11º lugar em Long Beach garante título da Indy para Palou. Confira matemática da decisão

Álex Palou tem vantagem bastante confortável para conquistar título da Indy em Long Beach. GRANDE PRÊMIO traz os principais cenários para Pato O'Ward e Josef Newgarden, que matematicamente contam com chances

O choque com Herta que tirou Rossi da disputa em Laguna Seca (Vídeo: NBC)

A Indy chega para sua etapa final neste domingo (23) em Long Beach, e o espanhol Álex Palou, da Ganassi, é o grande favorito ao título, com 517 pontos. Além dele, Pato O’Ward, da McLaren, com 482, e Josef Newgarden, da Penske, com 469, aparecem com chances matemáticas de levantar a Astor Cup na Califórnia.

A tarefa de Palou é concluir a corrida em 11º lugar ou acima disso. Neste cenário, depende apenas de si para o título, sem depender de combinações ou pontuações extras. O mesmo acontece se for 12º e liderar uma volta, 13º e pole-position, 14º com pole e volta liderada, 16º como o piloto que mais liderou voltas ou 18º com todos os pontos extras disponíveis.

A situação de O’Ward, 35 pontos atrás do espanhol, é mais complicada. Todos os cenários de título ao mexicano acontecem com presença no pódio. Se vencer a corrida e coletar a pontuação extra, precisa de Palou em 12º sem nenhuma bonificação, ou em 13º com, no máximo, bônus de volta liderada. Um triunfo como o piloto que mais liderou giros exige Álex, em 13º sem bônus, ou em 14º com 1 ponto extra, e 15º caso seja pole.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pato O’Ward foi quinto em Laguna Seca (Foto: Indycar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Se O’Ward for apenas segundo em Long Beach, as combinações de título passam a colocar o espanhol abaixo do 23º lugar. Ainda existe um cenário com Pato campeão no terceiro lugar, mas somando todos os pontos extras e com Palou sem largar na Califórnia.

Ainda existe um cenário bastante improvável para o título de Josef Newgarden. Se vencer e somar todos os pontos extras, precisa que Álex chegue em 24º e sem pontuação bônus, e o máximo que O’Ward pode somar é o segundo lugar com ponto de volta liderada. Se vencer com o maior número de voltas lideradas, Pato não pode somar pontos extras caso chegue em segundo, tal como Álex, que teria de terminar em 25º ou pior.

O GP de Long Beach acontece neste domingo (26), com largada marcada para às 16h30. Confira a classificação do campeonato.

PALOU É PREMIADO POR QUEBRAR EUROCENTRISMO NO ESPORTE A MOTOR | GP às 10

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar