou em segundo. Mesmo antes da necessária revolução no carro, a Mercedes tem algo ali.
2- ASTON MARTIN
A grande sensação da temporada 2023 usa verde! A Aston Martin saiu do meio da ‘F1 B’ para perto do topo do grid. É surreal o quanto esse carro melhorou. Um bólido bastante inspirado no RB18, carro campeão do ano passado, além da chegada providencial de Fernando Alonso tornaram o time uma grande força da categoria. A ver se acompanha as potenciais boas evoluções de Mercedes e Ferrari, mas é hoje a melhor coisa do pelotão abaixo da Red Bull.
1- RED BULL
Não há muito nem o que comentar aqui. É disparado o melhor carro, de longe a melhor equipe, tem o piloto que domina o grid e vai ser tricampeão consecutivo. Quer mais alguma coisa? A Red Bull é o time a ser batido, não tem ninguém minimamente perto dela e os austríacos caminham seriamente para uma dinastia ao estilo da Mercedes na virada da Era Híbrida.
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