Finalizado o primeiro teste da pré-temporada da MotoGP, o GRANDE PREMIUM coloca Lado a Lado as baterias de 2022 e 2023 para comparar o início de ano das fábricas na classe rainha do Mundial de Motovelocidade
A MotoGP já encerrou a primeira bateria de testes da pré-temporada 2023. Como costuma acontecer, o circuito de Sepang foi o palco do primeiro encontro do elenco deste ano e, na conclusão dos trabalhos, Ducati e Aprilia foram as marcas que mais se destacaram.
No combinado dos três dias de testes — marcados por alguns momentos de chuva, mas com pista seca em abundância —, foi a casa de Bolonha quem levou a melhor, não só pela liderança de Luca Marini ou pela dobradinha com Francesco Bagnaia, mas porque foram sete Desmosedici no top-10. A única exceção foi Johann Zarco, que acabou em 16º, 0s963 atrás do piloto da VR46.
A liderança da Ducati não chega a surpreender, claro. Afinal, a Ducati é a moto campeã do mundo. Foi esse protótipo, aliás, que liderou o treino, já que Marini, Bezzecchi, Álex Márquez e Fabio Di Giannantonio vão usar a versão 2022 da moto. O time de fábrica e a Pramac, por sua vez, terão a moto do ano.
O outro destaque no top-10 foi a Aprilia. Maverick Viñales foi o mais rápido e ficou a só 0s147 do líder, em terceiro, enquanto Aleix Espargaró ficou com o sexto tempo, 0s418 mais lento.
Não chega também a ser uma surpresa. A moto italiana avançou bastante no ano passado e precisava apenas de uma evolução para se manter na ponta. Capitão do time, Aleix citou melhora em todas as áreas, mas ainda aguarda um motor mais forte para o teste de Portimão, o último da pré-temporada.
1 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:57.889 | |
2 | F BAGNAIA | Ducati | 1:57.969 | +0.080 |
3 | M VIÑALES | Aprilia | 1:58.036 | +0.147 |
4 | E BASTIANINI | Ducati | 1:58.149 | +0.260 |
5 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:58.204 | +0.315 |
6 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:58.307 | +0.418 |
7 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:58.344 | +0.455 |
8 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:58.363 | +0.474 |
9 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:58.385 | +0.496 |
10 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:58.666 | +0.777 |
11 | R FERNÁNDEZ | RNF APRILIA | 1:58.710 | +0.821 |
12 | J MIR | Honda | 1:58.784 | +0.895 |
13 | P ESPARGARÓ | GasGas | 1:58.797 | +0.908 |
14 | B BINDER | KTM | 1:58.812 | +0.923 |
15 | M OLIVEIRA | RNF APRILIA | 1:58.839 | +0.950 |
16 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:58.852 | +0.963 |
17 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:58.897 | +1.008 |
18 | J MILLER | KTM | 1:58.901 | +1.012 |
19 | Á RINS | LCR Honda | 1:58.932 | +1.043 |
20 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:58.986 | +1.097 |
21 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:59.535 | +1.646 |
22 | A FERNÁNDEZ | GasGas | 1:59.660 | +1.771 |
23 | C CRUTCHLOW | Yamaha | 1:59.923 | +2.034 |
24 | S BRADL | Honda | 2:00.435 | +2.546 |
Por outro lado, o catalão deixou Sepang com a sensação de ter embarcado no mesmo trem do ano passado. Em 2022, a Ducati fechou o teste de Sepang com ‘só’ quatro motos no top-10 do teste malaio, mas foi uma enorme força ao longo do campeonato, com Bagnaia recuperando uma infinidade de pontos para assegurar o segundo título da história da marca.
No campo italiano, a sensação é de que a GP23 é uma moto melhor e mais rápida, ainda que a dianteira ainda demande algum refino, por conta da agressividade. No entanto, ninguém pareceu excessivamente preocupado.
A última posição no top-10 da pré-temporada malaia 2023 ficou com Marc Márquez. O maior alento deste resultado diz respeito à forma física do espanhol. Depois de uma verdadeira epopeia por conta da fratura sofrida em 2020, o espanhol parece recuperado, ainda que diga que tem ciência de que nunca terá um braço normal. Mesmo assim, a forma física o deixou satisfeito.
A RC213V, por outro lado, nem tanto. Diferente de Ducati e Aprilia, a Honda precisa de uma revolução, mas, pelo que se viu em Sepang, não foi isso que entregou. Marc teve quatro motos para testar, mas acabou escolhendo no último dia a mais parecida com o que já que tinha provado em Valência no ano passado, um sinal de que o trabalho dos engenheiros não caminhou tão bem quanto deveria.
Ainda resta algum tempo pela frente, mas a marca da asa dourada corre contra o tempo para tentar salvar 2023 e apagar o fiasco do ano passado.
No campo da Yamaha, um sinal claro de evolução no que diz respeito à velocidade. O motor da YZR-M1 é mais rápido, a moto tem mais velocidade final, chegando muito mais próxima da Ducati, mas a posição na tabela é reflexo de um problema encontrado no fim do teste: a performance em classificação foi um horror. E no ano em que a classe rainha vai introduzir as corridas sprint, é um dano sensível e preocupante. A casa de Iwata corre contra o tempo para identificar e solucionar o problema.
A KTM, por outro lado, levou um batalhão de coisas para testar na Malásia, mas os muitos experimentos ainda não deram uma visão clara do nível da RS-GP. De certeza mesmo, só que Pol Espargaró é muito mais feliz em Mattighofen do que vinha sendo na Honda.
Um olhar rápido para a tabela combinada do teste de 2022, mostra uma MotoGP mais misturada, com marcas mais emboladas, o que não foi a realidade da temporada, amplamente dominada pela Ducati. Mas ali tinha a Suzuki, que tinha uma moto competitiva e deixou o Mundial.
1 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:58.131 | |
2 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:58.157 | +0.026 |
3 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:58.243 | +0.112 |
4 | Á RINS | Suzuki | 1:58.261 | +0.130 |
5 | M VIÑALES | Aprilia | 1:58.261 | +0.130 |
6 | F BAGNAIA | Ducati | 1:58.265 | +0.134 |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:58.313 | +0.182 |
8 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:58.332 | +0.201 |
9 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:58.413 | +0.282 |
10 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:58.420 | +0.289 |
11 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:58.430 | +0.299 |
12 | J MIR | Suzuki | 1:58.529 | +0.398 |
13 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:58.607 | +0.476 |
14 | J MILLER | Ducati | 1:58.645 | +0.514 |
15 | M OLIVEIRA | KTM | 1:58.701 | +0.570 |
16 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:58.710 | +0.579 |
17 | Á MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:58.800 | +0.669 |
18 | B BINDER | KTM | 1:59.016 | +0.885 |
19 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:59.180 | +1.049 |
20 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:59.197 | +1.066 |
21 | C CRUTCHLOW | Yamaha | 1:59.262 | +1.131 |
22 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:59.284 | +1.153 |
23 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:59.348 | +1.217 |
24 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:59.365 | +1.234 |
25 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:59.857 | +1.700 |
26 | S GUINTOLI | Suzuki | 1:59.996 | +1.753 |
27 | T TSUDA | Suzuki | 2:05.678 | +7.417 |
A realidade do campeonato só será conhecida quando a temporada começar para valer, mas ver tantas Ducati na parte de cima da tabela é um sinal de que a casa de Bolonha se reforçou bem para defender a tríplice coroa.
A comparação dos treinos de 2022 e 2023 não oferece uma resposta clara, mas é bom lembrar: a Ducati sofreu com a GP22 na fase de testes, mas depois engrenou e encerrou um jejum de 15 anos com o título da MotoGP. Desta vez, a história é outra.
Sem o peso de lutar contra a estiagem, os italianos já começaram bem e mostrando que a nova moto é bem nascida e pouco difícil de entender. A diferença de um ano para outro permite uma conclusão óbvia e simples: a Ducati vem aí para dar trabalho.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube