5 coisas que aprendemos no GP do Canadá, 8ª etapa da Fórmula 1 2023

Max Verstappen venceu pela 41ª vez na F1 e empatou com Ayrton Senna na história da categoria. O GP do Canadá ainda teve as lendas Fernando Alonso e Lewis Hamilton no pódio. Também foi o triunfo de número 100 da Red Bull na categoria

Max Verstappen venceu com extremo controle o GP do Canadá. Neste domingo (18), o holandês dominou e triunfou também na pista seca, depois da atuação avassaladora na classificação molhada de Montreal. Foi a 41ª vitória da carreira de Max, que empata com Ayrton Senna na lista de triunfos na história da categoria. Também foi o 100º primeiro lugar da Red Bull na F1, a quinta equipe de maior sucesso no campeonato em todos os tempos.

O pódio canadense foi absolutamente estelar. Além de Verstappen, também saem de Montreal com troféus as lendas Fernando Alonso, com problemas nos freios e tudo, e Lewis Hamilton, que saem bem vivos na briga pelo vice-campeonato.

Ferrari, milagrosamente, acertou na veia a estratégia e salvou os finais de semanas de seus dois pilotos. Charles Leclerc chegou em quarto, com Carlos Sainz, próximo do monegasco a corrida toda, em quinto. Sergio Pérez não fez praticamente nada, mas foi parar em sexto na tática e nas interrupções da prova. O mexicano ainda teve a volta mais rápida do dia.

Alex Albon, em fim de semana estelar, colocou a Williams na sétima colocação, seguido por Esteban Oconcoletando mais alguns pontinhos. Lando Norris, punido, ficou em 13º, atrás de Lance Stroll – que passou Valtteri Bottas na linha de chegada -, Oscar Piastri e Pierre Gasly.

Max Verstappen deu mais um show no Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na oitava etapa da F1 2023, no Canadá:

Verstappen e os recordes: a disputa de 2023 é essa

Vamos falar a verdade aqui, né? A disputa de Verstappen na F1 2023 é contra ele mesmo e contra as marcas históricas de lendas da categoria. O holandês tem tudo para ser tricampeão consecutivo e, sem exageros, até para vencer todas as corridas que faltam no ano. O cara é absurdo, o RB19 é fenomenal e simplesmente não tem ninguém perto ele. Mais uma ótima exibição no Canadá, até brincadeiras no rádio rolaram.

Hamilton e Alonso no pódio indicam que briga pelo vice existe

Se Verstappen não briga com ninguém, abaixo dele o negócio começa a ficar quente. Muito por causa da inoperância de Pérez, de quem falaremos a seguir, mas também porque os vovôs Alonso e Hamilton querem jogo! Os dois foram de novo ao pódio, tiveram belas atuações e têm carros interessantes. Se Aston Martin e Mercedes ajudarem minimamente, a dupla pode e até deve tirar o mexicano do caminho. E aí vira um senhor duelo pelo vice.

Lewis Hamilton e Fernando Alonso vão brigar pelo vice, hein? (Foto: AFP)

Pérez passa vergonha de novo. E ainda reclama de falta de ritmo

Bom, a briga entre Hamilton e Alonso só não é oficialmente pelo terceiro lugar porque Pérez resolveu virar a curva do desastre. São três corridas seguidas do mexicano fora do Q3 e do pódio. E aí ainda tem aquele pós, né? Checo dizendo que falta ritmo para a Red Bull. Oi? Não está muito fácil defender o cara, não.

A Ferrari acertou uma tática na veia. Isso não é uma simulação

Sim, a Ferrari acertou não uma, mas duas estratégias na mesma corrida. É verdade que acidentes ajudaram, mas deu tudo assombrosamente certo para os italianos, os planos todos saíram direitinho. Depois do horror completo na classificação, dois top-5 saíram de excelente tamanho. E o carro andou bem de novo, redondinho.

Alexander Albon conseguiu o melhor resultado da Williams em 2023 (Foto: AFP)

Albon, que homem! Destaque numa ‘F1 B’ assanhada no Canadá

A ‘F1 B’ fez graçolas no GP do Canadá desde o sábado, mas, no fim das contas, quem ficou na frente da galera do miolo foi Alex Albon. O homem brilhou, ignorou o fato de que a Williams tem um carro sofrível e pegou 6 pontos cruciais. Botou a Williams viva no campeonato, colando em Alfa Romeo, Haas e passando a AlphaTauri. Carrega nas costas o time desde que chegou lá!

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.