Palou supera Herta e lidera treino livre 1 da Indy em Road America. Fittipaldi é 11º

Álex Palou surgiu na reta final para bater Colton Herta e ficar com o tempo mais rápido do treino livre 1 da Indy em Road America. Pietro Fittipaldi ficou no 11º lugar

Atual campeão da Indy e vencedor da edição mais recente do GP de Road America, o espanhol Álex Palou tratou de iniciar o fim de semana em evidência. O piloto da Ganassi anotou o tempo de 1min43s170 já na reta final desta sexta-feira (7) para assumir a liderança do primeiro treino livre da corrida que acontece em Elkhart Lake, no Wisconsin.

Pole-position do GP de Detroit, disputado na semana passada, o americano Colton Herta ficou no segundo lugar com a Andretti, com tempo de 1min43s250. Quem surpreendeu foi Santino Ferrucci, que levou a Foyt ao terceiro lugar, à frente de Josef Newgarden, da Penske. O top-5 foi fechado pelo dinamarquês Christian Lundgaard, de RLL.

Relacionadas


Atual líder do campeonato, o hexacampeão neozelandês Scott Dixon levou a Ganassi ao sexto lugar, seguido pela Penske do australiano Will Power, que puxou o companheiro de equipe Scott McLaughlin ao oitavo lugar. O mexicano Pato O’Ward, de McLaren, foi nono, enquanto Marcus Armstrong completou o top-10.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Colton Herta (Foto: IndyCar)

O brasileiro Pietro Fittipaldi ficou no 11º lugar com a RLL. O piloto anotou o tempo de 1min43s713. Em sua última participação pela Meyer Shank antes de entregar o carro a David Malukas em duas semanas, Helio Castroneves foi 21º, com 1min44s561.

A Indy retorna em Road America neste sábado (8) com o treino livre 2, que tem início marcado para 12h15 (de Brasília, GMT-3). A classificação está marcada para mais tarde, a partir das 16h25.

Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Road America:

A bandeira verde foi dada às 17h02 (de Brasília, GMT-3). De cara, a pista ficou vazia e dedicada apenas a voltas de instalação. Com os primeiros carros na pista, quem chamou a atenção foi Christian Rasmussen, da Carpenter, que escapou sozinho e rodou na curva 1, mas conseguiu segurar o carro e evitou uma bandeira vermelha, recolhendo aos boxes.

Ao fim dos primeiros 15 minutos de sessão, a liderança estava nas mãos de Christian Lundgaard, da RLL, com o tempo ainda alto em 1min44s148. Ferrucci, VeeKay, Pourchaire e Fittipaldi formavam o top-5. Apenas 3 minutos depois, surgiu a primeira bandeira vermelha da sessão: Romain Grosjean passou reto na última curva, destruindo a Juncos #77 e abandonando a sessão.

Foram 8 minutos de bandeira vermelha até a liberação da pista. Christian Lundgaard manteve a liderança diminuindo o tempo para 1min43s983. A vida do dinamarquês na ponta acabou com Josef Newgarden, de Penske, anotando 1min43s867, e pouco tempo depois com o atual campeão Álex Palou, da Ganassi, com 1min43s402.

Newgarden até abaixou a marca para 1min43s381, mas não era o suficiente para a liderança por causa de Colton Herta. O piloto da Andretti cravou 1min43s316 e assumiu o topo. O americano chegou aos 30 minutos finais de sessão na liderança, puxando o atual vencedor da Indy 500 e o atual campeão. O’Ward, Dixon, Lundgaard, Rosenqvist, Rahal e Ferrucci fechavam o top-10.

Em meio a alguns pilotos escapando e levantando poeira em Road America, quem surgiu surpreendendo foi Pietro Fittipaldi. Com pneus macios, o brasileiro de RLL anotou 1min43s912 e pulou ao quinto lugar.

Nos minutos finais, quem também surpreendeu foi Santino Ferrucci, que levou a Foyt ao segundo posto com tempo apenas 0s045 mais lento que o de Herta. Após muito tempo do piloto americano em primeiro, Álex Palou tomou as rédeas da atividade e cravou 1min43s170. Antes da quadriculada, deu tempo de Marcus Armstrong escapar da pista.

INDY 2024, GP DE ROAD AMERICA, TREINO LIVRE 1:

1A PALOUGanassi Honda1:43.170 16
2C HERTAAndretti Honda1:43.250+0.08013
3S FERRUCCIFoyt Chevrolet1:43.361+0.19116
4J NEWGARDENPenske Chevrolet1:43.381+0.21113
5C LUNDGAARDRLL Honda1:43.390+0.22019
6S DIXONGanassi Honda1:43.534+0.36415
7W POWERPenske Chevrolet1:43.572+0.40216
8S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:43.621+0.45117
9P O’WARDMcLaren Chevrolet1:43.681+0.51114
10M ARMSTRONGGanassi Honda1:43.695+0.52518
11P FITTIPALDIRLL Honda1:43.713+0.54329
12F ROSENQVISTMeyer Shank Honda1:43.741+0.57113
13K KIRKWOODAndretti Honda1:43.775+0.60516
14R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:43.863+0.69322
15A ROSSIMcLaren Chevrolet1:43.988+0.81815
16G RAHALRLL Honda1:44.066+0.89619
17L GHIOTTODale Coyne Honda1:44.100+0.93022
18T POURCHAIREMcLaren Chevrolet1:44.256+1.08623
19M ERICSSONAndretti Honda1:44.353+1.18318
20K SIMPSONGanassi Honda1:44.444+1.27424
21H CASTRONEVESMeyer Shank Honda1:44.561+1.39117
22L LUNDQVISTGanassi Honda1:44.600+1.43024
23C RASMUSSENCarpenter Chevrolet1:44.697+1.52725
24S RAY ROBBFoyt Chevrolet1:44.941+1.77118
25J HARVEYDale Coyne Honda1:44.966+1.79617
26N SIEGELJuncos Chevrolet1:45.102+1.93218
27R GROSJEANJuncos Chevrolet16:48.811+15:05.6411
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.