O GP da Arábia Saudita também esteve longe de representar um grande momento para a F1 2024. Nova vitória de Max Verstappen, dobradinha da Red Bull e uma série de atuações não mais que medianas dos pilotos
O GP da Arábia Saudita viu mais uma vitória dominante de Max Verstappen e uma nova dobradinha da Red Bull, a segunda em duas etapas da F1 2024. O time austríaco, assim, chegou aos 87 pontos, de 88 que eram possíveis. Charles Leclerc completou o pódio atrás de Sergio Pérez e ainda anotou a volta mais rápida da prova.
Oscar Piastri chegou na quarta colocação, na frente de um Fernando Alonso muito eficiente com a Aston Martin. George Russell apareceu em sexto, com o estreante Oliver Bearman em sétimo. Lando Norris, Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg completaram o grupo dos dez primeiros da prova em Jedá.
O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Lance Stroll, que tocou o muro interno e acabou espancando o rápido carro da Aston Martin na barreira.
As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.
1º) Max Verstappen – 9.5 – Uma corrida praticamente perfeita de Verstappen, mais uma. Só não é nota 10 pela falta do ponto de volta mais rápida ou então de uma briga mais acirrada pela vitória. Mas foi quase, de novo. O neerlandês já flerta com o tetra e tem tudo para ficar ali perto da média de nota 10 no Ranking GP.
2º) Sergio Pérez – 8.0 – Longe de Verstappen de novo, mas ficou em segundo, que é o que a Red Bull quer dele para a temporada inteira. O mexicano é bem favorito ao vice-campeonato e pelo menos tem errado pouco. Falta o passo adiante na classificação e, claro, uma vez ou outra precisa desafiar Max para valer.
3º) Charles Leclerc – 8.0 – Leclerc fez o que dava. O terceiro lugar era meio que o teto e o piso da Ferrari, ou seja, exatamente onde ele deveria estar. O monegasco teve boa classificação, então, fim de semana bem positivo. Precisa de um carro melhor para ao menos bater Pérez.
4º) Oscar Piastri – 7.5 – Belo resultado, mas também nada fora do esperado. Com uma Mercedes pouco competitiva, Piastri basicamente superou Norris, afinal, falta performance para a Aston Martin e a Ferrari estava sem Carlos Sainz, lesionado. Bom trabalho do australiano.
5º) Fernando Alonso – 8.0 – Performance surpreendentemente boa de um Alonso que tem velocidade de classificação, mas que ainda pena em ritmo de corrida com a Aston Martin. O bicampeão foi um leão defendendo-se de Russell a corrida toda. Grande trabalho.
6º) George Russell – 6.5 – Não foi uma tragédia e, de novo, foi bem melhor que Hamilton o fim de semana todo. Mas faltou mais capricho ali nas disputas com Alonso, o quinto lugar parecia bem possível no cenário todo.
7º) Oliver Bearman – 8.0 – É evidente que o resultado possível da Ferrari era top-3, quarto ali atrás de Leclerc, mas foi a primeira corrida de F1 da vida do menino. Bearman mandou bem, cometeu pouquíssimos erros e ainda botou o pé na tábua para fugir de Norris e Hamilton no fim. Que belo trabalho.
8º) Lando Norris – 6.0 – Prejudicado pelo safety-car, acabou numa estratégia sem futuro, mas a real é que tomou de Piastri no fim de semana, não tem muito para onde correr na avaliação. E não chegou em Bearman com os pneus macios, nas voltas finais.
9º) Lewis Hamilton – 5.5 – Bastante apático nas primeiras duas etapas da F1 2024. A sensação é que o heptacampeão ainda não se encontrou com o carro novo da Mercedes, o atraso para Russell é visível. E Lewis tem sofrido ali no primeiro pelotão da categoria.
10º) Nico Hülkenberg – 8.5 – Corridaça de Hülk para anotar um pontinho que tende a ser salvador para a Haas. Em uma F1 com distância tão grande entre as principais equipes e os times do meio para o fundo do pelotão, os americanos aproveitaram a chance e colocar Magnussen de escudeiro, segurando a galera. Hülk aproveitou, imprimiu ótimo ritmo e ficou no top-10.
11º) Alexander Albon – 7.0 – Foi uma das vítimas do trenzinho proporcionado por Magnussen, que segurou uma galera bem atrás de Hülkenberg. Mas fez uma corrida competitiva, lutou bastante, teve resultado decente para a Williams.
12º) Kevin Magnussen – 6.0 – Que avaliação complicada, hein? Ao mesmo tempo em que levou duas punições grandes e estava no modo doidão, também conseguiu fazer uma defesa belíssima do ponto de Hülkenberg. Foi muito jogador de time ali.
13º) Esteban Ocon – 5.0 – Fez o que dava para fazer com uma Alpine horrenda, provavelmente o pior time do grid. Ainda que no detalhe, por 0s004, mas fez 2×0 em Gasly em classificações. É o que dá para fazer.
14º) Logan Sargeant – 4.0 – Tomou um atraso tradicional para Albon. Tudo normal, mas nada positivo para quem não parece ter muito futuro na Williams.
15º) Yuki Tsunoda – 4.5 – Uma máquina de reclamações, tinha de ter passado Magnussen e fatalmente acabaria nos pontos. Ficou preso no dinamarquês e fim da linha.
16º) Daniel Ricciardo – 2.5 – Atuação pífia, sempre atrás de Tsunoda, cometendo erros, lento. Totalmente perdido.
17º) Valtteri Bottas – 2.5 – Outro que teve uma prova absolutamente terrível. A Sauber é ruim, mas os pilotos não ajudam em nada.
18º) Guanyu Zhou – 2.0 – Estragou o fim de semana com acidente nos treinos livres e virou um figurante total no resto da etapa da Arábia Saudita.
NC) Lance Stroll – 1.0 – Estava claramente atrás de Alonso, para variar, mas conseguiu piorar tudo ao espancar a Aston Martin no muro no comecinho da corrida.
NC) Pierre Gasly – 4.5 – Um clássico caso de ‘sem nota’. Largou já com o carro quebrado, encostou logo na primeira volta. Que horror completo, Alpine.
GP da Arábia Saudita – 5.5 – Assim como 2023, o início da F1 2024 é bem qualquer coisa. O GP da Arábia Saudita foi pouquíssima coisa melhor que o do Bahrein. Isso se foi melhor, claro. Mais uma prova dominada por Verstappen, nova dobradinha tranquila da Red Bull. Algumas disputas, ultrapassagens, mas nada grandioso.
Melhor GP – GP da Arábia Saudita – 5.5
Pior GP – GP do Bahrein – 5.0
Média: 5.3
MÉDIA DA TEMPORADA:
1º) Max Verstappen – 9.8
2º) Sergio Pérez – 8.0
2º) Carlos Sainz – 8.0
2º) Oliver Bearman – 8.0
5º) Charles Leclerc – 7.8
6º) Fernando Alonso – 7.5
7º) Nico Hülkenberg – 7.0
8º) Kevin Magnussen – 6.8
8º) Oscar Piastri – 6.8
10º) George Russell – 6.8
11º) Lando Norris – 6.5
12º) Alexander Albon – 6.0
13º) Lewis Hamilton – 5.8
14º) Guanyu Zhou – 4.8
15º) Yuki Tsunoda – 4.8
15º) Esteban Ocon – 4.8
17º) Pierre Gasly – 4.5
18º) Daniel Ricciardo – 3.8
19º) Logan Sargeant – 3.8
20º) Lance Stroll – 3.5
21º) Valtteri Bottas – 3.3
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube