A Fórmula 1 já aumentou a pontuação das corridas sprint e, em 2023, também vai aumentar o número de etapas ao longo do campeonato. O GRANDE PREMIUM colocou lado a lado como foram os últimos dois anos com o formato e o que esperar no ano que vem

Corridas sprint. Aquele formato que desde sua fundação, em 2021, divide opiniões dentro e fora do paddock. Mas fato é que a Fórmula 1 tenta de todas as formas fazer as provas um sucesso. Tanto que já aumentou a pontuação e, em 2023, também vai aumentar o número de corridas ao longo do campeonato.

Por isso, o GRANDE PREMIUM separou aqui, lado a lado, como foram os dois primeiros anos das sprint e o que muda em 2023 até o momento.

As corridas sprint em 2021 e 2022

A corrida sprint em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

As corridas sprint vão mudar em 2023, mas também já foram alteradas nesta temporada de 2022. Em seu ano de estreia, a Fórmula 1 apostou em apenas três provas e com menos pontos. A categoria colocou o novo formato em Interlagos, Monza e Grã-Bretanha. À época, apenas os três primeiros colocados eram premiados — três ao primeiro, dois ao segundo e um ponto ao terceiro. É por isso que havia muitas discussões sobre valer ou não se arriscar por tão pouco e ainda ter chance de não conseguir participar da corrida principal no domingo.

Em 2021, os pilotos completaram, ao todo, 59 voltas e com apenas 18 pontos em jogo. Por isso, neste ano, a categoria aumentou a pontuação: o primeiro recebia oito tentos, o segundo levava sete e assim sucessivamente até a oitava colocação. As praças também mudaram: Interlagos seguiu entre as opções, enquanto Áustria e Ímola ocuparam as duas vagas restantes. Em três corridas, os carros completaram 68 voltas, com 108 pontos em jogo.

As corridas sprint em 2023

Tendência da F1 é aumentar ainda mais as sprint (Foto: Twitter / Red Bull)

Um rumor que rondava o paddock do GP de São Paulo, que sediou a última sprint de 2022, era de que a Fórmula 1 gostaria de fazer da prova um evento isolado, como são em F2 e F3, sem ter influência na formação do grid de largada de domingo, o que encorajaria os pilotos a se arriscarem mais. Bom, isso não foi confirmado, mas a categoria já revelou quais praças vão receber o formato, que vai dobrar no ano que vem: São Paulo, Azerbaijão, Catar, Áustria, Bélgica e Austin, nos Estados Unidos.

De acordo com a Fórmula 1, a seleção das praças foi “resultado de uma pesquisa com as pistas mais adequadas ao formato, incluindo oportunidades de ultrapassagem, corridas apertadas, setores de alta-velocidade — e está projetado para garantir a competitividade na ação de pista em todos os três dias dos fins de semana de GP”. A quantidade de corridas sprint por ano era um desejo da F1 já para 2022, mas o plano teve de ser freado após desentendimento com a FIA.

Com isso, serão 216 pontos em jogo e os pilotos completarão 117 voltas ao todo.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar