Canapino tira licença após ataques online e Siegel corre na Juncos em Road America

Agustín Canapino optou por não correr o GP de Road America da Indy após o aumento de ataques e mensagens de ódio nas redes sociais. Argentino recebeu muitas críticas por postura após ameaças a Théo Pourchaire

Com menos de uma hora para o primeiro treino livre do GP de Road America, a Juncos Hollinger Racing anunciou que o argentino Agustín Canapino decidiu desistir de competir no fim de semana. Ele será substituído pelo novato americano Nolan Siegel. Segundo a nota divulgada pela equipe nesta sexta-feira (7), a decisão foi tomada após o aumento de ataques e ameaças recebidos nas redes sociais após os incidentes do GP de Detroit, na semana passada.

Na ocasião, Canapino sofreu um toque durante a corrida do francês Théo Pourchaire, da McLaren, que acabou recebendo uma punição, mas o incidente reduziu as possibilidades de Agustín terminar no top-10. Pourchaire passou a receber inúmeras mensagens de ódio e ameaças de fãs argentinos de Canapino nas redes sociais.

McLaren, Théo e Juncos repudiaram os ataques. Episódio semelhante aconteceu em 2023, com Callum Ilott. Em nota, Agustín também lamentou a situação, mas aproveitou para criticar a generalização feita com fãs argentinos, além de afirmar que “não viu ameaças de morte”. Nas redes sociais, o piloto sul-americano foi detonado por curtir publicações que debochavam das reclamações de Pourchaire.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nolan Siegel (Foto: IndyCar)

O desconforto pela situação foi tão grande que a McLaren anunciou o encerramento de uma aliança comercial que foi feita com a Juncos, iniciada em outubro de 2023. No comunicado oficial, o time papaia afirmou que “como reflete no código de comunidade de redes sociais da equipe, a McLaren não vai tolerar qualquer forma de abuso ou discriminação, e condena o abuso online direcionado ao time e piloto”.

“Nolan Siegel vai correr no carro #78 no lugar de Agustín Canapino, que vai tirar uma licença para o GP de Road America deste fim de semana. O aumento de ataques e assédio online, como resultado dos eventos da última semana, geraram uma experiência difícil para Agustín, a equipe e todos os fãs. A segurança de Agustín e dos competidores precisa estar em primeiro lugar. Abuso, ódio e assédio de qualquer forma é um detrimento a este esporte, e precisamos priorizar a saúde mental e física de nossos pilotos e da competição”, publicou a Juncos em nota.

Na Indy desde 2023, Agustín Canapino atualmente ocupa a 20ª colocação no Campeonato de Pilotos, com 74 pontos. O melhor resultado em 2024 foi justamente o 12º lugar conquistado em Detroit. Siegel, de 19 anos, tem apenas uma corrida disputada na temporada, quando foi 20º no GP de Long Beach. Ele se destacou por ser ‘bumpado’ da Indy 500 com a Dale Coyne.

Indy retorna já neste fim de semana com o GP de Road America, que acontece no circuito localizado em Elkhart Lake, no Wisconsin, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.