Pérez tem pior desempenho de piloto da Red Bull em classificação em 11 anos

No Canadá, Sergio Pérez ficou fora do Q3 pela terceira vez consecutiva na temporada 2023 da Fórmula 1, a pior sequência de um piloto da Red Bull em classificação desde 2012, com Mark Webber

A queda no Q2 do Canadá fez Sergio Pérez igualar uma marca negativa entre os pilotos que já passaram pela Red Bull: a de pior desempenho em classificação na Fórmula 1. O mexicano ficou de fora do top-10 do grid de largada pela terceira vez consecutiva, mesmo número atingido por Mark Webber na temporada 2012.

Companheiro de Sebastian Vettel na ocasião, Webber largou em 11º no GP da Hungria, depois foi 12º na Bélgica e repetiu o 11º na corrida seguinte, na Itália. Há, porém, um detalhe: em Spa-Francorchamps, o australiano conseguiu passar para o Q3 e fez o sétimo melhor tempo, porém foi punido com a perda de cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sergio Pérez bateu na classificação de Mônaco (Foto: Reprodução)

Pérez, por sua vez, parou no Q2 em Mônaco, na Espanha e no Canadá. Nas ruas de Monte Carlo, o erro na Sainte-Dévote ainda nos primeiros minutos da sessão classificatória o jogou para último no grid. Em Barcelona, novo erro quando buscava volta rápida e o 11º lugar no grid. Por fim, em Montreal, com a classificação bagunçada pela chuva, o #11 foi apenas o 12º.

Ao longo de todo 2012, Webber ainda ficou fora do Q3 em outras duas ocasiões anteriores à sequência tripla: no GP da Espanha (11º) e no GP da Europa (19º). Naquele ano, Vettel chegou ao tricampeonato, enquanto Mark foi apenas o sexto colocado na tabela com duas vitórias em 20 GPs disputados.

Após oito etapas, Checo ainda se sustenta na vice-liderança, mas já começa a ver o posto seriamente ameaçado pela ascensão da Mercedes, além de um Fernando Alonso cada vez mais consistente em pódios com a Aston Martin. Até o momento, a diferença para o líder, o companheiro de equipe Max Verstappen, é de 69 pontos.

A título de comparação, em 2012, Webber aparecia à frente de Vettel após oito corridas: segunda posição com 91 pontos, enquanto Alonso liderava com 111. Sebastian era o quarto colocado, com 85, atrás ainda de Lewis Hamilton. A queda de Mark no Mundial começou do GP da Alemanha em diante — uma corrida antes da sequência fora do Q3.

Fórmula 1 volta às pistas de 30 de junho a 2 de julho, para o GP da Áustria, nona etapa da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.