Max Verstappen venceu pela 41ª vez na F1 e empatou com Ayrton Senna na história da categoria. O GP do Canadá ainda teve as lendas Fernando Alonso e Lewis Hamilton no pódio. Também foi o triunfo de número 100 da Red Bull na categoria

Max Verstappen vencendo corrida já não é mais nem perto de uma novidade. O holandês domina amplamente a categoria e, no GP do Canadá, só deu mais mostras de como está melhor que o resto do pelotão. Um belo triunfo e uma classificação espetacular na chuva.

O pódio ainda teve outras duas grandes lendas da história da categoria, dando um peso especial para a prova em Montreal: estiveram lá Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que entraram de vez na briga pelo vice com Sergio Pérez, apenas sexto colocado.

A Ferrari finalmente acertou uma estratégia na veia e colocou os dois pilotos no top-5, com Charles Leclerc na frente de Carlos Sainz. Atrás de Pérez veio o brilhante Alex Albon, depois Esteban Ocon, Lance Stroll e Valtteri Bottas.

Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a George Russell e Logan Sargeant, que abandonaram a disputa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen puxou pódio de lendas no GP do Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 10 – Verstappen buscou Ayrton Senna no ranking de vitórias da F1 e de maneira merecida, com mais uma grande atuação. Fica o destaque absoluto para a magia da classificação, o show que deu na chuva, mais uma vez. É diferente.

2º) Fernando Alonso – 9.0 – Mais uma bela corrida de Alonso, que conquistou o sexto pódio em oito provas, um tremendo aproveitamento. O espanhol mudou a Aston Martin de patamar e vive ótima fase, em todos os aspectos. Teve probleminhas no carro, mas segurou legal a onda.

3º) Lewis Hamilton – 8.5 – Não conseguiu chegar em Alonso, mas é mais um pódio com uma Mercedes que vai crescendo, dá sinais de que pode sonhar com coisas maiores ainda em 2023. Está vivo na briga pelo vice-campeonato, como não?

A Ferrari terminou com quarto e quinto lugares no Canadá, em boa recuperação (Foto: Ferrari)

4º) Charles Leclerc – 6.5 – A nota aqui cai bastante porque o sábado foi miserável, mas Leclerc teve uma atuação muito sólida no domingo e merece elogios. O ritmo do monegasco foi fundamental para a tática ousada da Ferrari funcionar perfeitamente, para a surpresa de todos.

5º) Carlos Sainz – 6.0 – A mesma coisa de Leclerc vale para Sainz, só que a nota cai ainda mais por sábado. O espanhol virou uma chicane ambulante na classificação, atrapalhou meio mundo, aliás, desde os treinos livres. Mas a performance na corrida foi boa, sim.

6º) Sergio Pérez – 4.0 – E tome corrida em que a gente fala que Pérez não fez mais que a obrigação ao se recuperar, né? No caso do Canadá, menos que a obrigação, porque ainda tomou das Ferrari. Terceira classificação seguida fora do Q3 com um dos carros mais dominantes de todos os tempos.

7º) Alex Albon – 9.5 – O tailandês foi o grande nome da F1 que não tem Verstappen. Albon venceu a ‘F1 B’ com aquele que é tido como o pior carro do grid. Uma pista que ajudou a Williams? Sim, mas a atuação do rapaz, inclusive cuidando dos pneus, foi grandiosa.

8º) Esteban Ocon – 7.5 – Com asa traseira balangando e tudo, segurou a oitava colocação. Deveria ter chegado na frente de Albon, mas o resultado foi decente. Perdeu de Albon, ganhou de Stroll. Fica no elas por elas, missão bem cumprida.

9º) Lance Stroll – 5.0 – Na corrida de casa, até conseguiu uma recuperação decente e fez bela manobra na linha de chegada para passar Bottas. Só que aí você vê o companheiro Alonso em segundo e, não, não está bacana para Lance.

10º) Valtteri Bottas – 7.0 – Bom pontinho anotado, mas até quando vai bem dá margem para a gente criticar, né? Simplesmente não poderia ter perdido a nona posição do jeito que foi para a Stroll, que vacilo.

Valtteri Bottas voltou aos pontos no Canadá, mas tomou um passão na bandeira que olha… (Foto: Alfa Romeo)

11º) Oscar Piastri – 6.0 – Cometeu seus erros e admitiu isso depois da prova, além da batida no Q2 que comprometeu uma melhor posição de largada. O carro ainda fica devendo, não dá para ignorar isso.

12º) Pierre Gasly – 6.0 – Fez uma corrida de recuperação até ok, mas o fim de semana dele acabou no Q1, atrapalhado por Sainz na volta rápida, não tem muito para onde fugir. Precisa de finais de semanas mais tranquilos, mas no Canadá não foi culpa dele o caos.

13º) Lando Norris – 6.0 – Tomou ali uma punição que o fez perder 2 pontos, mas a corrida foi boa, arrojada, boas manobras. É um cara que precisa que o carro entregue mais, tem muito potencial. Tem de diminuir um pouquinho os erros também.

14º) Yuki Tsunoda – 4.5 – Foi o Tsunoda de 2022 e antes, com muitos erros, instabilidade. Só não levou uma nota pior pelo horror completo que é o carro da AlphaTauri.

15º) Nico Hülkenberg 7.5 – Falando em horror completo, que tal o ritmo de corrida da Haas, hein? Hülkenberg fez uma das classificações do ano ao garantir o segundo lugar na chuva, acabou punido e saiu de quinto. Aí largou ok, foi para sexto. E começou a despencar com o passar da prova. Uma tristeza esse carro.

Nico Hülkenberg deu show na classificação do Canadá (Foto: Haas F1 Team)

16º) Guanyu Zhou – 4.0 – A quebra no sábado atrapalhou totalmente o fim de semana do chinês, que teve desempenho discretíssimo na corrida. Quase um sem nota.

17º) Kevin Magnussen – 4.0 – Envolvido em confusões, mas sem culpa agora. Problema é ter classificado mais de meio grid atrás de Hülkenberg, não dá.

18º) Nyck de Vries – 2.0 – Não basta ser lento, ainda vai bater? De Vries parou a tímida evolução que tinha demonstrado e foi um horror completo de novo.

NC) George Russell – 4.5 – Russell, Russell… a porrada no muro acabou com um fim de semana muito promissor de, pelo menos, top-4 na corrida. Muitos pontos jogados no lixo, parece que ainda não está totalmente confortável com o carro novo da Mercedes.

NC) Logan Sargeant – 2.5 – Uma lentidão sem tamanho. E agora com Albon muito dentro dos pontos. Começo tenebroso na F1.

Max Verstappen ainda lidera bem o Ranking GP 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

GP do Canadá – 7.0 – Longe de ter sido uma edição histórica do GP do Canadá, mas foi uma boa corrida. A pista ajuda bastante, teve pódio com três lendas da categoria e uma classificação maluca na chuva. Então, para a média que temos, está bom.

Melhor GP – GP da Austrália – 8.0
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 6.5

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Fernando Alonso – 8.4
3º) Lewis Hamilton – 7.7
4º) Pierre Gasly – 6.8
5º) George Russell – 6.6
6º) Alex Albon – 6.5
7º) Esteban Ocon – 6.3
8º) Yuki Tsunoda – 6.3
9º) Carlos Sainz – 6.1
10º) Sergio Pérez – 6.0
11º) Nico Hülkenberg – 5.8
12º) Oscar Piastri – 5.8
13º) Lando Norris – 5.7
14º) Lance Stroll – 5.6
15º) Charles Leclerc – 5.4
16º) Guanyu Zhou – 5.2
17º) Kevin Magnussen – 5.0
18º) Valtteri Bottas – 4.9
19º) Logan Sargeant – 3.6
20º) Nyck de Vries – 3.4

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar