Novamente, a FIA ficou perdida com a maneira de gerenciar uma corrida afrontada pelas questões climáticas. No fim, Verstappen venceu no Japão

VERSTAPPEN BI DA F1, RED BULL EM APUROS E FIA EM DESGRAÇA | Paddock GP #308

Mais uma vez, a Fórmula 1 brindou um público com uma corrida que ficou muito aquém do que poderia acontecer em Suzuka. Desta vez, literalmente: foram somente 28 das 53 voltas planejadas por conta da chuva fortíssima que caiu no domingo do GP do Japão. Mesmo nestas condições, Max Verstappen ganhou com um oceano de vantagem e confirmou a conquista do bicampeonato mundial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

É verdade que Verstappen largava na ponta, mas foi impressionante notar como escapou com facilidade de um pelotão amontoado para vencer. Charles Leclerc recebeu a bandeirada a segunda colocação e evitava o fim matemático do campeonato até os Estados Unidos. Mas uma punição minutos mais tarde, por conta de um entrevero com Sergio Pérez na última volta, custou uma posição e o restante das contas. Pérez ficou em segundo e também não pode mais alcançar o companheiro.

O momento mais curioso também foi a dúvida formada no fim da prova com relação à regra. Verstappen não sabia que era campeão, porque não havia certeza, entre os pilotos, sobre se a pontuação seria integral ou somente metade do normal por conta da duração da prova. Mas a regra é clara: embora apenas mais de 50% tenha sido atingido, a corrida chegou ao fim com bandeira quadriculada. Assim, vale a pontuação inteira.

Do outro lado do escopo das maiores notas estão pilotos que bateram no domingo e ao longo do fim de semana, número também com seus adeptos. Ainda que Verstappen já seja campeão, a F1 retorna para mais quatro corridas na temporada 2022.

As notas do Ranking GP são dadas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen e a Red Bull demoraram para assimilar a conquista do bicampeonato (Foto: Red Bull Content Pool)

1 – Max Verstappen – 10 – A gente sabe que foi praticamente uma sprint race, de tão curtinha, mas suficiente para Verstappen ter uma atuação espetacular. O que o rapaz guia na chuva não é brincadeira, não. Abriu 30s como se fosse nada e parecia ignorar que a pista estava bem molhada. Que piloto, que prova para levar o bicampeonato.

2 – Sergio Pérez – 8.0 – Considerando que Pérez não é nem perto de ser especialista na chuva, foi uma bela atuação. Ainda herdou a segunda posição em vacilo de Leclerc na última curva, o resultado foi ideal, é o favorito ao vice, hein?

3 – Charles Leclerc – 7.5 – A corrida como um todo foi bem decente, a Ferrari é que parece estar perdendo ritmo. Só que, de novo, um vacilo no fim custou caro. O erro na última volta deu o segundo lugar a Pérez.

Sebastian Vettel segurou Fernando Alonso em Suzuka (Foto: Aston Martin)

LEIA MAIS
+ Confira todo o material especial do GRANDE PREMIUM

4 – Esteban Ocon – 9.5 – Espetacular. O fim de semana todo, aliás. Teve uma classificação fortíssima e, na corrida, segurou Hamilton o tempo inteiro. E sempre muito agressivo, sempre deixando o carro bem largo. É ótimo piloto e faz uma tremenda temporada.

5 – Lewis Hamilton – 6.0 – A Mercedes sofreu bastante com velocidade de reta, mas é fato que Hamilton poderia ao menos ter ficado na frente de Ocon em um dia mais inspirado, vai? Mesmo assim, talvez tenha sido a melhor corrida dele pós-férias.

6 – Sebastian Vettel – 9.0 – Uma corrida muito forte de Vettel. Também muito bem na classificação, aliás. Na turnê de despedida, o alemão vem colecionando momentos bacanas, talvez tenha sido o melhor deles no Japão, na chuva, em uma pista que gosta tanto.

7 – Fernando Alonso – 8.0 – Perdeu na linha de chegada para Vettel em uma rinha de multicampeões que foi coisa linda, mas bela corrida do espanhol também. E amigo do entretenimento, já que colocou pneus novos e foi escalando de volta o pelotão com muita agressividade.

8 – George Russell – 5.5 – Fez algumas ultrapassagens legais, mas é o segundo resultado seguido muito abaixo do nível da Mercedes para Russell. Perdeu um pouquinho daquela fase espetacular que carregou desde o início do ano.

9 – Nicholas Latifi – 9.0 – Possivelmente vimos a melhor atuação de Latifi na F1. Firme, inteligente na troca de pneus, aguerrido. Last Dance do homem!

10 – Lando Norris – 5.5 – Não fez milagres dessa vez, hein? Atuação bem comum, condizente com o que é a McLaren, na verdade. Atrás do Latifi…

Nicholas Latifi enfim saiu do zero na temporada 2022 da F1 com o nono lugar no Japão (Foto: Williams)

11 – Daniel Ricciardo – 5.0 – Praticamente a mesma coisa de Norris, só ficou atrás do companheiro. Ah, para a versão 2021/22 de Ricciardo, está ótimo.

12 – Lance Stroll – 6.0 – A corrida foi muito qualquer coisa, mas a largada, meu amigo… Uma das grandes largadas do ano, talvez a melhor de todas. Deu aula.

13 – Yuki Tsunoda – 5.0 – Um fim de semana totalmente sem brilho e marcado por problemas no freio na classificação.

14 – Kevin Magnussen – 5.0 – Também foi bastante discreto, mas, pela fase horrorosa que vive, tá ok.

15 – Valtteri Bottas – 3.5 – Valtteri Bottas na chuva. Apenas isso. Sim, já escrevemos a mesma coisa em outras oportunidades, mas é isso.

Se as condições eram ruins, Carlos Sainz que o diga: sua corrida não durou uma volta completa (Foto: Reprodução/F1)

16 – Guanyu Zhou – 3.5 – Muito abaixo também. Muito mesmo.

17 – Mick Schumacher – 3.0 – Errático, lento, também muito abaixo da crítica no fim de semana.

18 – Pierre Gasly – 4.5 – Fim de semana completamente condicionado por problemas no freio na classificação. E ainda trocou mais coisa para a corrida, saiu de último, quase bateu no trator. Tudo errado e quase nada na conta dele.

NC – Carlos Sainz – 3.0 – Sainz na chuva faz umas que são complicadas, né? Bateu forte logo no início, baita pancada. Era uma chance de bons pontos ali.

NC – Alexander Albon – 5.0 – Também enfrentou problemas no carro, é quase que um sem nota aqui.

Pelotão passa ao lado de trator que retirava carro de Carlos Sainz em Suzuka (Foto: Reprodução/Twitter)

GP do Japão – 5.0 – Sabendo que quanto mais tarde maior eram as chances de chuva, por que é que a Fórmula 1 e a FIA não adiantaram em uma hora a largada do GP do Japão? As amarras comerciais fizeram com que a corrida virasse um pandemônio, e não daqueles divertidos. Ainda teve mais um exemplar da FIA que é capaz de colocar um trator na pista, com os carros no traçado, num lugar em que não há visibilidade. E isso no mesmo local do acidente que matou Jules Bianchi. Coisa tenebrosa.

Melhor GP – GP da Inglaterra – 9.5
Piores GPs – GP da Austrália e GP de Singapura – 4.5
Média – 6.8

MÉDIA TEMPORADA
1- Max Verstappen 8,6
2- Charles Leclerc 7,8
3- George Russell 7,3
4- Fernando Alonso 7,2
5- Esteban Ocon 7,0
6- Lando Norris 6,8
7- Sergio Pérez 6,8
8- Lewis Hamilton 6,7
9- Carlos Sainz 6,6
10- Pierre Gasly 6,5
11- Sebastian Vettel 6,4
12- Alexander Albon 6,1
13- Valtteri Bottas 5,8
14- Lance Stroll 5,6
15- Kevin Magnussen 5,2
16- Guanyu Zhou 4,8
17- Yuki Tsunoda 4,7
18- Daniel Ricciardo 4,5
19- Mick Schumacher 4,4
20- Nicholas Latifi 3,7
Nyck de Vries – 10,0
Nico Hülkenberg – 4,8

TUDO SOBRE O GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar