No Alabama, Palou quebra jejum de 15 anos sem vitórias da Espanha na Indy

Oriol Servià, em 2005, era detentor da única vitória da Espanha na Indy. Álex Palou, com a Ganassi, quebrou o jejum com o triunfo na abertura da temporada 2021 da Indy

Josef Newgarden perde controle da Penske, roda e provoca acidente forte na largada da corrida em Barber (Vídeo: IndyCar)

A vitória de Álex Palou no GP do Alabama da Indy marcou o retorno da Espanha ao topo do pódio na categoria após quase 16 anos. Anteriormente, o único triunfo de um espanhol na categoria aconteceu no GP de Montreal de 2005, vencido por Oriol Servià, na ChampCar.

Servià foi o principal piloto espanhol da Indy nos últimos 20 anos. Em 2005, ano da sua única vitória na ChampCar, anotou outros seis pódios e foi o vice-campeão da temporada, atrás de Sébastien Bourdais.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
LEIA MAIS: Palou brilha em estreia pela Ganassi e vence primeira na Indy no Alabama. Grosjean é 10º

Álex Palou comemora vitória em Barber (Foto: Indycar)

Oriol também teve experiência na Indy após a fusão de IRL e ChampCar, em 2008. Com a Newman Haas, ele foi ao pódio três vezes em 2011 e terminou o campeonato em uma surpreendente quarta colocação. Nos últimos anos, o piloto tem se limitado a participar apenas da Indy 500, com a última aparição em 2019.

A segunda vitória da Espanha na Indy veio nas mãos de Palou, que chegou na categoria em 2019 pela Dale Coyne e assinou com a Ganassi para 2021. No GP do Alabama, largou do terceiro lugar e utilizou uma estratégia de duas paradas para ficar em primeiro, com Will Power em segundo e Scott Dixon em terceiro.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube