Foyt exalta Ferrucci por “pilotar pra caramba”, mas afirma: “Gosto que não tolera desaforo”

Controverso, Santino Ferrucci ganhou apoio do patrão A.J. Foyt, que destacou a postura do piloto de "não levar desaforo" para casa

Dono da equipe que leva seu nome, A.J. Foyt destacou a temporada de Santino Ferrucci na Indy em 2024. A lenda do automobilismo norte-americano enalteceu o piloto por ter finalizado entre os dez primeiros colocados no campeonato, mas ressaltou que gosta mesmo do representante do #14 por não levar desaforo para casa.

Maior campeão da história da Indy — sete títulos — e das 500 Milhas de Indianápolis — quatro conquistas —, A. J. Foyt sempre foi visto como uma pessoa teimosa e de pavio curto, principalmente depois de pendurar o capacete e assumir o lado diretivo. Entre tantos episódios, até hoje é lembrada a cena do GP do Texas de 1997, quando o norte-americano foi para as vias de fato com Arie Luyendyk. Na ocasião, Billy Boat, piloto da Foyt, cruzou a linha de chegada na primeira colocação, mas a Indy alçou o neerlandês ao posto de vencedor, após constatar um erro na cronometragem.

Ferrucci é um dos pilotos mais controversos do grid, antes mesmo de chegar à Indy. Em 2018, bateu propositalmente em Arjun Maini, seu companheiro de equipe na Fórmula 2, após a bandeira quadriculada em Silverstone. O lance, definitivamente, fechou as portas para ele na Europa.

Na Indy, não tem sido diferente a passagem de Ferrucci. Neste ano, protagonizou uma briga com Kyle Kirkwood durante os treinos livres do GP de Detroit, o que respingou em Colton Herta. Após toque entre Santino e Kirkwood no TL2 no circuito de rua, o piloto da Foyt foi para cima do piloto da Andretti, quando este foi tirar satisfações nos boxes.

Santino Ferrucci e Kyle Kirkwood discutem durante TL2 em Detroit (Foto: Reprodução)

Na ocasião, Ferrucci disse o seguinte: “Se você ver o vídeo, ele [Kirkwood] vira para a esquerda. Não sei que evidências precisamos mais, ele tem a câmera onboard no carro, não nós. E o namoradinho dele [Colton Herta] fez a mesma coisa. Deixe para eles. Estamos fazendo o nosso, é Detroit, estou feliz. Todos estão animados e sabemos que temos um carro bom”. Na sequência, Santino pediu desculpas aos pilotos e aos que se sentiram ofendidos pela fala homofóbica.

A postura controversa de Ferrucci quase custaram seu contrato com a Foyt. A equipe tem uma parceria técnica com a Penske. Roger Penske era uma das vozes contrárias à permanência de Santino para 2025, mas os bons resultados do piloto convenceram a todos os dirigentes, principalmente, A.J. Foyt.

“Ele pilotou pra caramba nessa temporada para mim. Gosto muito do Santino porque ele não tolera nenhum desaforo. É isso que gosto nele”, declarou Foyt ao jornal estadunidense IndyStar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A.J. Foyt, dono da Foyt, tem quatro vitórias da Indy 500 como piloto (Foto: IndyCar)

Em 2024, Ferrucci fechou o ano na nona colocação no campeonato, o melhor resultado desde 2002 da Foyt, quando Airton Daré terminou em oitavo. Santino anotou no GP de Portland a primeira pole da equipe desde 2014, quando Takuma Sato conquistou a posição de honra do GP de Detroit, assim como o primeiro pódio — foi terceiro na prova em questão — desde 2019, quando Tony Kanaan foi terceiro em Gateway. Vale lembrar que Ferrucci ficou com o terceiro posto na Indy 500 de 2023, mas os festejos pós-prova são para o vencedor.

A missão de Ferrucci e da Foyt em 2025 será encerrar o jejum de vitórias, que dura desde o GP de Long Beach 2013, vencido por Sato. A expectativa do time é poder vencer em 2025 — de preferência, nas 500 Milhas de Indianápolis.

Indy retorna agora somente no dia 2 de março de 2025, com o GP de São Petersburgo, no circuito de rua na Flórida, que abre a próxima temporada da categoria. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.