Finalizado o primeiro teste da pré-temporada da MotoGP, o GRANDE PREMIUM coloca Lado a Lado as baterias de 2022 e 2023 para comparar o início de ano das fábricas na classe rainha do Mundial de Motovelocidade

Já vi isso antes? MotoGP volta de onde parou: com Ducati na frente e Aprilia forte

A MotoGP já encerrou a primeira bateria de testes da pré-temporada 2023. Como costuma acontecer, o circuito de Sepang foi o palco do primeiro encontro do elenco deste ano e, na conclusão dos trabalhos, Ducati e Aprilia foram as marcas que mais se destacaram.

No combinado dos três dias de testes — marcados por alguns momentos de chuva, mas com pista seca em abundância —, foi a casa de Bolonha quem levou a melhor, não só pela liderança de Luca Marini ou pela dobradinha com Francesco Bagnaia, mas porque foram sete Desmosedici no top-10. A única exceção foi Johann Zarco, que acabou em 16º, 0s963 atrás do piloto da VR46.

Luca Marini colocou a Ducati na frente no teste de Sepang da MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

A liderança da Ducati não chega a surpreender, claro. Afinal, a Ducati é a moto campeã do mundo. Foi esse protótipo, aliás, que liderou o treino, já que Marini, Bezzecchi, Álex Márquez e Fabio Di Giannantonio vão usar a versão 2022 da moto. O time de fábrica e a Pramac, por sua vez, terão a moto do ano.

O outro destaque no top-10 foi a Aprilia. Maverick Viñales foi o mais rápido e ficou a só 0s147 do líder, em terceiro, enquanto Aleix Espargaró ficou com o sexto tempo, 0s418 mais lento.

Não chega também a ser uma surpresa. A moto italiana avançou bastante no ano passado e precisava apenas de uma evolução para se manter na ponta. Capitão do time, Aleix citou melhora em todas as áreas, mas ainda aguarda um motor mais forte para o teste de Portimão, o último da pré-temporada.

1L MARINIVR46 Ducati1:57.889 
2F BAGNAIADucati1:57.969+0.080
3M VIÑALESAprilia1:58.036+0.147
4E BASTIANINIDucati1:58.149+0.260
5J MARTÍNPramac Ducati1:58.204+0.315
6A ESPARGARÓAprilia1:58.307+0.418
7F DI GIANNANTONIOGresini Ducati1:58.344+0.455
8M BEZZECCHIVR46 Ducati1:58.363+0.474
9Á MÁRQUEZGresini Ducati1:58.385+0.496
10M MÁRQUEZHonda1:58.666+0.777
11R FERNÁNDEZRNF APRILIA1:58.710+0.821
12J MIRHonda1:58.784+0.895
13P ESPARGARÓGasGas1:58.797+0.908
14B BINDERKTM1:58.812+0.923
15M OLIVEIRARNF APRILIA1:58.839+0.950
16J ZARCOPramac Ducati1:58.852+0.963
17F QUARTARAROYamaha1:58.897+1.008
18J MILLERKTM1:58.901+1.012
19Á RINSLCR Honda1:58.932+1.043
20F MORBIDELLIYamaha1:58.986+1.097
21T NAKAGAMILCR Honda1:59.535+1.646
22A FERNÁNDEZGasGas1:59.660+1.771
23C CRUTCHLOWYamaha1:59.923+2.034
24S BRADLHonda2:00.435+2.546
Resultado combinado dos três dias de testes em Sepang em 2023

Por outro lado, o catalão deixou Sepang com a sensação de ter embarcado no mesmo trem do ano passado. Em 2022, a Ducati fechou o teste de Sepang com ‘só’ quatro motos no top-10 do teste malaio, mas foi uma enorme força ao longo do campeonato, com Bagnaia recuperando uma infinidade de pontos para assegurar o segundo título da história da marca.

No campo italiano, a sensação é de que a GP23 é uma moto melhor e mais rápida, ainda que a dianteira ainda demande algum refino, por conta da agressividade. No entanto, ninguém pareceu excessivamente preocupado.

A última posição no top-10 da pré-temporada malaia 2023 ficou com Marc Márquez. O maior alento deste resultado diz respeito à forma física do espanhol. Depois de uma verdadeira epopeia por conta da fratura sofrida em 2020, o espanhol parece recuperado, ainda que diga que tem ciência de que nunca terá um braço normal. Mesmo assim, a forma física o deixou satisfeito.

Francesco Bagnaia vai defender o título usando o #1 (Foto: Divulgação/MotoGP)

A RC213V, por outro lado, nem tanto. Diferente de Ducati e Aprilia, a Honda precisa de uma revolução, mas, pelo que se viu em Sepang, não foi isso que entregou. Marc teve quatro motos para testar, mas acabou escolhendo no último dia a mais parecida com o que já que tinha provado em Valência no ano passado, um sinal de que o trabalho dos engenheiros não caminhou tão bem quanto deveria.

Ainda resta algum tempo pela frente, mas a marca da asa dourada corre contra o tempo para tentar salvar 2023 e apagar o fiasco do ano passado.

No campo da Yamaha, um sinal claro de evolução no que diz respeito à velocidade. O motor da YZR-M1 é mais rápido, a moto tem mais velocidade final, chegando muito mais próxima da Ducati, mas a posição na tabela é reflexo de um problema encontrado no fim do teste: a performance em classificação foi um horror. E no ano em que a classe rainha vai introduzir as corridas sprint, é um dano sensível e preocupante. A casa de Iwata corre contra o tempo para identificar e solucionar o problema.

A KTM, por outro lado, levou um batalhão de coisas para testar na Malásia, mas os muitos experimentos ainda não deram uma visão clara do nível da RS-GP. De certeza mesmo, só que Pol Espargaró é muito mais feliz em Mattighofen do que vinha sendo na Honda.

Um olhar rápido para a tabela combinada do teste de 2022, mostra uma MotoGP mais misturada, com marcas mais emboladas, o que não foi a realidade da temporada, amplamente dominada pela Ducati. Mas ali tinha a Suzuki, que tinha uma moto competitiva e deixou o Mundial.

1E BASTIANINIGresini Ducati1:58.131 
2A ESPARGARÓAprilia1:58.157+0.026
3J MARTÍNPramac Ducati1:58.243+0.112
4Á RINSSuzuki1:58.261+0.130
5M VIÑALESAprilia1:58.261+0.130
6F BAGNAIADucati1:58.265+0.134
7F QUARTARAROYamaha1:58.313+0.182
8M MÁRQUEZHonda1:58.332+0.201
9J ZARCOPramac Ducati1:58.413+0.282
10P ESPARGARÓHonda1:58.420+0.289
11L MARINIVR46 Ducati1:58.430+0.299
12J MIRSuzuki1:58.529+0.398
13T NAKAGAMILCR Honda1:58.607+0.476
14J MILLERDucati1:58.645+0.514
15M OLIVEIRAKTM1:58.701+0.570
16M BEZZECCHIVR46 Ducati1:58.710+0.579
17Á MÁRQUEZLCR Honda1:58.800+0.669
18B BINDERKTM1:59.016+0.885
19R FERNÁNDEZTech3 KTM1:59.180+1.049
20F DI GIANNANTONIOGresini Ducati1:59.197+1.066
21C CRUTCHLOWYamaha1:59.262+1.131
22A DOVIZIOSORNF Yamaha1:59.284+1.153
23R GARDNERTech3 KTM1:59.348+1.217
24F MORBIDELLIYamaha1:59.365+1.234
25D BINDERRNF Yamaha1:59.857+1.700
26S GUINTOLISuzuki1:59.996+1.753
27T TSUDASuzuki2:05.678+7.417
Resultado combinado dos três dias de testes da MotoGP em Sepang em 2022

A realidade do campeonato só será conhecida quando a temporada começar para valer, mas ver tantas Ducati na parte de cima da tabela é um sinal de que a casa de Bolonha se reforçou bem para defender a tríplice coroa.

A comparação dos treinos de 2022 e 2023 não oferece uma resposta clara, mas é bom lembrar: a Ducati sofreu com a GP22 na fase de testes, mas depois engrenou e encerrou um jejum de 15 anos com o título da MotoGP. Desta vez, a história é outra.

Sem o peso de lutar contra a estiagem, os italianos já começaram bem e mostrando que a nova moto é bem nascida e pouco difícil de entender. A diferença de um ano para outro permite uma conclusão óbvia e simples: a Ducati vem aí para dar trabalho.

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