A edição de 2013 das 500 Milhas de Indianápolis terá um piloto local na pole-position. Natural da cidade que possui um dos circuitos mais míticos do automobilismo, Ed Carpenter surpreendeu o mundo da Indy neste sábado (18) e foi o mais rápido no Pole Day, superando os carros das favoritas Andretti e Penske.
Correndo por sua própria equipe, o norte-americano, que não cravava uma pole desde o GP de Kentucky de 2010, somou 2min37s368 no total de suas quatro voltas no Fast Nine e parte na primeira posição no próximo domingo (26), quando será realizada a prova.
Ed Carpenter, pole para as 500 Milhas de Indianápolis de 2013 (Foto: Michael Rickey/Getty Images)
No entanto, Carpenter não foi a única surpresa do dia: Carlos Muñoz, novato que faz sua estreia na Indy, foi o melhor piloto da Andretti e parte em uma incrível segunda posição, logo à frente de Marco Andretti, terceiro colocado.
O melhor brasileiro foi Helio Castroneves. O piloto da Penske chegou a estar na liderança na primeira parte da sessão classificatória, mas não fez boas voltas durante a disputa pela pole e parte apenas em oitavo.
Tony Kanaan, da KV, repetiu a média de performance apresentada nos treinos livres e ficou próximo do top-10, não avançando ao Fast Nine e largando em 12º.
Bia Figueiredo, por sua vez, não conseguiu se classificar entre os 24 melhores do Pole Day, e, com o 28º tempo, tentará melhorar sua classificação no Bump Day, que será disputado neste domingo (19).
Confira como foi o Pole Day, treino classificatório para a Indy 500:
Os 24 melhores
O primeiro a ir para a pista foi Scott Dixon. Em sua primeira sequência de quatro voltas, o neozelandês marcou, no agregado, 2min39s180. O tempo, apesar de ter se tornado momentaneamente a referência, valeu ao piloto apenas a 16ª posição no grid.
A liderança mudou de mãos quando AJ Allmendinger, quarto a sair dos boxes, deu a primeira amostra do bom acerto da Penske em Indianápolis: com 2min38s060, o norte-americano colocou mais de 1s de vantagem no antigo líder.
Os seis pilotos seguintes não conseguiram superar o tempo de AJ. O domínio da Penske nº 2, no entanto, só seria quebrado por outro carro da equipe: o nº 12, de Castroneves, arrancou aplausos entusiasmados dos torcedores ao virar em 2min37s911 e assumir a ponta. O brasileiro atingiu a média de 227 mph – equivalente a 366,8 km/h.
A marca de Helio parecia insuperável. Nem mesmo a Andretti, equipe que dominou a maior parte dos treinos livres durante a semana, conseguiu representar algum tipo de ameaça ao tricampeão de Indianápolis.
Mas o melhor da Penske ainda estava por vir: Will Power voltou a honrar o nome. 18º a marcar tempo, o australiano voou e atingiu o excelente combinado de 2min37s312, para se fixar na primeira posição e não mais perdê-la durante a primeira parte da classificação. A vantagem colocada sobre Castroneves foi de mais de 0s6.
Carlos Muñoz estreia na Indy com a primeira fila em Indianápolis (Foto: Walter Kuhn/IndyCar)
As maiores surpresas da sessão, no entanto, foram Carpenter e Muñoz. Com excelente acerto, o norte-americano conseguiu se classificar para o Fast Nine e chegou a figurar na terceira posição, fechando em quinto, com 2min37s928. Já o jovem colombiano, que faz sua estreia na Indy, confirmou o bom desempenho mostrado nas sessões livres e fez suas quatro voltas em 2min37s776, superando Castroneves e ficando em terceiro.
A melhor Andretti foi a de Hunter-Reay. O atual campeão não teve dificuldades para somar 2min37s699 e assumir a segunda posição, com a segunda melhor média de velocidade, andando em 228 mph – 366,93 km/h.
Os brasileiros, à exceção de Helinho, não tiveram atuações de destaque, mas ficaram dentro do que já era esperado: 20º a ir para a pista, Kanaan conseguiu a 12ª posição com o tempo de 2min38s626, enquanto Bia, com 2min39s916, ficou apenas no 28º lugar e foi eliminada para a disputa do Bump Day.
Entre os eliminados na primeira bateria de voltas rápidas, James Jakes, Townsend Bell, Ryan Briscoe e Simona de Silvestro conseguiram entrar no grupo dos 24 melhores. Já Tristan Vautier, Michel Jourdain Jr, Bia e Pippa Mann, apesar de terem tentado, não conseguiram o feito.
Pela ordem, os classificados para a disputa da pole foram: Power, Hunter-Reay, Muñoz, Castroneves, Carpenter, Marco Andretti, Allmendinger, Ernesto Viso e James Hinchcliffe.
Destaque negativo para a Ganassi, que teve desempenho pífio em Indianápolis: melhor piloto da equipe, Dixon larga apenas em 16º, logo à frente de Dario Franchitti, 17º. Charlie Kimball parte em 19º, e Briscoe em 23º. Um desastre completo de uma das mais tradicionais equipes da categoria.
As surpresas do Fast Nine
Por conta da chuva que atrasou em 2h30 o início do Pole Day, os nove pilotos classificados para a disputa da pole tiveram uma única oportunidade para marcar seus tempos.
O primeiro deles foi Hinchcliffe. O canadense, cotado como um dos favoritos à pole, decepcionou, e, com 2min38s541, foi o mais lento do Fast Nine.
Na sequência, Viso foi velocíssimo na primeira de suas quatro voltas e despontou como possível candidato à primeira posição, mas perdeu desempenho nos três giros seguintes e conseguiu ficar apenas com o quarto lugar, abrindo a segunda fila.
A Penske, que ao lado da Andretti era favorita à pole, viu Allmendinger como seu primeiro representante na batalha pela posição de honra do grid. Mas o norte-americano, discreto, fechou em quinto.
Andretti foi o quarto a entrar na pista e pulou para a liderança, com 2min37s713. Mas o próximo da lista era Carpenter. E se a surpresa já havia sido grande na primeira fase da classificação, seria ainda maior no Fast Nine.
Ed Carpenter, pole para as 500 Milhas de Indianápolis de 2013 (Foto: Jamie Squire/Getty Images)
O piloto, que corre por sua própria equipe, teve desempenho assombroso. Mantendo regularidade entre suas quatro voltas e atingindo a média de 228,762 mph – nada menos que o equivalente a 368,16 km/h –, o norte-americano cravou a marca de 2min37s368 e assumiu a primeira posição para não mais ser superado ou sequer ameaçado.
Quem mais se aproximou de Carpenter foi Muñoz, novo garoto-sensação da Indy. No entanto, o estreante colombiano ficou a 0s290 do tempo do pole – diferença considerável em um circuito oval, mas suficiente para colocá-lo em uma fantástica segunda posição.
Hunter-Reay e Power ainda foram à pista depois do jovem piloto da Andretti, mas a disputa pela primeira fila já estava liquidada. Enquanto o atual campeão foi o sétimo, o australiano, um dos favoritos à pole, fechou em sexto.
As 500 Milhas de Indianápolis serão realizadas no próximo dia 26. Até lá, Carpenter será, de fato e de direito, o rei do circuito e a maior estrela de sua terra natal.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, Pole Day, final:
1 |
20 |
Ed CARPENTER |
EUA |
Carpenter Chevrolet |
|
2:37.368 |
|
2 |
26 |
Carlos MUÑOZ |
COL |
Andretti Chevrolet |
N |
2:37.658 |
+0.290 |
3 |
25 |
Marco ANDRETTI |
EUA |
Andretti Chevrolet |
|
2:37.713 |
+0.345 |
4 |
5 |
Ernesto VISO |
VEN |
Andretti Chevrolet |
|
2:37.790 |
+0.422 |
5 |
2 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
Penske Chevrolet |
|
2:37.826 |
+0.458 |
6 |
12 |
Will POWER |
AUS |
Penske Chevrolet |
|
2:37.834 |
+0.466 |
7 |
1 |
Ryan HUNTER-REAY |
EUA |
Andretti Chevrolet |
|
2:37.961 |
+0.593 |
8 |
3 |
Helio CASTRONEVES |
BRA |
Penske Chevrolet |
|
2:38.059 |
+0.691 |
9 |
27 |
James HINCHCLIFFE |
CAN |
Andretti Chevrolet |
|
2:38.541 |
+1.173 |
10 |
4 |
JR HILDEBRAND |
EUA |
Panther Chevrolet |
|
2:38.283 |
+0.915 |
11 |
98 |
Alex TAGLIANI |
CAN |
Bryan Herta Honda |
N |
2:38.320 |
+0.952 |
12 |
11 |
Tony KANAAN |
BRA |
KV Chevrolet |
|
2:38.626 |
+1.258 |
13 |
22 |
Oriol SERVIÀ |
ESP |
DRR Chevrolet |
|
2:38.720 |
+1.352 |
14 |
19 |
Justin WILSON |
ING |
Dale Coyne Chevrolet |
|
2:38.031 |
+0.663 |
15 |
7 |
Sébastien BOURDAIS |
FRA |
Dragon Chevrolet |
|
2:38.154 |
+0.786 |
16 |
9 |
Scott DIXON |
NZL |
Ganassi Honda |
|
2:39.180 |
+1.812 |
17 |
10 |
Dario FRANCHITTI |
ESC |
Ganassi Honda |
|
2:39.243 |
+1.875 |
18 |
14 |
Takuma SATO |
JAP |
Foyt Honda |
|
2:39.368 |
+2.000 |
19 |
83 |
Charlie KIMBALL |
EUA |
Ganassi Honda |
|
2:39.376 |
+2.008 |
20 |
16 |
James JAKES |
ING |
RLL Honda |
|
2:39.426 |
+2.058 |
21 |
77 |
Simon PAGENAUD |
FRA |
Schmidt Honda |
|
2:39.521 |
+2.153 |
22 |
60 |
Townsend BELL |
EUA |
Panther Chevrolet |
|
2:39.543 |
+2.175 |
23 |
8 |
Ryan BRISCOE |
AUS |
Ganassi Honda |
|
2:39.811 |
+2.443 |
24 |
78 |
Simona DE SILVESTRO |
SUI |
KV Chevrolet |
|
2:39.839 |
+2.471 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.