Acidentes recentes no automobilismo pedem quebra de tabu para que cabeça dos pilotos tenha maior proteção

A resposta a ser dada para o acidente de Justin Wilson não é preto no branco: de fato, a cabeça dos pilotos é exposta nos monopostos, uma área dos carros que tem se mostrado extremamente vulnerável; por outro lado, um cockpit fechado também pode ter um impacto negativo. O que não é possível é usar o tabu de que monopostos devem ter cockpit aberto para barrar avanços que podem salvar vidas

Conversas, ideias, propostas, desenhos, ressalvas, aprovações e rejeições. Assim caminha nos círculos do automobilismo o debate sobre a proteção à cabeça dos pilotos, mais especificamente os cockpits fechados, um assunto que vem à tona toda vez que um acidente grave acontece. Neste domingo, durante a prova da Indy em Pocono, a vítima foi Justin Wilson.

O inglês da Andretti foi atingido na cabeça por um pedaço de carenagem da parte dianteira do carro de Sage Karam, ficou inconsciente e bateu no muro interno do trioval. Wilson, em coma, foi transportado de helicóptero para o hospital em Allentown, onde morreu nesta segunda-feira (23) aos 37 anos.

Esta é a primeira fatalidade que acontece com o atual carro da Indy, o DW12, introduzido no início da temporada 2012. Um modelo que é tido como seguro, bem desenvolvido pela Dallara, e o que aconteceu com Wilson não pode fazer mudar essa percepção. Acidentes nos ovais, que também são seguros, costumam ser enormes. O que esta tragédia pede é que se deixe de lado o tabu para que seja possível levar adiante a discussão a respeito do ponto de maior vulnerabilidade nos monopostos atuais.

Justin Wilson se envolveu em um grave acidente na Indy em Pocono (Foto: IndyCar)

O assunto já foi abordado recentemente no GRANDE PRÊMIO, na ocasião da morte de Jules Bianchi. Que, diga-se, provavelmente não seria salvo por um cockpit fechado, dada a magnitude do impacto de sua Marussia contra o trator que estava na área de escape em Suzuka em outubro do ano passado.

Mas Wilson poderia ser salvo, e toda vida é uma vida.

Indo além, é possível listar vários acidentes recentes em que a exposição da cabeça dos pilotos teve consequências. Em 2009, durante uma etapa da F2 em Brands Hatch, uma roda que se soltou de outro carro acertou a cabeça de Henry Surtees, 18, que morreu. Uma semana depois, Felipe Massa foi atingido por uma mola que se soltou da Brawn GP de Rubens Barrichello e imediatamente perdeu a consciência. O brasileiro, felizmente, recuperou-se plenamente e retornou às pistas no início de 2010.

Na própria Indy, em 2014, detritos na pista mista de Indianápolis bateram contra o capacete de James Hinchcliffe. O canadense sofreu uma concussão. Na F3, neste ano, Gustavo Menezes sentiu a cabeça "arrastando" pelo chão.

Fugindo um pouco de situações normais de corrida, não há como esquecer o que se passou com a espanhola María de Villota em um teste na base aérea de Duxford, no Reino Unido, em julho de 2012. Ela perdeu o controle do carro ao se aproximar dos boxes improvisados na pista de pouso e acertou a rampa de carregamento de um caminhão. De Villota perdeu o olho direito e foi submetida a diversas cirurgias, e voltou a ter uma vida relativamente normal até morrer, em outubro de 2013, de "causas naturais" aos 33 anos.

Também houve situações em que o quase causou apreensão. Na largada do GP da Bélgica de 2012, a Lotus de Romain Grosjean quase acertou em cheio a cabeça da Ferrari de Fernando Alonso. No GP da Áustria deste ano, o susto foi com a McLaren de Alonso parando em cima da Ferrari de Kimi Räikkönen. Além do caso em que de fato houve contato: em Toronto, na Indy em 2014, Mikhail Aleshin saiu ileso depois de ficar preso sob a Penske de Juan Pablo Montoya.

E talvez Dan Wheldon, o último antes de Wilson a morrer na Indy, tivesse sido salvo.

Aleshin ficou preso debaixo da roda do carro de Montoya no GP de Toronto (Foto: Reprodução)

Para muitos, introduzir uma cobertura ao cockpit descaracterizaria os monopostos. Os carros se transformariam em protótipos ou modelos de turismo.

Não é bem assim. Em inglês, a denominação dada ao que chamamos de fórmula ou monoposto no Brasil é 'open-wheel', ou seja, um carro que tem as rodas descobertas.

A própria Indy começou a trabalhar, no segundo semestre de 2014, em estudos a respeito de cockpits fechados. Quem estava à frente do tema era Derrick Walker, que deixou a direção da categoria no meio deste ano. “Acho que deveria ser uma prioridade. Nós e a F1 somos as únicas grandes categorias com pilotos com a cabeça totalmente exposta. Precisamos começar com isto urgentemente, já que corremos em ovais em altíssimas velocidades”, falou o dirigente na época.

"O primeiro passo é avaliar a tecnologia, o material e a força, e aí a visibilidade periférica. Uma vez que a tecnologia seja escolhida, então o próximo passo é descobrir como adaptá-la aos carros atuais", afirmou Andrea Toso, chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Dallara, em entrevista ao GRANDE PRÊMIO em novembro de 2014. "No entanto, ainda existem dificuldades técnicas — visibilidade por meio de um material transparente — e questões de segurança — em caso de acidente. A extração do piloto de dentro do carro pode ser um problema; se o material da cobertura se quebrar em muitos pedaços, os pequenos estilhaços podem atingir o piloto como balas dentro do cockpit. É prudente seguir essa ideia, que parece óbvia para o público em geral, mas isso também envolve riscos negativos, que deve ser previstos e resolvidos por profissionais.”

É possível cobrir o cockpit sem descaracterizar o carro
Uma versão coberta do DW12 (Foto: Twitter/@adiljal)

Apressar decisões não vão levar às respostas exatas, e cobrir o cockpit também pode ter contras. Ficaria mais difícil, por exemplo, para o piloto descer do carro em caso de incêndio. O material a ser utilizado e sua resistência compõem outro ponto que precisa ser muito bem avaliado, do contrário, podem é prejudicar a segurança em vez de melhorar.

Só que por mais que a frase "motorsport is dangerous" esteja nas credenciais entregues ao redor do mundo na F1, e que o significado desta frase seja bem conhecido por todos, nunca se pode negligenciar a segurança. É um esporte perigoso, de fato. Há tragédias que acontecem porque tinham de acontecer. Mas se há algo que pode ser feito para evitar novas tragédias, deve ser feito.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.