Bryan Herta detona Indy por falta de punição a Newgarden: “Não há condições iguais”

Estrategista de Kyle Kirkwood e pai de Colton Herta, Bryan detonou a direção de prova da Indy pela falta de punição a Josef Newgarden e citou o sentimento de que não há condições iguais no tratamento aos pilotos

Ex-piloto e atual estrategista de Kyle Kirkwood na Andretti, Bryan Herta detonou a direção de prova da Indy pelas decisões tomadas na etapa de Gateway, disputada no último sábado. O americano indicou que há um sentimento crescente no paddock de que não há igualdade de condições nas decisões tomadas, e que muitas delas favorecem a Penske, equipe de Roger Penske, que também é o dono da categoria.

Em entrevista ao site da emissora NBC Sports após a corrida, Bryan citou a punição que o filho Colton recebeu por bloquear Linus Lundqvist nas voltas finais da prova. O resultado fez Herta cair de quarto para quinto no resultado final, vendo Álex Palou abrir mais vantagem na briga pelo título. A direção de prova, por sua vez, não tomou decisões sobre o acidente que Will Power causou com David Malukas e sobre a polêmica relargada lenta de Josef Newgarden, que acabou eliminando Power, Alexander Rossi e Romain Grosjean da prova.

Relacionadas


“Não estou dizendo que Colton não mereceu ser punido. O que estou dizendo é que há um sentimento crescente no paddock de que não há igualdade de condições. Um cara [Newgarden] causou um acidente de três carros enquanto segurava o pelotão e não é punido. E alguém [Colton] disputando forte com o adversário, faz um bloqueio e é punido. O que Josef fez foi pior causar um acidente que tirou três carros da prova. Por que isso não chega ao nível de uma punição?”, declarou Bryan.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Newgarden roda, mas dá volta por cima e vence etapa de Gateway da Indy

Josef Newgarden celebra sétima vitória nas últimas dez etapas em circuitos ovais (Foto: IndyCar)

O vaivém de Newgarden na relargada irritou o companheiro de equipe Power, que ao sofrer a batida de Rossi, abandonou a corrida e perdeu pontos preciosos na briga pelo título. O australiano ignorou o fato de dividir a equipe com Josef e mostrou o dedo médio ao americano quando ele passava pelos boxes após o acidente.

“Os próprios companheiros de equipe mostram o dedo a ele. Acelerou e freou. Eles dizem em todos os briefings de pilotos sobre como lidar com isso. É um sentimento crescente. Talvez eu seja o primeiro a dizer, mas é o que as pessoas sentem. Se Colton foi punido, o outro também deveria, é todo o meu ponto. Colton bloqueou Linus. Tudo bem, deram uma punição. Mas como você não pune um cara que fez brake-check com todo o grid e causou um acidente. Como isso não é pior? Como causar um acidente com três carros, com um deles voando, não é pior que alguém bloqueando um piloto com uma volta restante?”, completou.

Colton Herta subiu para o segundo lugar no Campeonato de Pilotos, com 384 pontos, mas agora está a 59 de distância do líder Álex Palou, da Ganassi, com quatro corridas restantes no campeonato. A Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.