De vitórias inesquecíveis, passando por recordes quebrados e brigas fora das pistas, a temporada de 2022 da Indy rendeu vários momentos históricos

A temporada de 2022 da Indy não deixou a desejar em termos de grandes histórias. O ano começou logo com a primeira vitória de Scott McLaughlin, um primeiro indicativo do que estava por vir. Marcus Ericsson eternizou seu nome com a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, enquanto Will Power quebrou um recorde histórico antes de garantir o bicampeonato.

Mas o relato do 2022 da Indy não pode ser feito sem relembrar a polêmica envolvendo Álex Palou, que desmentiu a renovação com a Ganassi e afirmou estar de saída para a rival McLaren. A própria Andretti também teve seu momento de novela, após um GP de Mid-Ohio em que seus quatro pilotos se tocaram e geraram um climão internamente.

No 10+ desta semana, o GRANDE PREMIUM relembra os momentos mais marcantes do 2022 da Indy. Sejam eles grandes corridas, momentos de enorme alegria ou profunda decepção e os dramas proporcionados pela categoria dentro e fora das pistas.

McLaughlin celebra vitória no GP de St. Pete (Foto: Indycar)

McLaughlin começa temporada com primeira vitória

A temporada da Indy começou de cara com um momento histórico para o neozelandês Scott McLaughlin. O piloto da Penske não apenas conquistou sua primeira pole-position em St. Pete, mas aproveitou a boa posição de largada para também obter sua primeira vitória na carreira. McLaughlin terminou o ano na quarta posição, se solidificando como um dos grandes pilotos da Indy e foi o único piloto a conseguir converter pole em triunfo.

Newgarden vence McLaughlin na última curva no Texas

McLaughlin começou o ano com tudo e parecia destinado a vencer as duas primeiras corridas de 2022. O neozelandês liderou 186 das 200 voltas no Texas, mas acabou sendo superado pelo próprio companheiro de Penske, Josef Newgarden, na última curva. A primeira das cinco vitórias do americano no ano vai ficar marcada por um bom tempo entre os dois amigos.

Colton Herta venceu prova memorável em Indianápolis (Foto: IndyCar)

Herta conquista vitória memorável no GP de Indianápolis 1

O ano de 2022 esteve longe dos melhores de Colton Herta. Dividido entre a Indy e as negociações por uma vaga na Fórmula 1, o jovem americano não conseguiu brigar pelo título, mas deixou sua marca. NO que foi a grande corrida da temporada, Herta mostrou toda sua habilidade na chuva para vencer um movimentado GP de Indianápolis 1, que colocou como a prova mais difícil de sua carreira.

Ericsson vence as 500 Milhas de Indianápolis

A Ganassi chegou como a grande favorita para quebrar um jejum de 10 anos e vencer as 500 Milhas de Indianápolis em 2022. Scott Dixon era o grande destaque e liderou boa parte da corrida até errar no último pit-stop. A vitória caiu no colo de Marcus Ericsson, que teve que segurar um último ataque de Pato O’Ward na volta final para garantir o segundo triunfo sueco na Indy 500.

Alexander Rossi e Romain Grosjean se desentenderam na pista (Foto: IndyCar)

Clima pega fogo na Andretti em Mid-Ohio

A corrida em Mid-Ohio foi vencida por Scott McLaughlin, mas o grande motivo desta prova ser lembrada é pela crise interna na Andretti. Todos os quatro pilotos da equipe se envolveram em toques com companheiros, o mais forte entre Alexander Rossi e Romain Grosjean. Muita discussão no rádio e a equipe teve que fazer uma reunião com os pilotos para acalmar os ânimos depois da corrida.

Palou desmente Ganassi, mas acaba renovando contrato

A crise interna na Andretti foi apenas um apretivo para o que viria a seguir: campeão em 2021, Álex Palou desmentiu a própria equipe nas redes sociais sobre uma renovação para 2023 e em seguida caertou com a McLaren. Depois de uma longa batalha judicial, o espanhol acabou ficando na Ganassi para a próxima temporada, mas essa é uma história que ainda deve ter novos capítulos no ano que vem.

Palou negou acerto com a Ganassi em julho

Newgarden bate sozinho e passa mal em Iowa

Josef Newgarden tinha tudo para assumir a pointa da classificação na rodada dupla em Iowa. Depois de vencer a primeira corrida, o piloto do carro #2 dominava a segunda prova quando bateu sozinho e deixou o paddock visivelmente abalado. O americano passou mal minutos depois, desmaiando em seu trailer e batendo a cabeça.

Alexander Rossi volta a vencer depois de três anos

De saída da Andretti, Rossi viveu sua melhor temporada desde 2019 e terminou o ano como melhor piloto da equipe na tabela. Alexander voltou a anotar poles e andar na frente, mas mais importante foi encerrar o jejum de três anos sem vitórias no GP de Indianápolis 2. Um resultado que aliviou o vencedor da Indy 500 de 2016 e o faz chegar renovado para seu primeiro ano com a McLaren.

Mario Andretti parabeniza Will Power pela 68ª pole (Foto: IndyCar)

Power quebra recorde de poles de Mario Andretti

O ano de 2022 foi de Will Power. O australiano teve uma temporada para entrar para os livros de história da Indy. Com cinco poles, Power quebrou o recorde de Mario Andretti de mais poles da história da categoria em Laguna Seca, chegando a 68 no total. O piloto da Penske só não comemorou mais o feito porque ainda precisava focar na busca pelo título no dia seguinte.

Power fatura o bi em Laguna Seca

E no domingo, Power confirmou o favoritismo e faturou seu segundo título da Indy com o nono pódio em 17 etapas. Uma consistência impressionante de um piloto centrado e que durante toda a temporada priorizou obter o máximo de pontos possíveis. Uma conquista que até poderia ter vindo antes em sua carreira e que inegavelmente é muito merecida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar