Com a Era Gen3 já em andamento, a Fórmula E se prepara para realizar sua segunda etapa de 2023 em Diriyah — que recebeu justamente a estreia do ano passado. Assim, o GRANDE PREMIUM colocou Lado a Lado as corridas que abriram as últimas duas temporadas da categoria

A Fórmula E deu o pontapé inicial na Era Gen3 da categoria no último dia 14, quando Jake Dennis abriu a temporada 2022/23 com uma vitória dominante no eP da Cidade do México. E se o britânico abriu o ano com uma atuação de encher os olhos e a sensação de que as rivais vão precisar correr atrás do motor Porsche, a estreia do ano anterior indicava um domínio da Mercedes e nova corrida de Nyck de Vries pela taça — o que não ocorreu.

Assim, o GRANDE PREMIUM resolveu listar e comparar as estreias da Fórmula E em 2022 e 2023, principalmente levando em consideração que o ano passado reservou a despedida dos Gen2, enquanto o campeonato atual recebe os Gen3 pela primeira vez na história.

Vale destacar, entretanto, que a ordem das duas primeiras corridas acabou invertida pela categoria de um ano para o outro. Enquanto a Cidade do México recebeu a estreia de 2023, o eP de Diriyah — que acontece neste fim de semana, entre sexta (27) e sábado — foi responsável por abrir o campeonato do ano passado. Como a corrida árabe é em sistema de rodada dupla, usaremos apenas a disputa que realmente abriu a temporada.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sem mais delongas, vamos à comparação entre as estreias de 2022 e 2023 na Fórmula E:

eP de Diriyah 1 terminou com vitória de Nyck de Vries, hoje na F1 (Foto: FIA Fórmula E)

eP de Diriyah 2021/22

Na abertura do ano passado, um recital da Mercedes. A equipe alemã, vencedora dos últimos quatro títulos distribuídos na Fórmula E — dois de Pilotos e dois de Construtores —, dominou completamente a disputa e abriu o campeonato com direito a 1-2, com Nyck de Vries em primeiro e Stoffel Vandoorne — que viria a ser campeão — em segundo.

O belga, inclusive, teve uma oportunidade de ouro para iniciar sua caminhada em 2021/22 com vitória — mas desperdiçou. Pole, Vandoorne mantinha a primeira posição até a volta 14, quando errou no momento de passar pela zona de ativação do modo ataque. Assim, De Vries aproveitou o equívoco para tomar a primeira posição e não largar mais, já que Stoffel teria que passar pelo traçado externo novamente.

Entre o top-3, a única semelhança foi a presença de Jake Dennis — se o britânico da Andretti conseguiu uma grande vitória na estreia desse ano, o terceiro lugar de 2022 em Diriyah também parecia um ótimo resultado para começar o campeonato.

Top-10: Nyck de Vries, Stoffel Vandoorne, Jake Dennis, Sam Bird, Lucas Di Grassi, Edoardo Mortara, Nick Cassidy, Jean-Èric Vergne, Oliver Askew e Mitch Evans

Não pontuaram: Pascal Wehrlein, Maximilian Günther, André Lotterer, Alexander Sims, Sérgio Sette Câmara, Robin Frijns, Sébastien Buemi, Dan Ticktum, Oliver Turvey e Antonio Giovinazzi

Abandonaram: Oliver Rowland e António Félix da Costa

Pole: Stoffel Vandoorne, Mercedes [1min08s626]

Volta mais rápida: Nick Cassidy, Envision [1min09s207]

Líderes: Stoffel Vandoorne [volta 1 a volta 13] e Nyck de Vries [volta 14 a volta 41]

Em 2023, foi a vez de Jake Dennis abrir a Fórmula E com vitória (Foto: Fórmula E)

eP da Cidade do México 2022/23

A estreia da Era Gen3 na Fórmula E foi mais monótona do que o previsto — principalmente se a disputa mexicana da temporada passada for levada em consideração. Com um asfalto extremamente sujo e abrasivo, os pilotos tinham muitas dificuldades para controlar os carros e trouxeram uma disputa com poucos momentos fortes de emoção.

A briga real se restringiu à batalha de Lucas Di Grassi pelo terceiro lugar, com uma estratégia de gerenciamento de bateria muito ousada, além da excelente estreia do trem de força da Porsche, que viu todos os quatro carros com motores alemães dentro do top-7 — vale lembrar que a montadora é fornecedora da Andretti, que venceu com Jake Dennis.

Foi apenas a primeira corrida, mas a falta de conhecimento sobre os carros Gen3 liga um alerta: é necessário compreender os pontos fracos e fortes do novo monoposto, assim como dos novos compostos Hankook, para que seja possível extrair cada vez mais da nova máquina — e o mais rápido possível.

Top-10: Jake Dennis, Pascal Wehrlein, Lucas Di Grassi, André Lotterer, Jake Hughes, Sébastien Buemi, António Félix da Costa, Mitch Evans, Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne

Não pontuaram: Maximilian Günther, Jean-Èric Vergne, Oliver Rowland, Nico Müller, Sacha Fenestraz, Sérgio Sette Câmara e Dan Ticktum

Abandonaram: René Rast, Edoardo Mortara, Sam Bird, Norman Nato e Robin Frijns

Pole: Lucas Di Grassi, Mahindra [1min13s575]

Volta mais rápida: Jake Dennis, Andretti [1min14s195]

Líderes: Lucas Di Grassi [volta 1 a volta 11] e Jake Dennis [volta 12 a volta 41]

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar