3º no Texas e 4º no campeonato, Kanaan visa aproveitar sequência de ovais para crescer na luta pelo título

O brasileiro Tony Kanaan fez grande corrida neste domingo (8), no Texas, e ganhou quatro posições no campeonato. Consciente do bom retrospecto dele mesmo e da KV nos circuitos ovais, ele não quer desperdiçar as chances de se firmar na disputa pelo caneco

As imagens do GP do Texas, oitava prova da Indy em 2013

Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e terceiro colocado no GP do Texas, Tony Kanaan é o piloto que mais pontos somou em circuitos ovais na temporada 2013. E é justamente neste tipo de pista que vão acontecer as próximas três corridas da categoria, chance para ele marcar pontos importantes e se firmar na disputa pelo título.

Neste sábado (8), Kanaan fez excelente recuperação no trecho final da prova para cruzar a linha de chegada em terceiro – mais um pouco e o brasileiro chegaria perto de Ryan Hunter-Reay para brigar pelo segundo posto. Mas o resultado já foi bom o bastante para fazê-lo subir quatro lugares na tabela de pontuação da Indy: agora o baiano está em quarto com 195 tentos – líder, Helio Castroneves, que venceu pela quarta vez na carreira no Texas, tem 259.

Agora, o que passa pela cabeça do piloto da KV é manter esse bom desempenho no tipo de pista no qual ele mais se dá bem. “Bem, eu acho que as corridas que temos pela frente são extremamente favoráveis para mim e para este cara que está aqui ao meu lado”, falou Kanaan, referindo-se ao norte-americano Hunter-Reay.

Tony Kanaan foi o terceiro colocado no Texas (Foto: John Cote/IndyCar)

“Temos uma chance muito boa e precisamos tirar vantagem disso. Eu acho que ainda não conseguimos acertar tudo o que queríamos nos circuitos mistos, então temos que tentar maximizar as corridas agora”, avaliou.

O retrospecto recente ajuda: desde que se mudou para a KV, em 2011, Kanaan terminou três vezes entre os três primeiros em quatro oportunidades nos ovais de Milwaukee e Iowa. Nos tempos de Andretti, ele venceu uma vez em cada uma dessas pistas. A menção a Hunter-Reay também é válida, já que o atual campeão ganhou justamente essas duas provas em 2012.

“A equipe está vivendo um ótimo momento. Estou extremamente cansado. Quero dizer, temos muito para comemorar, mas também tivemos muito trabalho. Então vamos tentar manter os caras nessa pegada e tirar vantagem desse momento”, continuou.

Mais especificamente sobre o GP do Texas, o piloto explicou a estratégia diferente que adotou em relação à tática vencedora de Castroneves. Ele fez uma parada a mais que o compatriota. “Decidi mudar a estratégia porque não estava confortável com o carro. Não sabia o que era”, disse.

Kanaan, então, parou nos boxes e colocou um jogo novo de pneus, que o deixou em imensa vantagem diante dos demais competidores e permitiu a recuperação, que chegou ao fim após a ultrapassagem sobre Ed Carpenter. “Vi Ryan parando antes de mim e funcionou para ele. Entrei nos boxes, mas, infelizmente, peguei mais tráfego que ele na volta seguinte. Mas é um ótimo resultado para nós”, ressaltou. “Primeira corrida com a Sunoco e o carro do [filme] Turbo, então é um grande resultado para eles, e o top-5 para a Chevrolet, grande resultado para eles também”, encerrou.

A próxima etapa da Indy acontece já no próximo sábado, dia 15, em Milwaukee. Na semana seguinte, a categoria passará por Iowa, no dia 23, para então fazer uma parada de duas semanas antes da etapa de Pocono, em 7 de julho. Curvas para a direita, agora, só serão feitas em 13 e 14 de julho, na rodada dupla de Toronto.

Confira a classificação da Indy em 2013 após oito etapas

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.