O GP da Itália foi menos movimentado que nos anos anteriores, mas ficou marcado por um final incômodo, um grande estreante e Max Verstappen mais próximo de recordes

Depois de uma sequência de corridas épicas e momentos inesquecíveis, Monza não viu um evento lá muito movimentado na Fórmula 1. Apesar das expectativas de um novo duelo entre Red Bull x Ferrari e um grid bastante bagunçado por conta das punições de grid, o retrato visto no GP da Itália foi um suco do que a temporada 2022 tende a entregar: Verstappen dominante, Ferrari e Mercedes logo atrás e muito à frente das rivais.

Apesar disso, a corrida teve algumas histórias interessantes, um final xoxo e um estreante que chamou a atenção de todo mundo, ao ponto de levar uma nota perfeita e mudar a própria regra do Ranking GP, que a partir de agora não colocará pilotos substitutos junto das médias dos titulares.

As notas do Ranking GP são dadas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen venceu de novo em Monza (Foto: Red Bull Content Pool)

LEIA MAIS
Confira todo material do GRANDE PREMIUM

1 – Max Verstappen – 9.5 – Parece cada vez mais claro que Verstappen vai ganhar largando de qualquer posição. Na Itália, mesmo punido por troca de motor, saiu de sétimo para primeiro e triunfou com autoridade.

2 – Charles Leclerc – 8.5 – Fez uma pole legal e deu a impressão de ter feito o máximo que dava na corrida. Faltou ritmo, a performance não acompanhou o que a Red Bull tinha preparado para o domingo e o resultado foi mais um segundo lugar.

3 – George Russell – 8.0 – Russell definiu o terceiro lugar em Monza como “lentos ou rápidos, sempre estamos no pódio” e é uma boa definição. Na Itália, de novo, a Mercedes foi mais para lenta do que para rápida.

George Russell foi ao pódio de novo (Foto: Mercedes)

4 – Carlos Sainz – 9.0 – Uma das melhores corridas de Sainz em 2022. O espanhol foi bem na classificação, mas largou de 18º por punição de troca de motor. Sabendo que precisava ser agressivo, passou gente em tudo quanto era ponto da pista, baita atuação.

5 – Lewis Hamilton – 7.5 – Largou uma posição atrás de Sainz e chegou também uma abaixo do rival espanhol, mas com bem menos brilho. Não apaga o resultado positivo e bela recuperação, mas também não merece a mesma nota.

6 – Sergio Pérez – 5.0 – Segue com exibições absolutamente opacas e os resultados também estão abaixo. Verstappen vai vencendo enquanto ele luta – e perde – com Ferrari e Mercedes. Largou consideravelmente à frente de Sainz e Hamilton e acabou atrás de ambos.

7 – Lando Norris – 7.0 – Bom resultado e grande classificação, aproveitando que meio grid estava punido. Mas fica aqui o registro e o desconto da nota para a largada trágica que fez, estacionado ali e caindo na fila.

8 – Pierre Gasly – 8.0 – Talvez a melhor corrida de Gasly desde Baku. Aproveitou a boa posição de largada pelas punições e se manteve ali onde deu. A AlphaTauri estava especialmente lenta em Monza, belo resultado.

9 – Nyck de Vries – 10.0 – Piloto do dia! O holandês foi chamado de última hora depois de uma crise de apendicite de Albon e deu conta do recado. Igualou o melhor resultado da Williams no ano, aproveitando meio grid punido e também uma pista que casa bem com o carro. Mas foi muitíssimo bem.

10 – Guanyu Zhou – 7.5 – Zhou voltou a pontuar e isso é importante para alguém tão pressionado por resultados para que ganhe uma renovação. O chinês fez uma corrida decente, aproveitou a chance.

Guanyu Zhou agora tem 6 pontos na temporada (Foto: AFP)

11 – Esteban Ocon – 5.5 – Fazia tempo que Ocon não tinha uma corrida tão apática. Verdade que foi um dos punidos, mas não fez nada na classificação e fez pouco na corrida. Não pontuou.

12 – Mick Schumacher – 5.0 – A Haas vive uma fase bem ruim, mas Mick também deu uma abaixada no ritmo depois de bons momentos. Segue longe dos pontos de novo.

13 – Valtteri Bottas – 4.0 – Falando em fase ruim, hein? Bottas realmente parece ter gostado de andar atrás de Zhou. Ah, mais uma vez, largou do meio do pelotão e fez a primeira curva em último. Que dom…

14 – Yuki Tsunoda – 5.0 – O resultado em si é péssimo, mas não dá para culpar Yuki. O japonês largou punido de último e o carro é ruim. Foi até onde deu.

15 – Nicholas Latifi – 3.0 – Sei lá, apenas Nicholas Latifi. Não fez praticamente nada, apenas foi Latifi. Podia ter pontuado fosse um pouco melhor. E ficou em 15º…

Kevin Magnussen não vive boa fase (Foto: Haas F1 Team)

16 – Kevin Magnussen – 2.5 – Assim como Bottas, despencou de rendimento e também perdeu força no nosso ranking. É mais um que vinha carregando o time nas costas, mas já sofre com o companheiro e com um carro pior a cada dia.

NC – Daniel Ricciardo – 6.5 – Parece mentira, mas Ricciardo fazia um bom fim de semana até seu carro quebrar. Fez uma largada digna, estava em boa posição, enfim, não teve culpa.

NC – Lance Stroll – 4.5 – Mais um que não pode ser culpado aqui, a Aston Martin estava um horror no fim de semana.

NC – Fernando Alonso – 7.0 – Uma pena a quebra sofrida, vinha para bons pontos de novo. Faz bela temporada, ainda que tenha tido uma classificação menos forte em Monza.

NC – Sebastian Vettel – 5.0 – Podemos praticamente copiar o comentário que fizemos em Stroll. Duas quebras em um carro que não esteve bem o fim de semana todo.

O GP da Itália deixou a desejar (Foto: Red Bull Content Pool)

GP da Itália – 6.5 – Não foi uma corrida péssima, mas ficou abaixo do esperado em uma grande pista como Monza. No comparativo com as últimas edições, quando venceram Pierre Gasly e Daniel Ricciardo, ficou devendo.

Melhor GP – GP da Inglaterra – 9.5
Pior GP – GP da Austrália – 4.5
Média – 7.0

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MÉDIA TEMPORADA

1- Max Verstappen 8,8
2- Charles Leclerc 7,8
3- George Russell 7,8
4- Fernando Alonso 7,1
5- Esteban Ocon 7,0
6- Lewis Hamilton 6,9
7- Carlos Sainz 6,8
8- Lando Norris 6,8
9- Pierre Gasly 6,6
10- Sergio Pérez 6,5
11- Alexander Albon 6,3
12- Sebastian Vettel 6,1
13- Valtteri Bottas 6,0
14- Lance Stroll 5,4
15- Kevin Magnussen 5,3
16- Guanyu Zhou 4,9
17- Yuki Tsunoda 4,8
18- Mick Schumacher 4,6
19- Daniel Ricciardo 4,3
20- Nicholas Latifi 3,5

Nyck de Vries – 10,0
Nico Hülkenberg – 4,8

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar