Ainda em seu primeiro ano de terceira geração, a Fórmula E quer evitar a repetição de alguns problemas e já trabalha nas características do Gen4, previsto apenas para 2026. Assim, o GRANDE PREMIUM fez um levantamento sobre as principais diferenças para o modelo atual

A Fórmula E já planeja seus próximos passos para o futuro e, nesta quarta-feira (7), lançou o edital para a quarta geração de carros, prevista para estrear apenas na temporada 2026/27. Ainda em seu primeiro ano de Gen3, a categoria já almeja uma revolução aerodinâmica nos monopostos e mais um aumento de energia, tornando os novos bólidos os mais rápidos da história.

No Lado a Lado desta semana, o GRANDE PREMIUM compara as principais características dos dois modelos, tendo em vista que o edital do Gen4 ainda pode sofrer profundas alterações até a homologação final dos carros.

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Depois de um início complicado, o Gen3 agrada bastante em 2023 (Foto: Fórmula E)

Gen3

O monoposto de terceira geração ainda faz sua primeira temporada na categoria, mas vem agradando bastante. Depois de um início bastante difícil, com muitos problemas de confiabilidade — principalmente em relação à bateria, produzida pela Williams —, a Fórmula E se encontrou com o Gen3 e faz um de seus melhores campeonatos da história, com corridas alucinantes e cheias de ultrapassagens.

A principal crítica, entretanto, é a discrepância de regeneração energética feita de frente para o vento e sob o vácuo. Como a bateria é recarregada de maneira muito superior quando se está atrás de outro carro, tem sido comum ver pilotos abdicando da liderança ao longo das corridas. Ainda que isso gere cenários interessantes de disputa, é algo que precisa ser analisado para a próxima geração.

Potência máxima na classificação: 350 kW
Potência máxima na corrida: 300 kW
Potência com modo de ataque: 350 kW
Regeneração máxima de energia: 600 kW
Capacidade da bateria: 47 kWh
Tração: Traseira
Peso do carro (com piloto): 854 kg
Peso da bateria: 284 kg
Largura: 1,7 metro
Comprimento: 5,016 metros
Altura: 1,023 metro

Corridas da Fórmula E têm sido marcadas por equilíbrio e muitas ultrapassagens com o Gen3 (Foto: Fórmula E)

Gen4

Em seu próximo capítulo, a Fórmula E quer corrigir uma característica em especial: a confiabilidade. Depois de uma pré-temporada tomada por quebras e reclamações, a categoria visa iniciar o planejamento com antecedência justamente para evitar novos problemas, inclusive com o lançamento do regulamento esportivo — que saiu de maneira tardia para a edição 2022/23.

Entre as principais mudanças do Gen4, está o aumento da capacidade da bateria, assim como seu peso. Além disso, a potência do carro vai dobrar em relação ao modelo atual, passando de 300 kW para 600 kW. Confira:

Potência máxima na classificação: 600 kW
Potência máxima na corrida: 600 kW
Potência com modo de ataque: 600 kW
Regeneração máxima de energia: 700 kW
Capacidade da bateria: 55 kWh
Tração: Dianteira e traseira
Peso do carro (com piloto): 930 kg
Peso da bateria: 340 kg
Largura: 1,8 metro
Comprimento: 5 metros
Altura: 1,25 metro

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