O GP do Japão até foi movimentado, mas não teve disputa lá na frente. A Red Bull sobrou em uma pista que veste especialmente bem o RB20, em mais uma vitória de Max Verstappen e dobradinha com Sergio Pérez. Carlos Sainz manteve o 100% de pódios em provas que disputou na F1 2024

Max Verstappen e a Red Bull retomaram o domínio da F1 2024 com mais uma dobradinha puxada pelo neerlandês no GP do Japão. Depois de um GP da Austrália complicado para a equipe, os taurinos não deram margem para a concorrência sonhar na corrida do último domingo (6).

O pódio ainda teve Carlos Sainz, que segue com top-3 em todas as provas que disputou na temporada. Charles Leclerc, em boa recuperação depois de classificação difícil, ficou em quarto, com Lando Norris na quinta posição.

Fernando Alonso teve ótima atuação e levou a Aston Martin ao sexto lugar, segurando um pelotão com George Russell e Oscar Piastri. Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda completaram o grupo dos dez primeiros.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Alexander Albon e Daniel Ricciardo, que abandonaram a prova do Japão em acidente na largada.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen venceu e escapou na frente da F1 2024 (Foto: AFP)

1º) Max Verstappen – 9.5 – Mais uma vitória, outra atuação que beirou a nota 10. Verstappen garantiu um novo hat-trick na carreira, com pole, triunfo, volta mais rápida. Não foi desafiado, teve o melhor ritmo, fez duas grandes largadas. Corridaça de novo.

2º) Sergio Pérez – 7.5 – Um fim de semana muito competente de Pérez. Apesar de não ter passado perto de incomodar Verstappen na corrida, ficou bem seguro na segunda posição e teve ótima classificação, quase roubando a pole do companheiro. É disso que precisa para manter o emprego.

3º) Carlos Sainz – 8.5 – Em fase estelar. Nas corridas que disputou em 2024, o espanhol foi ao pódio em todas elas, mesmo em uma F1 dominada pela Red Bull. Um tremendo feito, tem conseguido andar na frente de Leclerc, feito ótimas classificações também.

Lando Norris terminou o GP do Japão em quinto (Foto: AFP)

4º) Charles Leclerc – 7.5 – Apesar do brilho de Sainz estar bem mais evidente, Leclerc não vem mal. No fim de semana, sofreu na classificação, algo raro para ele, mas a recuperação na corrida foi excelente, cuidando dos pneus, com bom ritmo. Resultado muito decente também.

5º) Lando Norris – 7.5 – Uma nota difícil de dar porque ficou a impressão de que dava para Lando ter ido mais longe, mas foi bem melhor que Piastri, por exemplo. Ótima classificação também, baixa produtividade nas disputas de pista.

6º) Fernando Alonso – 8.0 – Corridaça de Alonso, que tira muito mais da Aston Martin do que a equipe deveria oferecer. A comparação com Stroll é pequena para o que o espanhol merece, a briga dele é com as equipes principais. O veterano está voando.

7º) George Russell – 6.5 – Segue andando bem mais que Hamilton em 2024, mas também continua afoito, vacilando em momentos decisivos. O incidente com Piastri não escalou para acidente por muito pouco.

8º) Oscar Piastri – 5.5 – Não conseguiu acompanhar o ritmo de Norris e acabou com um oitavo lugar muito decepcionante em uma pista que parecia boa para a McLaren. Precisa reencontrar a melhor forma, já teve seus momentos em 2024.

9º) Lewis Hamilton – 4.0 – O resultado já foi ruim, mas a atuação foi bem pior. E não parecia que seria, viu? Lewis vinha bem no fim de semana, teve classificação decente, dava sinais de estar com mais vontade e mais adaptado. Aí deu tudo errado na corrida, coroada com a entregada inexplicável de posição para Russell, sugerida pelo próprio Hamilton. Complicado, não tem dano no carro que justifique isso. E os tempos de volta mostraram que o heptacampeão estava rápido a corrida toda, praticamente.

10º) Yuki Tsunoda – 8.0 – Ótima performance de Yuki na corrida de casa. Foi legal ver como os japoneses se empolgaram com a atuação sólida do jovem piloto. Continua não sendo nada de muito especial, mas está fazendo suficiente para dar um baile em Ricciardo. E, quem sabe, se credenciando firme para seguir na F1 por mais uns anos.

Lewis Hamilton teve postura bem estranha no GP do Japão (Foto: AFP)

11º) Nico Hülkenberg – 7.5 – Foi a largada. Uma largada melhor faria o alemão pontuar, uma largada melhor faria o alemão também levar nota mais alta. A corrida foi excelente, ritmo feroz e muito cuidado com os pneus. Hülk é um dos melhores da F1 2024 até aqui.

12º) Lance Stroll – 4.0 – Tsunoda chegou 45s atrás de Hamilton e isso indica legal o tamanho do rombo entre a ‘F1 A’ e a ‘F1 B’. Stroll deveria fazer parte do primeiro grupo e, de novo, estava no segundo. Não dá.

13º) Kevin Magnussen – 6.0 – Boa corrida de Magnussen, mas de novo abaixo da de Hülk. Como o companheiro é sempre o primeiro parâmetro, perde uns pontinhos. Mas foi competitivo, sim, ritmo bem decente.

14º) Valtteri Bottas – 6.0 – Ritmo bem melhor que a colocação final, como o próprio finlandês falou. Não é uma maravilha de piloto hoje em dia, mas tem seus momentos. Foi bem, sim, no Japão, mas é complicado fazer milagre com a equipe errando tanto nos pit-stops.

15º) Esteban Ocon – 5.0 – Guia uma verdadeira carroça e ainda foi acertado pelo próprio companheiro de equipe na relargada. Fez o que deu.

16º) Pierre Gasly – 4.5 – Mesma coisa de Ocon, mas foi quem causou o acidente interno da Alpine. Sem muita culpa, é verdade, foi mais para evitar uma pancada maior, mas não tem jeito. Vai na conta dele. No fim, os dois carros já horrorosos ficaram ainda piores quebrados.

17º) Logan Sargeant – 1.5 – Com chassi danificado e tudo, mas se ajudaria muito se parasse de bater, né? Foi ao muro no TL1, quase de novo na corrida. Não tem como também, a Williams, vai chegar na China com, sei lá, 0,4 chassi inteiro.

Daniel Ricciardo saiu do Japão ainda mais pressionado (Foto: Red Bull Content Pool)

NC) Guanyu Zhou – 2.5 – Se Bottas tinha ritmo, Zhou não tem como receber o mesmo comentário. Mais uma vez muito abaixo, parece que é o normal dele também.

NC) Daniel Ricciardo – 3.5 – Quando a fase é ruim, hein? Não passou do Q2, aí fez uma largada horrorosa e levou Albon junto com ele na primeira volta. Não teve muita culpa no acidente, mas Albon teve menos ainda. A culpa dele foi largar muito mal.

NC) Alexander Albon – 5.0 – Não tem muito o que fazer com essa Williams e foi levado por Ricciardo na primeira volta. Quase sem nota aqui.

Fernando Alonso foi ótimo no Japão e está no top-5 do Ranking GP (Foto: AFP)

GP do Japão – 6.5 – Outra corrida que não foi espetacular, mas representou uma melhora em relação às anteriores. De todo modo, apesar de algumas ultrapassagens, disputas, variedade de estratégias, ainda cabe dizer que a F1 2024 segue sem engrenar.

Melhores GPs – GP da Austrália e GP do Japão – 6.5
Pior GP – GP do Bahrein – 5.0
Média: 5.9

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Carlos Sainz – 8.8
3º) Oliver Bearman – 8.0
4º) Charles Leclerc – 7.8
5º) Fernando Alonso – 7.6
6º) Nico Hülkenberg – 7.5
7º) Lando Norris – 7.0
8º) Sergio Pérez – 6.9
9º) Kevin Magnussen – 6.9
10º) Oscar Piastri – 6.8
11º) Yuki Tsunoda – 6.5
12º) George Russell – 6.4
13º) Alexander Albon – 5.5
14º) Lewis Hamilton – 4.9
15º) Pierre Gasly – 4.8
16º) Esteban Ocon – 4.8
17º) Lance Stroll – 4.6
18º) Valtteri Bottas – 4.4
19º) Guanyu Zhou – 4.0
20º) Daniel Ricciardo – 3.4
21º) Logan Sargeant – 3.0

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar