Lundgaard sobrevive a batalha estratégica em Toronto e vence na Indy pela primeira vez

Christian Lundgaard largou da pole-position em Toronto, superou as batalhas estratégicas e ultrapassou Álex Palou para vencer pela primeira vez na Indy

O dinamarquês Christian Lundgaard é o mais novo vencedor de corridas da Indy. O piloto da RLL largou da pole-position e superou as variações estratégicas do GP de Toronto, disputado na tarde deste domingo (16) — especialmente uma batalha contra Álex Palou no fim — para vencer pela primeira vez na categoria.

O espanhol líder do campeonato teve uma performance heroica. Largando do 15º lugar, ele acertou a estratégia e fez uma grande recuperação, e mesmo com danos na asa dianteira da Ganassi #10 após um toque em relargada, segurou um segundo lugar que foi bom o suficiente para aumentar a distância no campeonato.

O americano Colton Herta, da Andretti, precisou de muita economia de combustível no fim para conquistar a posição final no pódio. O neozelandês hexacampeão Scott Dixon terminou logo atrás, no quarto lugar e manteve o segundo lugar no campeonato de pilotos, seguido pelas Penske de Josef Newgarden e Scott McLaughlin.

O novato neozelandês Marcus Armstrong, de Ganassi, foi o sétimo colocado, seguido pelo mexicano Pato O’Ward, da McLaren. Graham Rahal, de RLL, e Felix Rosenqvist, companheiro de O’Ward na McLaren completaram o top-10.

O brasileiro Helio Castroneves acabou abandonando a corrida. O piloto chegou a ocupar o 11º lugar, mas acabou tocado pelo americano Kyle Kirkwood em uma relargada e foi forçado a deixar a disputa em Toronto.

A Indy retorna já na semana que vem com a rodada dupla no oval de Iowa, nos dias 22 e 23 de julho, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch 
clicando aqui!

Saiba como foi o GP de Toronto da Indy:

A bandeira verde foi dada às 14h59 (de Brasília). Lundgaard partiu bem e manteve a liderança. Pato ficou na cola de McLaughlin, mas a bandeira amarela logo surgiu por conta de um engavetamento. Um toque entre Tom Blomqvist e Ryan Hunter-Reay acabou vitimando também Jack Harvey, Sting Ray Robb, Graham Rahal Santino Ferrucci, Benjamin Pedersen e Alexander Rossi.

A relargada aconteceu apenas na volta 9. Mais uma vez, Lundgaard partiu bem e se desvencilhou de McLaughlin com tranquilidade. Quem se destacou foi Kyle Kirkwood, ao ultrapassar Felix Rosenqvist.

Com 19 voltas, os primeiros a abrirem a janela de pit-stops entre os ponteiros foram Kyle Kirkwood e Josef Newgarden, que andavam no top-10. Na sequência, veio o líder Lundgaard. Na volta seguinte, foi a vez de O’Ward. McLaughlin, por sua vez, optou por estender o stint na liderança, assim como Ericsson e Dixon que vinham logo atrás. Em plena recuperação, Palou chamou atenção pela bela ultrapassagem sobre Romain Grosjean,

A parada de McLaughlin veio apenas na volta 36, e o neozelandês seguiu na virtual segunda posição. Pela volta 38, todos os pilotos já tinham ao menos um pit-stop, e a ordem do top-10 tinha Lundgaard na liderança, seguido por McLaughlin, O’Ward, Kirkwood, Ericsson, Power, Newgarden, Dixon, Palou e Rosenqvist.

Na volta 42, veio a segunda bandeira amarela da corrida. Romain Grosjean espancou o muro na curva 10 enquanto ocupava a 11ª posição. De pits abertos, pilotos como Kirkwood, Palou, Rosenqvist e Herta optaram por antecipar a segunda parada para o período de bandeira amarela.

Romain Grosjean bateu sozinho (Vídeo: Indycar)

O reinício da prova aconteceu na volta 45, mas Helio Castroneves, que era 11º, acabou rodando depois de um toque de Kyle Kirkwood e forçou uma nova bandeira amarela. Após abertura do pit-lane, Lundgaard, O’Ward, Ericsson, Newgarden e Power optaram por ir aos boxes. Apenas McLaughlin e Dixon ficaram na pista ente os líderes.

A bandeira verde aconteceu na volta 51. McLaughlin segurou Dixon e VeeKay. Palou foi para cima de Herta e Kirkwood, pulando de quinto para terceiro em uma volta. Kyle, inclusive, foi punido por causar o choque com Castroneves e despencou no pelotão. No terceiro lugar, Rinus VeeKay foi aos boxes na volta 60.

O pit-stop de McLaughlin pintou na volta 62. Enquanto isso, Lundgaard partiu para cima de Palou e tomou o segundo lugar. Na sequência, Dixon veio aos boxes, recolocando o dinamarquês na liderança.

Com 15 voltas para o fim da corrida, o top-10 tinha Lundgaard, Palou, Herta, Power, O’Ward, Ericsson, Newgarden, Armstrong, Rosenqvist e Canapino. Com problemas, Pato começou a perder muitas posições e despencou para o oitavo em posto. Com um pódio certeiro, Palou tinha danos na asa dianteira e começou a perder ritmo.

Com seis voltas para o fim, a vantagem de Palou para Herta inexistia, e um trem formado pelos pilotos junto de Power e Ericsson começou a se formar. Com muito esforço, Palou segurou o segundo lugar. Power e Ericsson tiveram problemas de combustível e precisaram de um splash-and-go na última volta. Lundgaard caminhou para a vitória.

Indy 2023, GP de Toronto, Corrida:

POSIÇÃOPILOTOEQUIPEDIFERENÇA
1C LUNDGAARDRLL Honda85 voltas
2A PALOUGanassi Honda+11.789
3C HERTAAndretti Honda+15.059
4S DIXONGanassi Honda+15.760
5J NEWGARDENPenske Chevrolet+19.242
6S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+19.479
7M ARMSTRONGGanassi Honda+22.800
8P O’WARDMcLaren Chevrolet+23.998
9G RAHALRLL Honda+26.688
10F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+28.602
11M ERICSSONGanassi Honda+33.562
12A CANAPINOJuncos Chevrolet+35.261
13R VEEKAYCarpenter Chevrolet+35.637
14W POWERPenske Chevrolet+36.346
15K KIRKWOODAndretti Honda+37.161
16A ROSSIMcLaren Chevrolet+1 volta
17S FERRUCCIFoyt Chevrolet+3 voltas
18C ILOTTJuncos Chevrolet+4 voltas
19S RAY ROBBDale Coyne Honda+4 voltas
20D MALUKASDale Coyne Honda+16 voltas
21H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+40 voltas
22R GROSJEANAndretti Honda+44 voltas
23D DEFRANCESCOAndretti Honda+75 voltas
24J HARVEYRLL HondaDNF
25T BLOMQVISTMeyer Shank HondaDNF
26R HUNTER-REAYRLL HondaDNF
27B PEDERSENFoyt ChevroletDNF
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.