Palou e McLaren buscam mediação para encerrar processo por quebra de contrato

Álex Palou e McLaren viram batalha judicial progredir e buscam mediação para encerrar processo. Equipe entrou na justiça contra o piloto em 2023 após quebra de contrato

Perto de conquistar o tricampeonato da Indy, Álex Palou tenta se aproximar de uma mediação judicial com a McLaren para encerrar o processo que corre na justiça inglesa desde 2023. O time decidiu utilizar os meios legais para ir contra o piloto, que voltou atrás em um contrato assinado para representar a equipe a partir de 2024.

Segundo informação da revista americana Racer, uma decisão recente em um tribunal da Inglaterra levou ambos os lados à mediação. Acredita-se que o acordo pode ocorrer nos próximos meses ou no início de 2025. A McLaren reivindica remuneração por salários adiantados e outras perdas que custaram mais de US$ 20 milhões (cerca de R$ 112 milhões de dólares).

Relacionadas


Ao contrário de uma decisão arbitrária, que exige que o acordo seja alcançado, a mediação não exige que nenhuma das partes aceite qualquer oferta que possam ser proposta para concluir o processo. Se a mediação não tiver sucesso, um julgamento no fim de 2025 deve resolver o tema.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Palou comandou o carro da McLaren no TL1 do GP dos Estados Unidos, mas não passou disso (Foto: AFP)

A história entre Palou e McLaren teve início em 2022. Na ocasião, o espanhol teve uma renovação de contrato anunciada pela Ganassi, equipe que corre desde 2021. O piloto veio para as redes sociais negar extensão de vínculo e comunicou que tinha um contrato com o time papaia para 2023. Um imbróglio judicial entre as equipes foi iniciado, e foi acordado que Palou cumpriria a renovação automática de mais uma temporada na CGR e eventualmente realizaria a troca.

Álex, inclusive, chegou a participar de treino livre no GP dos EUA de 2022, além de ter sido reserva da McLaren no GP de Miami de 2023 e ter feito simulador da equipe em algumas oportunidades. Porém, o CEO da McLaren, Zak Brown, informou aos funcionários que tomou ciência de que Álex não tinha intenção de honrar o contrato assinado para se juntar ao time em 2024.

Zak afirmou que a McLaren dedicou muito tempo, investimento e dinheiro na preparação para receber o piloto que tinha assegurado que se juntaria ao time assim que o vínculo com a Ganassi acabasse. O processo contra Palou foi aberto em agosto de 2023.

Indy retorna com a etapa final da temporada 2024 no dia 15 de setembro, no oval de Nashville, localizado em Lebanon, no Tennessee. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento. Palou tem 33 pontos de vantagem sobre Will Power e pode conquistar o terceiro título.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.