A edição de 2023 e centenária das 24 Horas de Le Mans, tradicional prova do endurance mundial, foi realizada no último fim de semana. O GRANDE PREMIUM traz um comparativo das participações brasileiras em relação a 2022

A tradicional prova das 24 Horas de Le Mans foi realizada no último fim de semana e contou com a participação de cinco brasileiros nas classes hipercarro, LMP2 e GTE Am: Felipe Nasr, Pipo Derani, Pietro Fittipaldi, André Negrão e Daniel Serra. Nenhum deles venceu ou subiu ao pódio, contrariando a tendência dos últimos anos — em que pilotos nacionais foram pódio nas categorias inferiores.

Os problemas mecânicos e as batidas minaram as performances dos brasileiros neste ano. Nasr, por exemplo, chegou a liderar a prova e sustentou a vantagem por várias horas, até o carro #75 apresentar falhas. Com isso, o jejum segue: nenhum piloto do Brasil, em 100 anos das 24 Horas de Le Mans, venceu a corrida na classe principal. Fittipaldi também brigou pela ponta na LMP2 e Derani, alcançou o melhor resultado.

Os desempenhos, quando comparados com 2022, foram piores. Sendo assim, o GRANDE PREMIUM traz os contrastes das participações dos brasileiros na principal prova do endurance mundial e que integra o WEC. As estatísticas estarão acompanhadas de um breve relato sobre a performance do piloto.

Porsche Penske #75, que teve Felipe Nasr como membro do trio, abandonou por problemas no combustível (Foto: 24 Horas de Le Mans)

FELIPE NASR
Participação em 2022

Carro: #5 — Oreca 07
Equipe: Penske
Classe: LMP2
Trio: Dane Cameron, Emmanuel Collard e Felipe Nasr
Resultado na classificação: 9º na classe (de 27)
Resultado na corrida: 5º na classe (de 27)

Participação em 2023
Carro: #75 — Porsche 963
Equipe: Penske
Classe: Hipercarro
Trio: Mathieu Jaminet, Felipe Nasr e Nick Tandy
Resultado na classificação: 4º na classe (de 16)
Resultado na corrida: 16º na classe (de 16)

Foi apenas em sua terceira participação na classe LMP2 das 24 Horas de Le Mans, em 2022, que Felipe Nasr conseguiu um bom resultado. Em 2019 e em 2021, o brasileiro não chegou nem mesmo ao top-10, enquanto no ano passado uma classificação aceitável fez com que o trio, com Dane Cameron e Emmanuel Collard, conseguisse brigar por boas posições na corrida. A Penske não era apontada como uma equipe favorita na LMP2, o que tornou a quinta posição um resultado ainda mais interessante.

A boa performance levou o brasiliense ao hipercarro da Penske em 2023, que tem uma importante parceria com a Porsche. Mais uma vez, o trio — nesta oportunidade com Mathieu Jaminet e Nick Tandy — conseguiu uma boa classificação, com a quarta colocação, atrás apenas dos carros da Ferrari e de uma Toyota. Na corrida, o #75 chegou a sustentar a liderança por algumas horas até uma falha na pressão de combustível que obrigou o bólido a desistir da prova — foi o primeiro hipercarro a abandonar.

Pipo Derani, integrante do #311 da Action Express, em nenhum momento brigou pela vitória, mas mesmo assim conseguiu o melhor resultado entre os brasileiros (Foto: AX Racing)

PIPO DERANI
Participação em 2022
Carro: #708 — Glickenhaus SCG 007 LMH
Equipe: Glickenhaus
Classe: Hipercarro
Trio: Olivier Pla, Romain Dumas e Pipo Derani
Resultado na classificação: 5º na classe (de 5)
Resultado na corrida: 4º na classe (de 5)

Participação em 2023
Carro:
#311 — Cadillac V-Series.R
Equipe: Action Express
Classe: Hipercarro
Trio: Jack Aitken, Pipo Derani e Alexander Sims
Resultado na classificação: 13º na classe (de 16)
Resultado na corrida: 10º na classe (de 16)

Um dos principais nomes do endurance brasileiro, Pipo Derani chegou a sua oitava participação nas 24 Horas de Le Mans. Porém, o paulistano novamente não ficou próximo da vitória, já que o trio, formado também por Jack Aitken e Alexander Sims, teve dificuldades para extrair desempenho do Cadillac V-Séries.R, da Action Express, que disputa o campeonato do IMSA. Outra situação que dificultou foi uma batida de Aitken logo nos primeiros instantes da corrida, o que deixou o #311 bastante danificado.

Em 2022, com carros próprios do WEC e sob o comando da Glickenhaus, Derani também não teve vida fácil. Já na disputa da Hyperpole, o #708 esteve distante dos bólidos da Toyota e se posicionou no grid de largada como o pior da classe. Por sua vez, na prova principal, pouco mudou e os problemas de suspensão potencializaram a desvantagem para o trio vencedor, que foi de 10 voltas.

O JOTA #28, que contava com Pietro Fittipaldi, começou a ter problemas ainda quando a chuva caiu, no primeiro quarto de prova. E não se recuperou mais, até abandonar (Foto: WEC)

PIETRO FITTIPALDI
Participação em 2022
Carro: #43 — Oreca 07
Equipe: Inter Europol
Classe: LMP2
Trio: David Heinemeier Hansson, Fabio Scherer e Pietro Fittipaldi
Resultado na classificação: 24º na classe (de 27)
Resultado na corrida: 14º na classe (de 27)

Participação em 2023
Carro:
#28 — Cadillac V-Series.R
Equipe: JOTA
Classe: LMP2
Trio: Pietro Fittipaldi, David Heinemeier Hansson e Oliver Rasmussen
Resultado na classificação: 2º na classe (de 24)
Resultado na corrida: 13º na classe (de 24)

Pietro Fittipaldi viveu extremos em suas participações na classe LMP2 das 24 Horas de Le Mans. Em 2022, o brasileiro se classificou mal com a equipe Inter Europol e com isso teve dificuldades para disputar a vitória na etapa. Embora tenha reagido a ponto de terminar na 14ª posição, o resultado não foi impressionante. Um ponto curioso é que o trio também era composto por David Heinemeier Hansson e Fabio Scherer — este último, o vencedor da LMP2 em Le Mans neste ano, em formação com Albert Costa e Jacob Smiechowski.

Já em 2023, a situação foi outra: Fittipaldi liderou o primeiro dia de classificação das 24 Horas de Le Mans e terminou na vice-liderança no segundo dia — que definiu o grid de largada. Dessa vez, o carro #28 da JOTA brigou pela ponta até a noite do sábado, na França. Os problemas, com escapadas da pista na chuva e de ordem mecânicas, custaram a chance de terminar na frente. O resultado foi um decepcionante 13º lugar, ainda que a participação tenha sido comemorada pelo brasileiro.

O #35 da Alpine, que contava com André Negrão, terminou em nono, mas brigava pelo pódio até Memo Rojas, outro dos pilotos do conjunto, participar do acidente que tirou o Toyota #7, um dos favoritos no geral, da corrida (Foto: WEC)

ANDRÉ NEGRÃO
Participação em 2022
Carro: #36 — Alpine A480
Equipe: Alpine
Classe: Hipercarro
Trio: André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière
Resultado na classificação: 3º na classe (de 5)
Resultado na corrida: 5º na classe (de 5)

Participação em 2023
Carro: #35 — Oreca 07
Equipe: Alpine
Classe: LMP2
Trio: Olli Caldwell, André Negrão e Memo Rojas
Resultado na classificação: 19º na classe (de 24)
Resultado na corrida: 9º na classe (de 24)

André Negrão fez o caminho inverso de Felipe Nasr. Em 2022, o piloto campineiro disputou a classe hipercarro com a Alpine e embora tenha se classificado próximo dos bólidos da Toyota, a corrida foi desastrosa com os problemas de transmissão — que levaram a uma desvantagem de 18 voltas em relação ao líder e colocou o #36 fora do top-20 no geral.

Do hipercarro ao LMP2, neste ano, esperava-se que a Alpine brigasse pela vitória na classe inferior. Mas as dificuldades na classificação já denunciavam que, mais uma vez, as 24 Horas de Le Mans não trariam bons ventos para o brasileiro. Na corrida, a reação foi significativa e o #35 chegou a vislumbrar o pódio, até se envolver em um acidente com Kamui Kobayashi, o que deixou a suspensão dianteira esquerda danificada. O temporal que desabou sobre o circuito francês não colaborou e o trio, formado também por Olli Caldwell e Memo Rojas, teve de se contentar em completar a prova no top-10.

Na LMGTE-Am, o Kessel #57, de Daniel Serra, brigava pelo pódio até ter problemas. O brasileiro foi para a pista tentar recuperar, mas bateu (Foto: WEC)

DANIEL SERRA
Participação em 2022
Carro:
#51 — Ferrari 488 GTE Evo
Equipe: AF Corse
Classe: LMGTE Pro
Trio: Alessandro Pier Guidi, James Calado e Daniel Serra
Resultado na classificação: 6º na classe (de 7)
Resultado na corrida: 2º na classe (de 7)

Participação em 2023
Carro:
#57 — Ferrari 488 GTE Evo
Equipe: Kessel
Classe: LMGTE Am
Trio: Scott Huffaker, Takeshi Kimura e Daniel Serra
Resultado na classificação: 6º na classe (de 21)
Resultado na corrida: 10º na classe (de 21)

Daniel Serra foi o único brasileiro a conquistar um pódio nas 24 Horas de Le Mans em 2022. O piloto paulistano dividiu o #51, na classe LMGTE Pro, com dois vencedores da classe principal, de hipercarros, neste ano: Alessandro Pier Guidi e James Calado. A performance na classificação não foi boa e o carro da AF Corse teve de largar na sexta posição entre os bólidos de sua divisão. Porém, na corrida, o ritmo da equipe cresceu e chegou a brigar pela vitória com o trio Gianmaria Bruno, Richard Lietz e Frederic Makowiecki, da Porsche. Um furo no pneu obrigou o #51 a fazer um pit-stop e com isso o caminho ficou aberto para o #91 conquistar a vitória.

O quase do ano passado motivou Serra a vir com a faca entre os dentes na prova de 2023, na mesma classe. Mais uma vez, o brasileiro largou da 6ª colocação entre os carros de sua classe e a briga pelo pódio parecia palpável, até o #57 da Kessel apresentar problemas mecânicos. Pela manhã de domingo, quando a prova se encaminhava para o fim, o veterano de 39 anos bateu e teve de abandonar.

Carro #74, guiado pelo trio de Felipe Fraga, nas 24 Horas de Le Mans de 2022. Piloto brasileiro não participou neste ano

FELIPE FRAGA
Participação em 2022
Carro:
#74 — Ferrari 488 GTE Evo
Equipe: Riley Motorsport
Classe: LMGTE Pro
Trio: Felipe Fraga, Sam Bird e Shane van Gisbergen
Resultado na classificação: 7º na classe (de 7)
Resultado na corrida: 5º na classe (de 7)

O único brasileiro que participou em 2022 e não retornou para 2023 foi Felipe Fraga, atualmente envolvido com a Stock Car, pela equipe Blau Motorsport. No ano passado, o paraense dividiu o #74 da Riley Motorsport com Sam Bird e Shane van Gisbergen, mas o desempenho não foi o mesmo de 2021, quando conquistou o segundo lugar na classe LMGTE Am. Tanto na classificação, quanto na corrida, Fraga esteve distante da vitória e terminou apenas na quinta colocação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar