O GP de São Paulo viu outra bela atuação de Max Verstappen, mais uma chance que Lando Norris talvez tenha deixado de aproveitar e uma disputa fabulosa em que Fernando Alonso mostrou a Sergio Pérez e ao mundo da F1 do que é feito

Max Verstappen venceu, em São Paulo, pela 17ª vez na temporada 2023 da F1. O holandês levou a melhor também na sprint, teve o melhor ritmo, mas não foi 100% dominante. A verdade é que o fim de semana viu também Lando Norris com velocidade em volta rápida e em ritmo de corrida, mas, de novo, falhando na hora de aproveitar as oportunidades para triunfar.

O pódio teve também Fernando Alonso, levando a melhor em uma disputa na linha de chegada contra Sergio Pérez. Na sequência, Lance Stroll, mostrando a força da Aston Martin em Interlagos, com Carlos Sainz em sexto e um ótimo Pierre Gasly em sétimo, na frente de Lewis Hamilton e sua sofrida Mercedes. Yuki Tsunoda e Esteban Ocon completaram a zona de pontos.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Charles Leclerc, que nem largou, batendo ainda na volta de apresentação depois de sofrer uma quebra.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Pódio do GP de São Paulo com três ótimos pilotos (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

1º) Max Verstappen – 9.5 – Não teve volta mais rápida e também não rolou pole na sprint, mas o fim de semana do holandês em São Paulo foi brilhante de novo. Venceu o que precisava, comandou bem as corridas, largou forte, teve ótimo ritmo. É o ano quase todo acima da nota 9.

2º) Lando Norris – 8.5 – O saldo final do fim de semana é bem positivo para o inglês, mas a sensação de novo é que dava para fazer mais. Incomodaram muito a largada e relargada que Lando teve quando na frente. Parece que rola um apagão com o rapaz quando o protagonismo cai sobre ele. De resto, é excelente piloto, muito rápido.

3º) Fernando Alonso – 9.5 – A fome que faltou para Norris nos duelos com Verstappen sobrou para Alonso quando o bicampeão esteve diante de Pérez. Corrida perfeita do espanhol, defesas e ataques brilhantes, as duas últimas voltas em Interlagos vão para a história. Só perde 0,5 porque foi fim de semana de sprint e aí precisamos contar o sábado. Merecia muito o 10.

Carlos Sainz fez o que deu com a Ferrari capenga em Interlagos (Foto: Ferrari)

4º) Sergio Pérez – 6.5 – Foi uma etapa de recuperação de Pérez pelo momento patético que o mexicano vivia, claro, mas ainda é pouco. Com a Red Bull de 2023, o mínimo é o pódio. Perdeu de Alonso e isso que fica.

5º) Lance Stroll – 8.5 – Um verdadeiramente ótimo fim de semana de Stroll. A Aston Martin voltou com tudo e o canadense aproveitou bem. Foi até melhor que Alonso na classificação e teve ritmo muito decente. O fato de Fernando ter sido genial não apaga a boa corrida de Lance, sejamos justos.

6º) Carlos Sainz – 6.5 – Discretíssimo, mas a sensação é de que conquistou os melhores resultados possíveis. O espanhol teve problemas o fim de semana todo com uma Ferrari que não tinha ritmo e ainda estava com a confiabilidade em baixa. Salvou o que deu ali.

7º) Pierre Gasly – 8.5 – Sofreu bastante nas classificações, fez uma sprint decente e uma grande corrida. Ótima atuação do francês, mostrando que a Alpine tinha pelo menos um pouquinho a mostrar no domingo. Mesmo assim, mais méritos de Pierre do que do time. Muito mais.

8º) Lewis Hamilton – 5.0 – O fim de semana da Mercedes em São Paulo foi tenebroso e a sensação que dá é que os pilotos não tinham muito mais o que fazer. Só realmente não podemos dar uma grande nota para os dois, posições finais bem ruins.

9º) Yuki Tsunoda – 8.0 – Ótimo fim de semana do japonês, novamente impulsionado por uma AlphaTauri que está em evolução nítida. Só fica o porém que dava para Tsunoda ser até sétimo colocado, não errasse sozinho no início da prova.

10º) Esteban Ocon – 6.0 – Sofreu muito com a degradação dos pneus e também teve uma pancadaça em Alonso no sábado que atrasou tudo. Mesmo abaixo de Gasly, pontuou, já é alguma coisa.

Pierre Gasly teve excelente atuação no GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

11º) Logan Sargeant – 4.5 – Não dá para elogiar uma corrida do americano sem pontos quando só 12 carros chegaram ao fim na mesma volta, né?

12º) Nico Hülkenberg – 4.5 – Chegou atrás de Sargeant, mas teve a corrida totalmente comprometida pela pancada na largada. Albon e Magnussen fizeram sanduíche do alemão em São Paulo.

13º) Daniel Ricciardo – 5.5 – Levou um tremendo azar ao ser atingido por um pneu na asa traseira na largada e teve de mexer bastante no carro na bandeira vermelha. Foi mandado relargar dos boxes e perdeu volta assim, azar real. Sprint digna, mas poderia ser melhor também.

14º) Oscar Piastri – 4.0 – Outro que deu azar na largada e também perdeu volta, mas o fim de semana era para lá de discreto, convenhamos. Não foi sombra do ritmo que imprimiu Norris.

NC) George Russell – 4.0 – Mesma lógica do comentário de Hamilton, mas Russell foi, em geral, pior que o heptacampeão. Quando abandonou, vinha caindo pelas tabelas, totalmente sem ritmo.

Alexander Albon parou na largada (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

NC) Valtteri Bottas – 5.0 – Outro que sofreu com a confiabilidade e até pareceu flertar com pontos em determinado momento. Mas a Alfa Romeo sofreu em São Paulo, viu?

NC) Guanyu Zhou – 4.0 – Mais uma vítima da péssima confiabilidade da Alfa Romeo em Interlagos, teve performances piores que Bottas, enfim, discreto para variar.

NC) Kevin Magnussen – 4.5 – Vítima do acidente múltiplo da largada, não teve para onde ir, parou antes de contornar o S pela primeira vez.

NC) Alexander Albon – 5.0 – Outro que se envolveu naquele acidente complicado, mas de corrida na largada. Faz parte, azar dele e de Magnussen, que largaram bem.

NC) Charles Leclerc – 5.5 – Fez uma baita classificação, uma sprint do jeito que deu e aí basicamente fica sem nota porque a gloriosa Ferrari resolveu quebrar na volta de apresentação. Inacreditável.

Lewis Hamilton segue no top-5 do Ranking GP da F1 2023 (Foto: Mercedes)

GP de São Paulo – 7.0 – Uma corrida de mediana para boa, bem nota 7. Como aqui não podemos levar em conta expectativas e afins, a nota é essa. Agora, temos de assumir que foi decepcionante. Um dos GPs de São Paulo mais mornos dos últimos anos, ainda que com algumas ultrapassagens e uma disputa fantástica em que Alonso bateu Pérez.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Catar – 1.0
Média: 6.7

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Lando Norris – 7.4
3º) Fernando Alonso – 7.3
4º) Lewis Hamilton – 7.1
5º) Pierre Gasly – 6.9
6º) Carlos Sainz – 6.7
7º) Alexander Albon – 6.7
8º) Liam Lawson – 6.5
9º) Oscar Piastri – 6.4
10º) Esteban Ocon – 6.3
11º) George Russell – 6.3
12º) Charles Leclerc – 6.2
13º) Daniel Ricciardo – 5.9
14º) Yuki Tsunoda – 5.8
15º) Nico Hülkenberg – 5.7
16º) Valtteri Bottas – 5.2
17º) Guanyu Zhou – 5.0
18º) Sergio Pérez – 4.9
19º) Lance Stroll – 4.8
20º) Kevin Magnussen – 4.7
21º) Logan Sargeant – 3.8
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar