McLaren rompe aliança comercial com Juncos após ataques de fãs argentinos a Pourchaire

McLaren anunciou o encerramento de parceria comercial com Juncos, iniciada em outubro de 2023. Os ataques de fãs argentinos de Agustín Canapino a Théo Pourchaire nas rede sociais foram determinante para a decisão

A McLaren anunciou, nesta quinta-feira (6), que encerrou a aliança comercial que tinha com a Juncos Hollinger Racing com efeito imediato. A decisão acontece após uma polêmica envolvendo os ataques virtuais de fãs argentinos do piloto Agustín Canapino ao francês Théo Pourchaire após um acidente no GP de Detroit, no último fim de semana.

Na corrida, Canapino andava no sexto lugar em uma relargada quando levou um toque de Pourchaire e danificou a asa dianteira. O francês acabou punido pelo contato evitável. Pelas redes sociais, fãs argentinos enviaram mensagens de ódio a Pourchaire, algo que já tinha acontecido em 2023, quando Callum Ilott era companheiro de equipe de Canapino na Juncos e também se encontrou com o piloto em pista.

Tanto McLaren quanto Juncos condenaram os ataques sofridos pelo piloto francês, cobrando respeito e civilidade. Porém, a resposta de Canapino foi diferente. Apesar de criticar o discurso de ódio, condenou a generalização do povo argentino pelos ataques, e curtiu publicações na rede social X (antigo Twitter) debochando de Théo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Agustín Canapino lamentou mensagens de ódio, mas também quem generalizou povo argentino (Foto: IndyCar)

No comunicado oficial, a McLaren afirmou que “como reflete no código de comunidade de redes sociais da equipe, a McLaren não vai tolerar qualquer forma de abuso ou discriminação, e condena o abuso online direcionado ao time e piloto”.

“Hoje, nossa parceria estratégica com a McLaren chega ao fim. Apreciamos o tempo gasto com a McLaren nos últimos meses. São uma organização de elite, cujo apreciamos competir semana sim, semana não. Apesar dos resultados da parceria não amadurecerem, temos o respeito por eles e estamos confiantes no futuro da Juncos”, afirmou o time argentino em nota, confirmando o fim da parceira.

Indy retorna já neste fim de semana com o GP de Road America, que acontece no circuito localizado em Elkhart Lake, no Wisconsin, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.