O GP do Bahrein passou longe do nível apresentado em outros anos. Em mais um passeio de Max Verstappen, a corrida abriu a temporada 2024 da F1 com cara de que 2023 ainda não acabou

Max Verstappen conquistou o quinto grand-chelem da carreira em um GP do Bahrein completamente controlado pela Red Bull. Sergio Pérez completou o 1-2 do time em uma atuação muito segura também, segurando a degradação dos pneus macios por mais de 20 voltas no fim.

O pódio ainda teve um inspirado Carlos Sainz, empilhando ultrapassagens agressivas com a Ferrari. Com problemas no carro, o companheiro Charles Leclerc ficou em quarto, seguido por George Russell.

Lando Norris apareceu em sexto, com Lewis Hamilton e Oscar Piastri, discretos toda vida, em sétimo e oitavo. A Aston Martin fechou o top-10 com Fernando Alonso e Lance Stroll, dono de boa corrida de recuperação após levar um toque na largada.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Logan Sargeant, que abriu a temporada de novo na última colocação.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

O pódio do GP do Bahrein (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 10 – Não tem como tirar ponto de Verstappen em uma atuação assim, né? O neerlandês, definitivamente, não foi desafiado, mas fez pole, liderou todas as voltas, venceu, fez a volta mais rápida. O grand-chelem é o máximo para um fim de semana e foi isso que Max conseguiu.

2º) Sergio Pérez – 8.0 – Passou bem longe de Verstappen no fim de semana inteiro, mas precisamos valorizar o fato de Pérez ter cuidado muitíssimo dos pneus na reta final da corrida, fazendo mais de 20 voltas com os macios. O RB20 tem a maior parte dos méritos, claro, mas o mexicano mandou bem.

3º) Carlos Sainz – 8.0 – Grande corrida de Sainz. Classificação e largada abaixo, é verdade, mas a corrida foi excelente. Muito ritmo para o espanhol e, principalmente, agressividade, algo que vem mostrando aos montes desde 2023. Ótimo pódio para começar o ano.

George Russell foi o melhor fora Red Bull e Ferrari no Bahrein (Foto: Mercedes)

4º) Charles Leclerc – 7.5 – Bem menos brilhante que Sainz na corrida, mas precisamos passar um pano aqui para o monegasco. Charles teve problemas no carro a prova toda, fez o que deu ali. Bom resultado e ótima classificação, quase deu pole.

5º) George Russell – 7.0 – Teve um fim de semana inegavelmente melhor que o de Hamilton, mas, de novo, vacilou em momento decisivo. A escapada que permitiu a ultrapassagem de Leclerc custou, o inglês deveria ter ficado na frente pelos problemas do rival.

6º) Lando Norris – 7.0 – Uma estreia mediana. Na corrida, aproveitou as chances que teve, mas ficou aquele gostinho de quero mais pela classificação. Norris deveria ter largado mais para frente, mas errou na volta decisiva.

7º) Lewis Hamilton – 6.0 – Discretíssimo o fim de semana todo, Hamilton não conseguiu bater de frente com Russell e só ficou na frente de Piastri por um vacilo grande da McLaren. Não se entendeu legal com o W15.

8º) Oscar Piastri – 6.0 – Outro que foi bastante discreto, acabou ali na última posição dos oito carros verdadeiramente competitivos da F1 2024. Diga-se: culpa muito mais da McLaren do que dele pela perda de posição para Hamilton.

9º) Fernando Alonso – 7.0 – Fez uma boa classificação e uma corrida digna, mas não tinha muito para onde ir além de onde ficou. A Aston Martin começou o ano claramente como quinta força, longe de todo o resto.

10º) Lance Stroll – 6.0 – Não fez uma boa classificação, mas foi brioso na corrida. Depois de ser tocado na largada por Nico Hülkenberg, recuperou-se dignamente e foi aos pontos. Boa estreia em 2024.

Lance Stroll fez um GP do Bahrein digno (Foto: Aston Martin)

11º) Guanyu Zhou – 7.5 – Fez uma boa corrida, quase colocou a capenga Sauber nos pontos. Precisa melhorar em classificação, ser mais consistente, mas foi uma estreia legal.

12º) Kevin Magnussen – 7.5 – Bom início de temporada também, apesar das limitações da Haas. Não ficou tão longe da zona de pontos, mas precisa melhorar em classificação. Levou uma surra de Hülk no Bahrein.

13º) Daniel Ricciardo – 5.0 – Ricciardo não fez um bom fim de semana. Ainda ficou no meio da confusão com Tsunoda e poderia muito bem ter devolvido a posição na última volta para o companheiro.

14º) Yuki Tsunoda – 5.0 – Foi melhor que Ricciardo em geral, mas perde pontos só pelo ataque que deu na reta final do GP do Bahrein. Não tem como achar ok o cara, na primeira corrida do ano, já instaurar uma guerra interna na RB. Tudo bem ficar bravo por ceder posição, mas era só aceitar e reclamar depois, provavelmente teria a posição de volta.

15º) Alexander Albon – 5.0 – Corrida mediana e muito comprometida por problemas de confiabilidade da Williams, mais especificamente uma pane no painel do volante do carro do tailandês.

Esteban Ocon e Pierre Gasly: sofreram na abertura da F1 2024 (Foto: Alpine)

16º) Nico Hülkenberg – 5.5 – Jogou a brilhante classificação fora em uma largada péssima, coroada com um toque em Stroll que acabou com a corrida do alemão. Poderia ter ao menos passado pertinho dos pontos não fosse aquilo, o ritmo foi digno.

17º) Esteban Ocon – 4.5 – Única coisa boa foi ter ficado na frente de Gasly, mas não teve brilho algum, a Alpine começa o ano como um horror completo.

18º) Pierre Gasly – 4.5 – Não teve carro algum para brigar, acabou levemente atrás de Ocon na classificação e na corrida. Vai ter trabalho em 2024.

19º) Valtteri Bottas – 4.0 – Corrida muito, muito ruim de Bottas. Enquanto Zhou brigou no meio do pelotão, o finlandês ficou atrás das Alpine e de um Hülk que bateu na largada. Dureza.

20º) Logan Sargeant – 3.5 – Sofreu com problemas de confiabilidade, mas já vinha mal na corrida. Terrível para Logan começar 2024 em último de novo, viu?

Guanyu Zhou teve uma estreia boa na F1 2024 no Bahrein (Foto: Sauber)

GP do Bahrein – 5.0 – Pelo segundo ano seguido, o GP do Bahrein passou longe de viver seus melhores momentos. Uma das pistas mais interessantes da F1, sim, mas que talvez esteja ficando óbvia por causa da pré-temporada. Corrida não mais que mediana.

Melhor GP – GP do Bahrein – 5.0
Pior GP – GP do Bahrein – 5.0
Média: 5.0

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 10
2º) Sergio Pérez – 8.0
2º) Carlos Sainz – 8.0
4º) Charles Leclerc – 7.5
4º) Guanyu Zhou – 7.5
4º) Kevin Magnussen – 7.5
7º) George Russell – 7.0
7º) Lando Norris – 7.0
7º) Fernando Alonso – 7.0
10º) Lewis Hamilton – 6.0
10º) Oscar Piastri – 6.0
10º) Lance Stroll – 6.0
13º) Nico Hülkenberg – 5.5
14º) Alexander Albon – 5.0
14º) Yuki Tsunoda – 5.0
14º) Daniel Ricciardo – 5.0
17º) Pierre Gasly – 4.5
17º) Esteban Ocon – 4.5
19º) Valtteri Bottas – 4.0
20º) Logan Sargeant – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar