Herta aparece na hora certa, confirma favoritismo e faz pole em Nashville. Palou é 9º
Colton Herta surgiu no momento certo, voando, para cravar a pole e confirmar o favoritismo no GP de Nashville. Álex Palou teve bela classificação, mas, punido, sai em nono. Josef Newgarden parte de 12º após bater
Colton Herta confirmou o favoritismo e fez a pole do GP de Nashville. Neste sábado (7), o americano apareceu justamente no Fast Six, na hora que precisava, virando 1min13s684 e sobrando para cima dos rivais. Foi a sexta pole da carreira do jovem da Andretti.
Scott Dixon foi muito bem e se colocou na segunda posição, ainda que mais de 0s5 distante de Herta. Álex Palou foi terceiro nos tempos, mas, punido pela troca de motor, vai partir de nono. A segunda fila, assim, terá Alexander Rossi e Felix Rosenqvist, com Romain Grosjean logo atrás.
Relacionadas
Na primeira corrida após saber que não fica na Meyer Shank em 2022, Jack Harvey larga em sexto, seguido por Simon Pagenaud. Vice-líder do campeonato, Pato O’Ward sai em oitavo, com James Hinchcliffe em décimo e Will Power atrás.
Josef Newgarden tinha a vaga no Fast Six nas mãos, mas bateu no fim do Q2 e, punido, sai em 12º. Helio Castroneves vai partir da 15ª colocação em sua segunda prova em 2021.
O GP de Nashville está marcado para este domingo, com largada às 18h30 (em Brasília).
Confira como foi a definição do grid em Nashville
Com um ligeiro atraso de 10 minutos, a classificação do GP de Nashville teve início às 17h40 (em Brasília). O primeiro grupo vinha formado por Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Dalton Kellett, Pato O’Ward, Helio Castroneves, Felix Rosenqvist, Álex Palou, Will Power, Graham Rahal, Alexander Rossi, Santino Ferrucci, Jimmie Johnson e Max Chilton.
O calor fortíssimo continuava ali, na casa dos 31ºC. E também seguia por lá a tendência de muitas batidas e bandeiras vermelhas. Não deu nem tempo de ninguém registrar volta rápida quando Johnson estampou o muro, arrebentando sua Ganassi.
Com o americano fora, a ação recomeçava faltando só 3 minutos, ou seja, seriam duas voltas para cada um e aí sairiam os seis classificados para a segunda fase da definição do grid. E tudo ficou ali para o estouro do cronômetro.
Palou, que perde seis posições no grid por troca de motor, foi para a ponta com 1min15s339, seguido muito de perto por Rossi e O’Ward. Rosenqvist, que já tinha andado muito bem no TL2, foi quarto, com Newgarden e Power colocando a Penske no Q2.
Apesar da confusão toda, não foi um grupo de tanta surpresa. Caíram, assim, Rahal, Castroneves, Ferrucci, Kellett, Chilton, McLaughlin e Johnson, claro.
Dixon ameaça domínio de Herta
O segundo grupo foi para a pista logo na sequência. Nele estavam Marcus Ericsson, Scott Dixon, Sébastien Bourdais, Ed Jones, Rinus VeeKay, Conor Daly, Simon Pagenaud, Colton Herta, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay, Jack Harvey, Takuma Sato, Romain Grosjean e Cody Ware.
O início foi bem embolado, com VeeKay puxando o ritmo, ainda longe do ideal, acima de 1min16s. Grosjean era outro que aparecia bem, mas parecia questão de tempo até que Herta, que sobrou no TL1 e no TL2, tomasse conta das ações.
Herta, então, achou uma volta que parecia imbatível, em 1min14s7, liderando o grupo quase que até o fim. Quase porque Dixon resolveu surgir e, com 1min14s667, ficou com a melhor marca da primeira fase. Herta, Harvey, Hinch, Pagenaud e Grosjean completaram um top-6 de um grupo, ao menos em tese, mais fraco que o primeiro.
Hunter-Reay, Bourdais, Ericsson, Daly, VeeKay, Sato, Jones e Ware ficaram pelo caminho, sendo que Ericsson e VeeKay, de certa forma, foram decepções importantes.
Newgarden bate e cai no Q2
Depois de um tempinho para preparação dos carros, o Q2 foi à pista com três Andretti, três Penske, duas Ganassi, duas McLaren, a Dale Coyne de Grosjean e a Meyer Shank de Harvey. Ali, Herta já resolveu sair na frente, mandando a marca de 1min15s4.
Ainda de pneus duros, Palou tomava o controle das ações com 1min15s2. Estava claro que os tempos cairiam muito e que, no fim das contas, os dois minutos finais seriam cruciais, com os compostos mais velozes sendo usados.
Palou novamente foi o mais rápido, com 1min14s4. Aí vinham Rossi, Herta, Dixon e Rosenqvist. Até ali, tudo nos conformes. Havia, porém, um mistério em volta da sexta colocação.
É que Newgarden foi sexto, mas estampou o carro no muro. Começava, ali, uma longa investigação: o americano, que não causou bandeira vermelha, atrapalhou alguém? Grosjean esperava a resposta para saber se ia ou não ao Fast Six.
Depois de bons 10 minutos, a resposta: Newgarden perdia a volta mais rápida e caía para 12º, com Grosjean avançado à disputa da pole. Harvey, Pagenaud, O’Ward, Hinch e Power fizeram companhia ao americano entre os eliminados.
Herta é pole em Nashville
Palou e Dixon até chegaram com certa moral para o Fast Six pelo desempenho na classificação e conseguiram colocar bom ritmo nos momentos iniciais da decisão da pole. Só que, quando a onça bebeu água, lá estava Herta para tirar da cartola algo que nenhum outro ali tinha.
Com 1min13s684, o americano da Andretti fez, de longe, o melhor tempo do fim de semana, sobrando para a pole. Dixon bateu Palou, mas aquilo era mera formalidade, já que o catalão estava punido pela troca de motor. Melhor para Rossi, Rosenqvist e Grosjean, que ganharam uma posição no grid liderado por Herta em Nashville.
Indy 2021, GP de Nashville, Grid de largada:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:13.684 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:14.233 | +0.549 |
3 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:14.665 | +0.981 |
4 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:15.005 | +1.321 |
5 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:15.398 | +1.714 |
6 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:15.131 | +1.447 |
7 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:15.135 | +1.451 |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:15.191 | +1.507 |
9 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:14.632 | +0.948 |
10 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:15.326 | +1.642 |
11 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:15.502 | +1.818 |
12 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:15.506 | +1.822 |
13 | G RAHAL | RLL Honda | 1:16.110 | +2.426 |
14 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:15.498 | +1.814 |
15 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:16.348 | +2.664 |
16 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:15.606 | +1.922 |
17 | S FERRUCCI | RLL Honda | 1:16.465 | +2.781 |
18 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:15.638 | +1.954 |
19 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:17.152 | +3.468 |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:15.669 | +1.985 |
21 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:17.555 | +3.871 |
22 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:15.703 | +2.019 |
23 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:18.190 | +4.506 |
24 | T SATO | RLL Honda | 1:15.850 | +2.166 |
25 | J JOHNSON | Ganassi Honda | ||
26 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:15.877 | +2.193 |
27 | C WARE | Dale Coyne Honda | 1:18.093 | +4.409 |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Mid-Ohio?