Um safety-car foi o bastante para transformar o que poderia ser vitória fácil de Max Verstappen no GP do Azerbaijão num triunfo sem muito drama para Sergio Pérez, o 'Rei das ruas'

Sergio Pérez conquistou mais uma vitória em um circuito de rua na carreira no GP do Azerbaijão. Neste domingo (30), o mexicano, especialista em pistas urbanas, brilhou em Baku, aproveitando um safety-car na hora certa e ditando bem o ritmo, sem dar chances para os ataques de Max Verstappen, segundo colocado e prejudicado justamente pela intervenção do carro de segurança quando havia acabado de parar. Antes, o holandês puxava a fila.

Charles Leclerc, mesmo longe da performance da Red Bull, ainda conseguiu salvar um pódio para a Ferrari, o primeiro dos italianos em 2023. Fernando Alonso fez mais uma ótima corrida, mas perdeu a invencibilidade em top-3 no ano, ficando em quarto.

Carlos Sainz, apagado de novo, ficou em quinto, enquanto Lewis Hamilton, Lance Stroll e George Russell fecharam um top-8 previsível e equilibrado no pelotão Aston Martin/Mercedes. Lando Norris e Yuki Tsunoda fecharam o grupo dos pontos, mas em tardes bem pouco chamativas de suas equipes. A Alpine foi um desastre e zerou no Azerbaijão.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Pérez aos dois pilotos que abandonaram o GP do Azerbaijão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Sergio Pérez venceu no Azerbaijão (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Sergio Pérez – 9.5 – Faltou a pole para vir a nota máxima, mas Pérez mandou muito bem na sprint e na corrida principal, vencendo ambas. O mexicano sabe que precisa levar todas na rua para ter alguma chance de brigar pelo título, então, fez a lição de casa em Baku. Um dos melhores finais de semana da carreira!

2º) Max Verstappen – 7.0 – Ofuscado por Pérez, tá? Teve azar no domingo, quando o safety-car entrou na hora errada, mas não foi o fim de semana dos sonhos, ainda ficou em terceiro na sprint. E a pontuação foi dura para ele, Pérez entrou no bolo – pelo menos por enquanto.

3º) Charles Leclerc – 9.0 – Um grande final de semana para o rapaz. Leclerc salvou dois pódios, sendo um segundo lugar na sprint. E as duas poles? Palmas para ele, acordou em 2023!

Lewis Hamilton teve desempenho regular no Azerbaijão (Foto: AFP)

4º) Fernando Alonso – 8.0 – O novo líder isolado do Ranking GP 2023 fez mais uma grande corrida. Alonso teve problemas no DRS na classificação, sem isso era capaz de ir ao pódio, hein? Na prova, ótimo rendimento, agressivo, rápido. Que momento dele.

5º) Carlos Sainz – 6.5 – Apagado toda vida. O resultado em si é mediano, mas a performance foi bem inferior na comparação com Leclerc. Recupera uns pontos porque foi agressivo nos ataques e nas defesas, ao menos isso.

6º) Lewis Hamilton – 7.0 – Apesar de uma boa classificação na sexta-feira, deu umas vaciladas em disputas de posição. Talvez pudesse ao menos ter batido Sainz na corrida, mas superou Russell no total do fim de semana.

7º) Lance Stroll – 6.5 – Teve seus bons momentos, se meteu ali na briga com Mercedes e Ferrari e isso é um bom sinal, ainda que seja o mínimo para ele. Fica abaixo na nota, obviamente, porque tomou de Alonso de novo.

8º) George Russell – 6.0 – O que foi aquela relargada, hein? Terrível, muito passivo ali e ele mesmo reconheceu. No fim das contas, foi último colocado da ‘F1 A’ na classificação e na corrida, ficou devendo.

9º) Lando Norris – 7.0 – O melhor da ‘F1 B’, mas admita: alguma coisa no pelotão intermediário te chamou a atenção positivamente no Azerbaijão? Pois é, nem a nossa.

10º) Yuki Tsunoda – 7.0 – Mesma coisa que falamos de Norris, mas ao menos fez ponto com um carro pior. Ok, a AlphaTauri melhorou em Baku, atualizou legal, só que ainda é um bom resultado. No mais, não brigou com ninguém, nada. Ainda bateu na sprint, mas por culpa do companheiro.

Yuki Tsunoda pontuou novamente na temporada 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

11º) Oscar Piastri – 7.0 – O rapaz estava passando muito mal o fim de semana inteiro, merece créditos por isso. Foi uma das únicas histórias decentes ali na ‘F1 B’.

12º) Alex Albon – 7.5 – Merece um notão, especialmente, pelo que conseguiu fazer na classificação da sprint, levando a Williams ao Q3 com autoridade. Uma pena ter saído sem pontos, mas brigou.

13º) Kevin Magnussen – 5.5 – Tirando o problema que teve no motor na classificação: existiu no fim de semana no Azerbaijão? Temos nossas dúvidas.

14º) Pierre Gasly – 4.0 – Depois de um caos total e absoluto nas classificações, fez uma corrida bastante decente. Só que duas quebras e uma batida ferram qualquer plano, né? Tem sua parcela de culpa pelo acidente, o resto a Alpine colaborou.

15º) Esteban Ocon – 4.5 – Ocon é a prova que, além de nada confiável, a Alpine ainda estava fraca em Baku, bem fraca. O francês largou dos boxes depois de novo problema, fez o que deu na estratégia, mas foi isso. Sumiu o ritmo do time.

16º) Logan Sargeant – 4.0 – Bom, ele basicamente não participou de sábado porque bateu na classificação da sprint e não entrou na corrida depois. No domingo, decente. Foi isso.

17º) Nico Hülkenberg – 5.0 – Fez o que deu depois da Haas ter precisado mexer no carro, esticou a estratégia junto com Ocon, mas faltou um safety-car para premiar o esforço.

18º) Valtteri Bottas – 3.5 – Bottas teve uma bela estreia no Bahrein e, aparentemente, ainda está por lá. Sumido desde então.

Nyck De Vries abandonou depois de poucas voltas no GP do Azerbaijão (Foto: Red Bull Content Pool)

NC) Guanyu Zhou – 4.0 – Estava um pouco melhor que Bottas quando abandonou com problemas, mas nada de incrível, vinha sendo superado por Gasly quando recolheu, ou seja, fundo de pelotão.

NC) Nyck de Vries – 0.5 – Fim de semana absolutamente medonho. Batidas, no plural. Quando não bateu, fez o próprio companheiro de equipe bater. Uma coisa tenebrosa, é o pior piloto da temporada até aqui com folgas. Sorte que é novato, para ter algum desconto.

GP do Azerbaijão – 4.5 – Possivelmente a pior corrida do ano até aqui. E, principalmente, muito abaixo de algumas grandes edições que Baku recebeu. Cenário está preocupante para a temporada 2023 da F1, uma prova mais fraca que a outra. Aliás, ainda teve a sprint chatíssima piorando aqui.

Melhor GP – GP da Austrália – 8.0
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 6.5

Fernando Alonso: o líder do Ranking GP 2023 (Foto: Aston Martin)

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Fernando Alonso – 8.6
2º) Max Verstappen – 8.4
3º) Sergio Pérez – 7.8
4º) Lewis Hamilton – 7.4
5º) Lance Stroll – 7.0
6º) George Russell – 6.8
7º) Pierre Gasly – 6.6
8º) Yuki Tsunoda – 6.6
9º) Nico Hülkenberg – 6.5
10º) Alex Albon – 6.5
11º) Oscar Piastri – 6.4
12º) Charles Leclerc – 6.3
13º) Carlos Sainz – 6.1
14º) Lando Norris – 5.9
15º) Kevin Magnussen – 5.4
16º) Guanyu Zhou – 5.0
17º) Logan Sargeant – 4.9
18º) Esteban Ocon – 4.8
19º) Valtteri Bottas – 4.6
20º) Nyck de Vries – 3.3

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar