Domínio absoluto nos testes coletivos de pré-temporada em 2023 coloca a Red Bull disparada no favoritismo. Mas foi tão diferente assim no ano passado?

ACORDA, TOTO! 5 MOTIVOS PARA ASSISTIR A F1 2023

A temporada da Fórmula 1 começa no próximo fim de semana, com o GP do Bahrein, na mesma pista onde os carros aceleraram há apenas alguns dias, durante a sessão única de testes coletivos. A sensação, ao sair dos três dias de atividades é que o campeonato vindouro será um desfile da Red Bull rumo ao bi consecutivo de Construtores e o tri de pilotos. O GRANDE PREMIUM separa alguns números na comparação entre 2023 e 2022.

Os testes de 2023 foram, assim, tão dominantes? A tirar alguns números principais, a sensação que se tem é que o rendimento foi até que bem parecido ao que aconteceu em 2022. O que não seria tão ruim assim, visto o resultado final da temporada. A pré-temporada 2022, é bom destacar, contou com duas sessões de testes de três dias: a primeira em Barcelona, enquanto a segundo foi no mesmo Bahrein da sessão solitária de 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen liderou primeiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein com a Red Bull (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)

Confira os números e, depois, a conclusão:

BARCELONA, 2022

Colocação na tabela geral: Sergio Pérez 3º e Max Verstappen
Diferença para o líder: 0s418 e 0s618 (Lewis Hamilton liderou)
Dias liderados: nenhum
Atrás de: Ambas Mercedes (Pérez) e Lando Norris e Charles Leclerc (Verstappen)
Mais voltas entre pilotos: Verstappen 5º (206) e Pérez 11º (152)
Mais voltas entre equipes: 4º lugar (358, atrás de Ferrari, Mercedes e McLaren)
Diferença de voltas para líder: 81 (Ferrari liderou)

Sergio Pérez durante os testes de pré-temporada 2022 em Barcelona (Foto: AFP)

BAHREIN, 2022

Colocação na tabela geral: Verstappen 1º e Pérez 8º
Diferença do líder: 0s521 (Mick Schumacher foi o 2º)
Dias liderados: 1 (o último)
Atrás de: Mick Schumacher, Charles Leclerc, Fernando Alonso, George Russell, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda (Pérez)
Mais voltas entre pilotos: Pérez 6º (181) e Verstappen 15º (139)
Mais voltas entre equipes: 6º lugar (320, atrás de Mercedes, AlphaTauri, Ferrari, Alfa Romeo e Aston Martin)
Diferença de voltas para líder: 65 (Mercedes liderou)

Max Verstappen nos testes de 2022 no Bahrein (Foto: Red Bull Content Pool)

BAHREIN 2023

Colocação na tabela geral: Pérez 1º e Verstappen 11º
Diferença do líder: 0s359 (Lewis Hamilton foi o 2º)
Dias liderados: 2 (o primeiro com Verstappen e o terceiro com Pérez)
Atrás de: Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen, George Russell, Fernando Alonso e Guanyu Zhou (Verstappen)
Mais voltas entre pilotos: Pérez 9º (209) e Verstappen 10º (204)
Mais voltas entre equipes: 5º lugar (413, atrás de AlphaTauri, Williams, Ferrari e Haas)
Diferença de voltas para líder: 54 (AlphaTauri liderou)

Sergio Pérez fez a melhor volta da pré-temporada 2023 (Foto: AFP)

+ CONFIRA TODO CONTEÚDO ESPECIAL DO GRANDE PREMIUM

É importante destacar que são apenas números frios. Talvez o número mais importante seja o da quantidade de voltas dadas pelos pilotos nos três dias de teste: 413 em 2023 contra 320 na sessão barenita do ano anterior. É verdade que os carros estão, em geral, mais confiáveis, algo normal no segundo ano de um novo e amplo regulamento.

Fato é que em 2022 o carro era pesado, como quase todos, e havia certa desconexão entre o combustível utilizado, o E10, com a nova estrutura do carro, algo que a própria Honda admitiu. Custou tempo de pista para a Red Bull, na contagem geral de quilometragem.

O carro era bastante veloz, mas a percepção geral era de que a Ferrari se punha em grau de igualdade. Apesar da Mercedes estar bem pior, a confiança de que teria mais a mostrar uma vez que a temporada começasse era que as três partiriam de certo nível de proximidade.

Neste 2023, o mundo inteiro sabe que a Mercedes é quem caça e tenta chegar. Mas o rendimento da Ferrari com diferentes pesos e modos de motor não está no mesmo nível dos carros rubro-taurinos, segundo percepção do paddock. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, expectativa é ver a Red Bull entre 0s2 e 0s4 mais rápida que a Ferrari.

Mais do que voltas e números gerais, o que a pré-temporada de 2023 deixa de gosto é que a Red Bull começa o campeonato caminhando solitária na ponta da ordem de forças.

TODO MUNDO ODEIA O CHRISTIAN: O QUE SERÁ DA RED BULL NA F1 2023?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar