Max Verstappen venceu o GP da Austrália com muito mais sustos do que o esperado, em um pódio cheio de títulos mundiais, com Lewis Hamilton e Fernando Alonso ao lado do bicampeão

A terceira etapa da F1 2023 teve nova vitória de Max Verstappen, mas com muito mais drama que o habitual no GP da Austrália. O holandês chegou a cair para terceiro na largada e triunfou em meio a um caos completo de três bandeiras vermelhas, com Lewis Hamilton e Fernando Alonso completando um pódio só de lendas da categoria.

Lando Norris, Nico Hülkenberg e Pierre Gasly – apesar do acidente na relargada final – foram outros grandes destaques de uma corrida bem acima da média histórica do Albert Park. Charles Leclerc, por outro lado, puxou a fila dos que viveram um fim de semana desastroso.

Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen aos nada menos que oito pilotos que abandonaram.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

O pódio do GP da Austrália teve 11 títulos mundiais somados (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 8.0 – Longe, muito longe de ter sido uma das vitórias mais espetaculares da carreira de Verstappen, mas venceu, é isso que importa. Alguns errinhos, um belo susto com as Mercedes o superando na largada, mas mais um troféu de primeiro lugar na conta.

2º) Lewis Hamilton – 8.5 – Também não foi brilhante. O pódio é um baita resultado, conseguiu segurar ali Alonso e os demais do pelotão da frente, mas é fato que, em condições normais, vinha atrás de Russell de novo. Mas, assim, uma bela corrida, sim, o melhor do top-3.

3º) Fernando Alonso – 8.0 – Hat-trick de pódios para o bicampeão! Desta vez, porém, não foi em uma dobradinha da dominante Red Bull, o que naturalmente derruma um pouquinho sua nota. Mas Alonso foi muito bem de novo.

Lando Norris teve melhor resultado do ano até aqui na Austrália (Foto: McLaren)

4º) Lance Stroll – 7.0 – Apagadíssimo, tinha tudo para terminar a corrida atrás até de Gasly, mas a relargada final salvou sua pele. Aliás, o acidente de Magnussen ajudou também a segurar uma pressão de Pérez, além de ter feito Sainz ser punido. Ou seja: Stroll foi de sexto, talvez até sétimo, para quarto.

5º) Sergio Pérez – 5.5 – Um dos ‘Pilotos do dia’ mais injustos dos últimos tempos. Sim, ganhou 15 posições em relação ao grid de largada, mas em que circunstâncias? E quais foram essas 15? Pérez fez nada mais que a obrigação com um carro tão dominante quanto o dele.

6º) Lando Norris – 8.5 – Uma grande performance de Norris, talvez o melhor do dia. Levou a McLaren a um patamar bem bom de competitividade e foi o melhor do resto, está ótimo.

7º) Nico Hülkenberg – 8.5 – Outro que teve desempenho incrível em Melbourne. Levou a Haas ao Q3 de novo e foi se mantendo em ritmo muito bom, chegou até a acompanhar, em alguns momentos, o pelotão puxado por Hamilton. Enorme.

8º) Oscar Piastri – 7.5 – Dificilmente pontuaria não fosse a bandeira vermelha esquisita do fim, mas, é a vida, né? 4 pontos para ele, ao menos mostrou bom ritmo, fez boas ultrapassagens. Disparado o melhor novato até aqui.

9º) Guanyu Zhou – 6.5 – Aqui já se torna inexplicável ter pontuado. Mas pontuou.

10º) Yuki Tsunoda – 6.0 – Esse, então… Yuki tomou um monte de ultrapassagens, um carro péssimo, relargou no modo ‘suicida’ no fim e, mesmo assim, pontuou. Então, tá.

Carlos Sainz vinha em grande jornada na Austrália (Foto: AFP)

11º) Valtteri Bottas – 4.0 – Que corrida horrorosa de Bottas. Terrível, era para ficar ali pelo último lugar não fossem os abandonos.

12º) Carlos Sainz – 6.5 – Uma nota muito difícil de ser dada. Antes da relargada final, era um 9,0 tranquilo aqui. Só que, né? Sainz acertou Alonso e desencadeou uma carnificina ali no fim. Uma pena, foi punido com justiça, perdeu 12 pontos.

Pierre Gasly se destacou no GP da Austrália (Foto: AFP)

NC) Pierre Gasly – 7.5 – Outra nota dificílima de ser dada aqui, nossa senhora. Beirou o 10 a corrida toda, mas, já que a relargada aconteceu, precisamos julgar. E Gasly foi culpado pelo acidente com Ocon, que ferrou de vez um baita fim de semana da Alpine.

NC) Esteban Ocon – 6.0 – Andou muito atrás de Gasly o tempo todo, mas teve zero culpa no acidente com o companheiro. Ia marcar pelo menos 1 pontinho, coitado, não fosse a confusão toda.

NC) Nyck de Vries – 3.0 – Tenebrosa participação, fez uma largada atrapalhada, teve um ritmo de corrida lamentável… Novato, ok, mas terrível.

NC) Logan Sargeant – 3.0 – Terrível também. Outro com péssimo ritmo, mas ainda algo para piorar: deu uma paulada na traseira de De Vries no fim.

NC) Kevin Magnussen – 2.5 – O homem que gerou a confusão toda da FIA. Afinal, se Kevin não tivesse resolvido dar uma porrada no muro sozinho, nada disso tinha acontecido…

NC) George Russell – 7.0 – Uma pena aquela quebra de motor, uma pena a primeira bandeira vermelha, enfim, Russell simplesmente liderava a corrida até então. Recebe um notão para alguém que abandonou tão cedo.

NC) Alex Albon – 5.5 – Outro com nota decente mesmo abandonando porque levou a Williams ao Q3 e andava em sexto, sim, em sexto até enfiar o carro no muro. Uma pena.

NC) Charles Leclerc – 2.5 – Péssimo fim de semana, péssimo. Mal na classificação, afobado na largada batendo em Stroll. Vai ficando desesperado com a Ferrari, hein?

GP da Austrália – 8.0 – Se Bahrein e Arábia Saudita ficaram abaixo de seus padrões, o mesmo não pode ser dito sobre uma Austrália que, geralmente, não entrega grandes coisas. Ainda que as bandeiras vermelhas tenham atrapalhado bastante, a corrida teve seu valor, algumas disputas interessantes, caos, Mercedes incomodando Verstappen, algumas boas atuações., Nada brilhante, mas deixou sua marca.

Melhor GP – GP da Austrália – 8.0
Pior GP – GP da Arábia Saudita – 6.5
Média: 7.2

Alonso lidera o Ranking GP 2023, empatado até nos critérios de desempate com Max Verstappen (Foto: AFP)

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Fernando Alonso – 8.8
1º) Max Verstappen – 8.8
3º) Lewis Hamilton – 7.5
4º) Pierre Gasly – 7.5
5º) Sergio Pérez – 7.2
6º) Lance Stroll – 7.2
7º) Nico Hülkenberg – 7.0
8º) George Russell – 7.0
9º) Yuki Tsunoda – 6.5
10º) Alex Albon – 6.2
11º) Oscar Piastri – 6.2
12º) Carlos Sainz – 6.0
13º) Lando Norris – 5.5
14º) Kevin Magnussen – 5.3
15º) Charles Leclerc – 5.3
16º) Guanyu Zhou – 5.3
17º) Logan Sargeant – 5.2
18º) Valtteri Bottas – 5.0
19º) Esteban Ocon – 4.8
20º) Nyck de Vries – 4.2

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar