Calendário de 2015 da Indy tem abertura no Brasil, apenas uma rodada dupla e final em Sonoma no mês de agosto

A Indy manteve para 2015 um calendário que se estende de março até o fim de agosto. Dessa vez, palco da decisão será o circuito de Sonoma, na Califórnia, e não mais Fontana

A Indy divulgou nesta quinta-feira (30) seu calendário de corridas para a temporada 2015 com algumas mudanças importantes. Com menos provas, apenas 17, o próximo campeonato teve abertura confirmada para Brasília, em 8 de março, e outra vez vai terminar em 30 de agosto, mas com uma etapa no circuito misto de Sonoma.

A principal novidade é o retorno de uma corrida fora da América do Norte, o GP do Brasil. A última corrida disputada por aqui foi em 2013, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo.

Também entra no calendário o GP da Luisiana, nos arredores de Nova Orleans. A praça que deixa a rota da categoria é Houston, ao passo que Toronto terá apenas uma corrida — a única rodada dupla será realizada em Detroit nos dias 30 e 31 de maio.

GP de Sonoma vai decidir o campeonato de 2014 (Foto: GettyImages)

Das 16 pistas que vão receber a categoria, seis são ovais, seis são autódromos permanentes e quatro são de rua.

A manutenção do dia 30 de agosto como data da decisão confirma a satisfação da Indy com o modelo adotado para a temporada 2014, adequando o calendário à agenda das grandes ligas norte-americanas — no caso, a NFL, que tradicionalmente começa no primeiro fim de semana de setembro.

“O calendário da Indy representa mais um passo à frente na nossa estratégia de fazer o campeonato crescer”, disse Mark Miles, diretor-executivo da categoria.

“Vários fatores conduziram à boa fase que vivemos em 2014 e vamos continuar a executar essas iniciativas: continuidade nas transmissões de TV, crescimento estratégico do calendário e como promovemos nossos eventos”, ressaltou.

Há duas maratonas de eventos consecutivos: em abril, três corridas em três semanas seguidas em Nova Orleans, Long Beach e Alabama; depois, entre o GP de Indianápolis, em 9 de maio, e 14 de junho, no GP de Toronto, não haverá nenhum fim de semana de folga para equipes e pilotos.

Destaque para a mudança de data das 500 Milhas de Fontana, que decidiu o campeonato nos últimos três anos, marcada para 27 de junho, e das 500 Milhas de Pocono, que serão a penúltima etapa em 23 de agosto.

Negociações aconteceram com o intuito de levar a categoria para Dubai, mas um acordo não foi alcançado.
 

8/3 GP do Brasil Brasília MISTO
29/3 GP de São Petersburgo São Peterburgo RUA
12/4 GP da Luisiana NOLA Motorsports Park MISTO
19/4 GP de Long Beach Long Beach RUA
26/4 GP do Alabama Barber MISTO
9/5 GP de Indianápolis Indianápolis MISTO
24/5 500 Milhas de Indianápolis Indianápolis OVAL
30/5 GP de Detroit Belle Isle RUA
31/5 GP de Detroit Belle Isle RUA
6/6 GP do Texas Texas Motor Speedway OVAL
14/6 GP de Toronto Toronto RUA
27/6 500 Milhas de Fontana Auto Club Speedway OVAL
12/7 GP de Milwaukee Milha de Milwaukee OVAL
18/7 GP de Iowa Iowa OVAL
2/8 GP de Mid-Ohio Mid-Ohio MISTO
23/8 500 Milhas de Pocono Pocono OVAL
30/8 GP de Sonoma Infineon Raceway MISTO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.