Lundgaard sobrevive a batalha estratégica em Toronto e vence na Indy pela primeira vez
Christian Lundgaard largou da pole-position em Toronto, superou as batalhas estratégicas e ultrapassou Álex Palou para vencer pela primeira vez na Indy
O dinamarquês Christian Lundgaard é o mais novo vencedor de corridas da Indy. O piloto da RLL largou da pole-position e superou as variações estratégicas do GP de Toronto, disputado na tarde deste domingo (16) — especialmente uma batalha contra Álex Palou no fim — para vencer pela primeira vez na categoria.
O espanhol líder do campeonato teve uma performance heroica. Largando do 15º lugar, ele acertou a estratégia e fez uma grande recuperação, e mesmo com danos na asa dianteira da Ganassi #10 após um toque em relargada, segurou um segundo lugar que foi bom o suficiente para aumentar a distância no campeonato.
Relacionadas
O americano Colton Herta, da Andretti, precisou de muita economia de combustível no fim para conquistar a posição final no pódio. O neozelandês hexacampeão Scott Dixon terminou logo atrás, no quarto lugar e manteve o segundo lugar no campeonato de pilotos, seguido pelas Penske de Josef Newgarden e Scott McLaughlin.
O novato neozelandês Marcus Armstrong, de Ganassi, foi o sétimo colocado, seguido pelo mexicano Pato O’Ward, da McLaren. Graham Rahal, de RLL, e Felix Rosenqvist, companheiro de O’Ward na McLaren completaram o top-10.
O brasileiro Helio Castroneves acabou abandonando a corrida. O piloto chegou a ocupar o 11º lugar, mas acabou tocado pelo americano Kyle Kirkwood em uma relargada e foi forçado a deixar a disputa em Toronto.
A Indy retorna já na semana que vem com a rodada dupla no oval de Iowa, nos dias 22 e 23 de julho, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o GP de Toronto da Indy:
A bandeira verde foi dada às 14h59 (de Brasília). Lundgaard partiu bem e manteve a liderança. Pato ficou na cola de McLaughlin, mas a bandeira amarela logo surgiu por conta de um engavetamento. Um toque entre Tom Blomqvist e Ryan Hunter-Reay acabou vitimando também Jack Harvey, Sting Ray Robb, Graham Rahal Santino Ferrucci, Benjamin Pedersen e Alexander Rossi.
A relargada aconteceu apenas na volta 9. Mais uma vez, Lundgaard partiu bem e se desvencilhou de McLaughlin com tranquilidade. Quem se destacou foi Kyle Kirkwood, ao ultrapassar Felix Rosenqvist.
Com 19 voltas, os primeiros a abrirem a janela de pit-stops entre os ponteiros foram Kyle Kirkwood e Josef Newgarden, que andavam no top-10. Na sequência, veio o líder Lundgaard. Na volta seguinte, foi a vez de O’Ward. McLaughlin, por sua vez, optou por estender o stint na liderança, assim como Ericsson e Dixon que vinham logo atrás. Em plena recuperação, Palou chamou atenção pela bela ultrapassagem sobre Romain Grosjean,
A parada de McLaughlin veio apenas na volta 36, e o neozelandês seguiu na virtual segunda posição. Pela volta 38, todos os pilotos já tinham ao menos um pit-stop, e a ordem do top-10 tinha Lundgaard na liderança, seguido por McLaughlin, O’Ward, Kirkwood, Ericsson, Power, Newgarden, Dixon, Palou e Rosenqvist.
Na volta 42, veio a segunda bandeira amarela da corrida. Romain Grosjean espancou o muro na curva 10 enquanto ocupava a 11ª posição. De pits abertos, pilotos como Kirkwood, Palou, Rosenqvist e Herta optaram por antecipar a segunda parada para o período de bandeira amarela.
O reinício da prova aconteceu na volta 45, mas Helio Castroneves, que era 11º, acabou rodando depois de um toque de Kyle Kirkwood e forçou uma nova bandeira amarela. Após abertura do pit-lane, Lundgaard, O’Ward, Ericsson, Newgarden e Power optaram por ir aos boxes. Apenas McLaughlin e Dixon ficaram na pista ente os líderes.
A bandeira verde aconteceu na volta 51. McLaughlin segurou Dixon e VeeKay. Palou foi para cima de Herta e Kirkwood, pulando de quinto para terceiro em uma volta. Kyle, inclusive, foi punido por causar o choque com Castroneves e despencou no pelotão. No terceiro lugar, Rinus VeeKay foi aos boxes na volta 60.
O pit-stop de McLaughlin pintou na volta 62. Enquanto isso, Lundgaard partiu para cima de Palou e tomou o segundo lugar. Na sequência, Dixon veio aos boxes, recolocando o dinamarquês na liderança.
Com 15 voltas para o fim da corrida, o top-10 tinha Lundgaard, Palou, Herta, Power, O’Ward, Ericsson, Newgarden, Armstrong, Rosenqvist e Canapino. Com problemas, Pato começou a perder muitas posições e despencou para o oitavo em posto. Com um pódio certeiro, Palou tinha danos na asa dianteira e começou a perder ritmo.
Com seis voltas para o fim, a vantagem de Palou para Herta inexistia, e um trem formado pelos pilotos junto de Power e Ericsson começou a se formar. Com muito esforço, Palou segurou o segundo lugar. Power e Ericsson tiveram problemas de combustível e precisaram de um splash-and-go na última volta. Lundgaard caminhou para a vitória.
Indy 2023, GP de Toronto, Corrida:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | DIFERENÇA |
1 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 85 voltas |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | +11.789 |
3 | C HERTA | Andretti Honda | +15.059 |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | +15.760 |
5 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +19.242 |
6 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +19.479 |
7 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | +22.800 |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +23.998 |
9 | G RAHAL | RLL Honda | +26.688 |
10 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +28.602 |
11 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +33.562 |
12 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | +35.261 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +35.637 |
14 | W POWER | Penske Chevrolet | +36.346 |
15 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | +37.161 |
16 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +1 volta |
17 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +3 voltas |
18 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +4 voltas |
19 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | +4 voltas |
20 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +16 voltas |
21 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +40 voltas |
22 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +44 voltas |
23 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +75 voltas |
24 | J HARVEY | RLL Honda | DNF |
25 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | DNF |
26 | R HUNTER-REAY | RLL Honda | DNF |
27 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | DNF |