Palou faz classificação tímida em Long Beach. Mas fica ainda mais perto do título

Álex Palou começou a definição do título da Indy 2021 no melhor jeito feijão com arroz em Long Beach. É bem possível que isso seja o suficiente, com Pato O'Ward largando de oitavo e o catalão saindo de décimo. Tudo parece bem sob controle

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Diz o ditado popular no esporte que final não se joga, se ganha. E é assim que Álex Palou parece estar lidando com a decisão da temporada 2021 da Indy em Long Beach, usando e abusando da longa vantagem que construiu ao longo das outras 15 etapas do campeonato. Neste sábado (25), uma classificação absolutamente tímida, mas, mesmo assim, a mão na taça virou uma mão e mais uns três dedos.

É que o décimo lugar no grid das ruas californianas, por mais discreto que seja, está plenamente de acordo com o que Palou precisa para ser campeão. Na realidade, um 11º lugar basta, ou melhor, bastava: com Pato O’Ward sem os pontos extras possíveis do pole, um 12º posto resolve a parada para o catalão mesmo em caso de vitória do mexicano.

Mas o cenário de pontos é pouco se quisermos realmente mostrar como Álex está perto da taça: chegamos a um momento em que nem dá para cravar se é realmente O’Ward quem mais ameaça Palou. Ou se é Josef Newgarden, que chegou na final com menos de 1% de chance, mas fez a pole.

Álex Palou ficou no Q2 em Long Beach. Mas Pato O’Ward também (Foto: Indycar)

Sim, nós sabemos que os números frios estão menos contra Pato do que Josef, mas, friamente falando, a situação é quase tão irreversível quanto: O’Ward precisa ganhar e, com todos os pontos extras de amanhã, ver Palou em 13º. Só que larga em oitavo em uma pista de difícil ultrapassagem, ou seja…

Já para Newgarden, também só interessa vencer, liderar o maior número de voltas e ver Palou abaixo do 24º lugar. A posição do catalão é mais complicada de acontecer do que no cenário do mexicano? Sem dúvida, mas a chance de Josef fazer a parte dele também é imensamente maior que a de Pato.

E tem mais uma coisa aí: será que Palou chegaria em 13º em condições normais de corrida? Difícil crer, né? Mais fácil, pois, que o catalão tenha de se envolver em algum enrosco ou enfrente uma quebra ou algo do tipo que o afaste do pelotão. Assim, serviria para Pato, mas potencialmente para Josef também.

Josef Newgarden mira vitória em Long Beach (Foto: Indycar)

Isso tudo não foi para ver quem tem mais chances de bater Palou, mas, basicamente, de quem tem menos. E a conclusão não é das mais fáceis, definitivamente. Quem quiser emoção na briga pela taça, é bom focar em alguma coisa tipo Bruno Senna batendo em Sebastian Vettel e quase decidindo a taça na Fórmula 1 2012.

O leitor deve estar se perguntando: “ué, mas cadê Palou no texto? Cadê o cenário para o favorito ao título?”. Bom, Palou praticamente precisa largar e chegar minimamente perto de onde vai largar. Assim como aqui no texto, o catalão tem tudo para ser figura mais do que discreta. São os outros que precisam fazer alguma coisa, ele meio que só tem de evitar o muro.

A Indy volta agora só no domingo, para a última corrida da temporada 2021, em Long Beach. A largada está prevista para 16h30 (em Brasília).

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.