Sergio Pérez comandou a dobradinha da Red Bull no GP da Arábia Saudita. Max Verstappen foi de 15º para segundo sem maiores esforços e Fernando Alonso, fechando o pódio, roubou os holofotes dentro e fora da pista

A segunda etapa da F1 2023 viu um Sergio Pérez oportunista, não deixando escapar a chance de ouro de vencer o GP da Arábia Saudita. Em uma pista de rua – como o mexicano adora, com Max Verstappen sofrendo problemas na classificação e a Red Bull ainda muito dominante, não houve quem batesse de frente com Checo, que fez a pole e triunfou pela quinta vez na carreira.

Verstappen saiu de 15º no grid para segundo e parece que nem fez esforços, tamanha a naturalidade com a qual escalou o pelotão. O pódio ainda teve Fernando Alonso, nome da temporada 2023 até agora com sua briosa Aston Martin. George Russell, a dupla da Alpine e Kevin Magnussen também viveram noites inspiradas.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Pérez a Alex Albon e Lance Stroll, que abandonaram.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Fernando Alonso celebra o 100º pódio da carreira na Arábia Saudita (Foto: AFP)

1º) Sergio Pérez – 9.0 – Não foi uma atuação de gala, cheia de disputas ou coisa do tipo, mas venceu e é isso que importa. Pérez não cometeu maiores erros, fez uma pole segura, triunfou mesmo perdendo posição na largada, tudo bem controlado. No fim, foi quase um WO, sejamos justos, porque Verstappen sofreu com problemas sérios.

2º) Max Verstappen – 9.0 – Saiu de 15º para segundo e parece que nem suou a camisa, viu? O carro da Red Bull é bem superior aos demais e Verstappen vive uma fase absurda. Além de tudo, ainda deu sorte com safety-car de Stroll, ganhou terreno ali. Boas ultrapassagens e cabeça boa para lidar com os problemas de confiabilidade que atrapalharam tanto em Jedá.

3º) Fernando Alonso – 9.0 – É o nome da temporada até aqui. Dois pódios, duas ótimas atuações. Bobeou ali ao parar o carro fora do colchete? Sim, mas aquilo fez diferença alguma no resultado. Valente, rápido, segue aproveitando as chances que aparecem com a ótima Aston Martin. Ainda deu um show de declarações depois que foi punido e ‘despunido’. Showman!

Quase deu pódio para George Russell na Arábia Saudita (Foto: AFP)

4º) George Russell – 8.0 – Um resultado bastante positivo porque a Mercedes não parece ainda ter carro para mais que isso. Russell foi melhor que Hamilton no fim de semana e ficou na frente das Ferrari. Só perdeu para Alonso no que, hoje, parece ser mesmo a briga do time: sonhar com vice de Construtores e terceiro lugar no Mundial de Pilotos.

5º) Lewis Hamilton – 7.0 – Com uma estratégia bem estranha, fez o que deu. Parece insatisfeito com a Mercedes e tem bastante razão de estar, mas também não vive o melhor dos momentos. Ainda escapou de tomar 5s ao se defender de forma atabalhoada dos ataques duplos de Pierre Gasly e Charles Leclerc, logo no começo da prova.

6º) Carlos Sainz – 5.0 – Absolutamente apático em Jedá. Quando Leclerc foi punido, estava claro: Sainz precisa aparecer e colocar a Ferrari na briga pelo pódio. Não passou nem perto disso e ainda fechou a corrida com o companheiro de equipe no cangote. Começo ruim de ano.

7º) Charles Leclerc – 7.0 – Não foi brilhante também, mas teve desempenho decente ao ganhar cinco posições na corrida. Fez boa classificação também, sendo prejudicado pela punição por troca de motor. Era passar Sainz para receber uma bela nota aqui. Não rolou.

8º) Esteban Ocon – 7.5 – Uma corrida boa de Ocon e importantíssima para apagar a tenebrosa impressão deixada na estreia, no Bahrein. Andou na frente de Gasly na classificação e na prova, crucial também para marcar território no time.

9º) Pierre Gasly – 7.5 – Um pouco abaixo de Ocon, mas também andou muito bem. Gasly chegou forte na Alpine e poderia até ter chegado na frente do companheiro, mas tirou um pouco o pé no final e, especialmente, na relargada, quando chegou a botar meio carro na frente de Esteban. Até aqui, os ex-inimigos vão se respeitando e se dando bem. Melhor para a equipe.

10º) Kevin Magnussen – 8.0 – Em uma F1 que tem claramente quatro equipes em uma realidade e uma quinta também na frente das rivais abaixo, pontuar é missão complicada para quem está no grupo do ‘Z5’. Assim, Magnussen merece elogios pelo pontinho beliscado em Jedá, que vai ser importante, sim, na briga da Haas com Alfa Romeo, Williams, McLaren e AlphaTauri.

Kevin Magnussen marcou um pontinho na Arábia Saudita (Foto: Haas F1 Team)

11º) Yuki Tsunoda – 7.0 – Vamos quase repetir o comentário do Bahrein aqui, hein? Boa corrida de Tsunoda! De novo, merece marcar 1 pontinho. Escapou por pouco, muito pouco, na batalha com Magnussen.

12º) Nico Hülkenberg – 6.5 – Passou perto também de marcar 1 pontinho, andou no ritmo de Magnussen o tempo inteiro depois de, novamente, ter superado o companheiro na classificação e largado mal. A volta de Hülk ao grid da F1 é decente, sim.

13º) Guanyu Zhou – 6.0 – Classificação normal, corrida normal, não tem muito o que comentar sobre Zhou além do fato de ter ido melhor que Bottas, que foi absolutamente tenebroso em Jedá.

14º) Nyck de Vries – 5.0 – Corrida bem mediana do novato. Ainda não encontrou o ritmo para acompanhar Tsunoda o que, com todo respeito ao japonês, é preocupante.

15º) Oscar Piastri – 6.0 – Se precipitou na disputa de primeira volta com Gasly e colocou tudo a perder na corrida ali, mas fica o destaque: se recuperou de forma regular na prova e fez ótima classificação, indo ao Q3 com essa McLaren capenga.

16º) Logan Sargeant – 5.0 – Bateu no Q1 e destruiu o fim de semana ali. Mas vamos dar um desconto porque é novato e fez, sim, uma corrida decente, valente, foi para os embates.

17º) Lando Norris – 3.0 – A mesma coisa de Sargeant, só que de novato não tem nada, né? Aí a gente pega mais pesado. Além disso, acabou a corrida atrás do rival e foi atropelado pelo também estreante companheiro Piastri no fim de semana. Norris vive um início de ano terrível.

18º) Valtteri Bottas – 3.0 – Como Bottas conseguiu ficar atrás de Piastri, Sargeant e Norris, gente? É isso aí.

Lance Stroll não completou o GP da Arábia Saudita (Foto: Aston Martin)

NC) Alex Albon – 5.0 – Um fim de semana absolutamente mediano de Albon, que fazia até corrida interessante quando quebrou. É quase um ‘fica sem nota’.

NC) Lance Stroll – 6.0 – Que pena o abandono de Stroll, vinha para bons pontos. É verdade que a Aston Martin já tinha feito besteira com a estratégia do rapaz, pit-stop ruim e tudo mais, mas dava para ter feito uns pontinhos e brigado bem ali com as Mercedes e as Ferrari.

GP da Arábia Saudita – 6.5 – De novo, uma corrida que não chegou a ser ruim, mas que foi abaixo do potencial da pista. A gente sabe que o circuito de rua de Jedá é perigoso, mas é inegável que as provas de 2021 e 2022 foram boas. A de 2023 foi apenas mediana, comprometida principalmente porque a ordem de forças das equipes pareceu muito clara. Sinal de alerta para a temporada, viu?

Melhor GP – GP do Bahrein – 7.0
Pior GP – GP da Arábia Saudita – 6.5
Média: 6.8

Lando Norris é um dos piores pilotos do início da F1 2023 (Foto: AFP)

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Fernando Alonso – 9.3
1º) Max Verstappen – 9.3
3º) Sergio Pérez – 8.0
4º) Pierre Gasly – 7.5
5º) Lance Stroll – 7.3
6º) George Russell – 7.0
7º) Lewis Hamilton – 7.0
8º) Kevin Magnussen – 6.8
9º) Charles Leclerc – 6.8
9º) Yuki Tsunoda – 6.8
11º) Alex Albon – 6.5
12º) Logan Sargeant – 6.3
13º) Nico Hülkenberg – 6.3
14º) Carlos Sainz – 5.8
15º) Valtteri Bottas – 5.5
16º) Oscar Piastri – 5.5
17º) Guanyu Zhou – 4.8
18º) Nyck de Vries – 4.8
19º) Esteban Ocon – 4.3
20º) Lando Norris – 4.0

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar